Como acabar com infiltração no muro

image

Full
Answer

Como evitar infiltração na parede?

Esse procedimento deve ser realizado principalmente quando a causa da infiltração não está na parede em si, mas no teto ou no chão. Outra opção muito frequente é utilizar revestimentos cerâmicos para conter a umidade na parede. Essa pode ser uma boa solução, mas só depois que você já tenha feito os reparos necessários.

Por que a água se infiltra no muro?

Também pode ser causada pelo terreno, que deve estar inclinado para o lado oposto do muro; caso contrário, toda a água irá escorrer para o muro e será acumulada. Outro motivo é o vazamento de tubulações hidráulicas ou, ainda, simplesmente o muro estar mal protegido após uma chuva forte, a água se infiltrará.

Como acabar com a infiltração?

Como acabar com a infiltração? Os problemas com infiltração são frequentes nas construções em todo o país, afetando diferentes partes da edificação como as paredes, lajes, piso, caixas d’água, piscinas e garagem. Muitas vezes são feitas intervenções para reparar as áreas afetadas e pouco tempo depois os problemas voltam a acontecer.

Quais são as causas da infiltração nas paredes externas da Casa?

Chuvas também podem causar infiltrações nas paredes externas da casa, bem como terrenos em desnível, aonde as paredes tem uma parte dentro da terra, e com isso a água acumulada no solo acaba penetrando nas paredes, produzindo umidade e mofo por toda casa.

image


O que é a infiltração de muro?

Esse é um dos contratempos mais comuns na construção civil, encontrado em inúmeras obras em nosso país. A infiltração é determinada pelo contato da superfície do muro com a umidade externa.


Como ela ocorre?

Cada situação deve ser analisada para que as causas da infiltração de muro sejam identificadas. Contudo, você pode identificar padrões na ocorrência desse problema. Veja a seguir como acontecem as suas principais formas:


Soluções para infiltração

Resolver problemas de infiltração é simples, mas não resolvê-los pode agravar o caso, gerando custos mais altos e desnecessários se tivessem sido solucionados previamente. Por exemplo: se o foco é o reboco do alicerce, é possível trocá-lo; por outro lado, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.


Rufos

Rufos são uma espécie de chapa de aço galvanizado retangular, colocada entre o muro e o telhado (dependendo do tipo) e serve para direcionar o escoamento da água, levando-a para as calhas e, assim, evitando as infiltrações.


MANCHAS NO MURO

A marca característica da infiltração é o aparecimento de manchas no muro, que deixam a coloração da parede diferenciada, e com o tempo amarelada ou cheia de fungos.


UMIDADE EM VOLTA DO MURO

Outro sinal bem comum da infiltração é o chão molhado em volta do muro, e nestes casos a infiltração pode estar vindo do solo ou de um barranco próximo de sua casa.


O que causa infiltração na parede

Primeiro, para saber como acabar com a infiltração na parede de sua casa é necessário saber de onde a infiltração está vindo, e desta forma será mais fácil acabar com ela.


Dicas para acabar com infiltração na parede

Sabendo das principais causas da infiltração na parede fica mais fácil achar o meio mais eficaz para acabar com a infiltração. E para ajudar nesta tarefa separamos abaixo algumas dicas:


Tutorial para remover infiltração na parede

E nos casos onde a infiltração é causada pela água das chuvas, ou mesmo por áreas encostadas no chão, a solução pode ser o uso de produtos impermeabilizantes nas paredes, que são aplicados como demonstrado neste vídeo tutorial:


Causas da infiltração na parede

A infiltração na parede pode ter diferentes origens e fazer essa identificação é o melhor caminho para acabar de vez com o transtorno. Veja a seguir alguns dos possíveis causadores da infiltração.


Como prevenir infiltração na parede

Com o problema da infiltração resolvido, tudo o que você mais quer nessa vida é nunca mais precisar passar por isso. E para tanto é necessário realizar manutenções periódicas para garantir que o problema não volte mais. Veja algumas dicas para prevenir a infiltração na parede:


Infiltração em paredes

De um dia para o outro aparece uma pequena mancha na parede da sua casa ou escritório, quase imperceptível. Você observa, analisa o local, avalia as possibilidades de vazamento na estrutura, mas não consegue chegar a um diagnóstico concreto.


Infiltração em lajes, teto e forro

As áreas de cobertura recebem a água da chuva diretamente, e por isso, é muito comum haver problemas com infiltração. No caso de coberturas tradicionais, com telhas, a água se infiltra quando há buracos e falhas nos materiais, sendo que o sistema de cobertura abrange além das telhas, também as calhas e rufos.


Infiltração em pisos e garagens

A infiltração nos pisos e garagens normalmente manifesta seus sintomas nos andares inferiores. É o caso de estacionamentos com subsolos e grandes áreas abertas em condomínios. Novamente, o elemento estrutural em questão nesse caso é a laje.


Infiltração em piscinas

Primeiramente, é preciso entender que a água se propaga em todas as direções e que em uma piscina ela produz esforços tanto no solo quanto nas paredes. Por mais óbvio que possa parecer, ainda é possível identificar casos em que impermeabilização da piscina não receber a atenção devida.


Como acabar com a infiltração sem quebradeira

Como você viu ao longo do post, o Sistema Fibersals é indicado para uma grande variedade de áreas. Para outras áreas, temos ainda a Solução 100% Silicone.


Como evitar a infiltração na parede que vem do solo

O mais importante no combate da infiltração é evitar que ela aconteça. Claro, nem sempre é possível realizar essa prevenção, já que as medidas para evitar o problema devem ser realizadas durante a construção do imóvel.


Como acabar com a infiltração na parede que vem do solo

Como dissemos, o melhor é sempre evitar que a infiltração aconteça, pois como dissemos, resolver o problema não é nada fácil. Mas felizmente, é possível.

image

Leave a Comment