Como acabar com inchaço no tornozelo

image

Common Causes

Os melhores remédios para o tornozelo inchado incluem dar tempo para a articulação cicatrizar enquanto reduz o inchaço e controla a dor. Pode levar vários meses para que um tornozelo inchado cicatrize completamente, de modo que possa suportar o peso normal. Gelo e elevação do pé geralmente reduzem o inchaço nos tornozelos torcidos.

Related Conditions

Se está percebendo um tipo de inchaço no tornozelo acompanhado de dor e hematomas, tente se lembrar se não torceu o pé ou levou uma pancada recente nessa região. Se a dor não reduzir com compressa de gelo, evite ficar caminhando e vá ao médico para ver se não tem alguma lesão interna.

Como tratar o tornozelo inchado?

Seus tornozelos e pernas são locais comuns de inchaço, principalmente por causa do efeito da gravidade sobre os fluidos do corpo humano. Mas a gravidade não é a única razão para tornozelos inchados, porque qualquer coisa, desde uma lesão à inflamação, pode levar à retenção de líquidos e inchaço.

Como saber se tenho inchaço no tornozelo?

Torção e outras lesões. Qualquer tipo de lesões ou pancada no tornozelo pode provocar um inchaço que é acompanhado por dor e dificuldade em movimentar o pé, e roxidão na lateral do pé. Uma das lesões mais comuns é a entorse, que acontece quando se coloca mal o pé no chão ou se sofre uma pancada no pé.

Por que os tornozelos e pernas são inchados?

O que causa o inchaço dos pés e tornozelos?

image


O que é bom para desinchar o tornozelo?

Não perca 6 dicas de ouro sobre como tratar tornozelos inchadosDescanse com as pernas para cima. A má circulação impede que o sangue siga seu percurso adequado e fique acumulado em regiões como o tornozelo. … Faça massagem. … Use meias de compressão. … Beba muita água. … Trate com gelo. … Tenha uma boa alimentação.


Quanto tempo leva para desinchar o tornozelo?

Uma entorse de tornozelo é uma situação comum, que pode ser solucionada em casa e que, quando leve, a pessoa geralmente se recupera em 7 a 15 dias, havendo diminuição da dor e do inchaço.


O que causa o inchaço no tornozelo?

O inchaço, nome popular dado ao edema, é, basicamente, o acúmulo de líquido em determinada região do corpo. Quando ataca pés e tornozelos, pode ser o sinal de alguma doença venosa, linfática, resultado da má circulação sanguínea ou apenas consequência de maus hábitos.


Pode enfaixar tornozelo inchado?

Ao comprimir essa região, você restringirá os movimentos. A compressão diminui o inchaço e acelera o período de recuperação. Enrole uma bandagem elástica ou uma faixa de compressão ao redor da área afetada. Remova a compressão durante a noite.


Qual o remédio caseiro para inchaço nos pés?

Algumas formas de eliminar o inchaço nos pés ou tornozelos são tomar um chá diurético, como o chá de hibisco ou cavalinha, que ajudam a combater a retenção de líquidos, ou fazer um escalda pés com água quente e sal amargo que é uma boa opção para melhorar a circulação sanguínea e diminuir o inchaço, a dor e o …


O que e bom para diminuir o inchaço nos pés?

Os inchaços nos pés costumam incomodar bastante e geralmente estão relacionados à retenção de líquidos, à falta de circulação ou ao sedentarismo. Para aliviar o incômodo e, assim, desinchar, uma das alternativas mais pensadas pelas pessoas é mergulhar os pés em água quente misturada com sal.


Quanto tempo pode durar um inchaço?

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.


O que fazer para acelerar a recuperação do tornozelo?

A primeira fase do tratamento é aguardar o inchaço e a dor diminuírem. Assim que não sentir mais tanta dor e o inchaço diminuir, comece a praticar exercícios leves para acelerar a recuperação. Mas nada de correr, ainda! Tente praticar os exercícios sugeridos abaixo, faça uma caminhada, faça natação, ande de bicicleta…


Quanto tempo demora para sair o inchaço?

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.


1. Má circulação nas pernas e pés

Esta é a causa mais comum de inchaço nas pernas, pés e tornozelos e, geralmente, surge no final do dia em adultos, idosos ou grávidas. Esta má circulação, embora não provoque dor, pode causar um ligeiro desconforto, semelhante a ter os pés mais pesados ou cheios de líquido.


2. Torção e outras lesões

Qualquer tipo de lesões ou pancada no tornozelo pode provocar um inchaço que é acompanhado por dor e dificuldade em movimentar o pé, e roxidão na lateral do pé. Uma das lesões mais comuns é a entorse, que acontece quando se coloca mal o pé no chão ou se sofre uma pancada no pé.


3. Pré-eclâmpsia na gravidez

Embora o inchaço dos tornozelos seja um sintoma muito comum na gestação e que não está relacionado com problemas graves, existem casos em que esse inchaço é acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, diminuição da urina, dor de cabeça ou náuseas, por exemplo.


4. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é mais comum em idosos e acontece devido ao envelhecimento do músculo do coração, que passa a ter menos força para empurrar o sangue e, por isso, vai-se acumulando nas pernas, tornozelos e pés, por ação da gravidade.


5. Trombose

A trombose acontece quando um coágulo consegue entupir uma das veias da perna e, por isso, o sangue não consegue regressar adequadamente ao coração, acumulando-se nas pernas, pés e tornozelos.


6. Problemas no fígado ou rins

Além dos problemas no coração, alterações no funcionamento dos rins ou do fígado também podem causar inchaços no corpo, especialmente nas pernas, pés e tornozelos.


7. Infecção

A infecção associada ao inchaço do pé ou tornozelo, normalmente só acontece quando existe uma ferida na região do pé ou da perna que não está sendo tratada adequadamente e, por isso, acaba infeccionando.


1. Alternar entre o quente e o frio

Para fazer esse tratamento contra o inchaço dos pés e do tornozelo, é necessário 2 baldes ou 2 bacias que caibam o seu pé confortavelmente. A seguir deve-se:


2. Descansar com as pernas para cima

Para complementar esse tratamento caseiro é preciso deitar de forma confortável com as pernas para cima, de modo que os pés fiquem acima do nível do coração, porque isso também facilita o retorno venoso e desincha os membros inferiores de forma mais rápida.


3. Receber massagem nos pés

Enquanto está deitado de barriga para cima, pode-se pedir a outra pessoa para massagear seus pés. A massagem também é um ótimo complemento que ajuda a desinchar os pés, mas deve ser realizada sempre no sentido ascendente, e por isso deve-se pressionar os pés no sentido dos dedos para as pernas.


O que causa inchaço nos pés

Os pés e os tornozelos podem ficar inchados durante a gravidez, depois do parto, quando a pessoa fica muito tempo de pé, na diabetes ou em caso de retenção de líquidos. Além disso, também é comum o pé ou o tornozelo ficarem inchados ao torcer o pé ou depois de tirar o gesso do pé, por exemplo.


Praticar atividade física e beber muita água é fundamental para reduzir o inchaço. Veja outras dicas

Sentir o tornozelo inchado não é bom. Esse é um sinal de que o seu corpo está com algum desequilíbrio, seja por retenção de líquidos, um machucado ou algum outro problema de saúde. Veja quais são as principais causas e como prevenir com as atitudes do dia a dia.


Causas do tornozelo inchado

Nem sempre o tornozelo inchado vai ficar assim por causa de uma doença ou disfunção em algum sistema do corpo. Algumas vezes ocorre por ações do dia a dia. Veja alguns exemplos:


O que fazer para tratar tornozelo inchado

O tratamento para reduzir ou eliminar o inchaço do tornozelo vai depender de qual é a causa do problema. Há tratamentos caseiros, mas em alguns casos precisa consultar o médico. O inchaço do tornozelo pode ser apenas um sintoma de um problema maior.

image

Leave a Comment