Como acabar com insetos de luz

image

Como espantar insetos de luz na casa?

A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles. Bem simples, né? A principal dica para tornar o local menos atraente para os insetos de luz é usar aromas e específicos – de citronela, lavanda, eucalipto, alecrim ou capim-limão – como repelentes naturais.

Como os insetos enxergam a luz?

Ao contrário disso, tais insetos enxergam os comprimentos mais curtos de onda, luz negra ou ultravioleta e azul. Desta forma eles se juntam em volta de toda forma de luz que sejam capazes de ver, como as luzes brancas ou a luz negra.

Por que os insetos são atraídos pela luz?

Durante a noite, os insetos sentem-se atraídos por inúmeras luzes brancas dispostas pela cidade. Quanto mais a luz for brilhante, maior será a reunião de insetos, fator que é um problema durante as reuniões no tempo aberto.

Como remover insetos da Casa?

Uma alternativa bem simples é substituir as lâmpadas velhas da casa pelas de LED e, se necessário, recorrer aos demais truques (como o da bacia) para remover os poucos insetos que persistirão.

image


O que é bom para espantar bichinhos de luz?

Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada.


Como acabar com os cupins de luz?

O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.


Quais insetos são atraídos pela luz?

Mariposas, traças, vaga-lumes, moscas, mosquitos e outros insetos voadores que vão para a luz podem morrer de exaustão enquanto circulam ao redor das lâmpadas e podem até mesmo acabar queimando suas asas quando entram em contato com esta fonte de calor luminosa.


O que significa os bichinhos de luz?

O bicho de luz é um tipo de cupim que, quando se junta a uma grande quantidade da mesma espécie, faz uma revoada para dividir essa colônia. Nessa revoada, os soldados e as fêmeas saem à procura de outros lugares para formar uma nova colônia, continuar a reprodução e, claro, o alvo será sempre um lugar mais iluminado.


O que mata cupim de asas?

1 – Óleo de cravo O óleo de cravo pode ser usado como uma solução em água ou óleo de coco. Aplique dez gotas para cada 100 ml de qualquer um dos líquidos. Limpe os objetos infectados e, em seguida, passe a mistura com um pano úmido. O óleo de cravo é uma solução eficiente quando a infestação ainda estiver no início.


Qual tipo de vinagre para matar cupim?

2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados. Além de matar o cupim, o vinagre ajudará a evitar que outras colônias voltem ao local.


Quanto tempo vive um bicho de luz?

O biólogo enfatiza que a fase alada dos cupins dura pouquíssimo tempo, mas, depois de perderem as asas, as rainhas podem viver entre 25 e 30 anos e botando milhares de ovos por dia e os soldados e operários vivem, normalmente, de 2 a 3 anos.


Porque insetos vão na luz?

Os insetos que voam em direção às lâmpadas, como mariposas e cascudinhos, também não são atraídos por ela. O que acontece é que os insetos usam a luz para se localizar. E para isso precisam de pontos fixos de luz, como o Sol, a Lua e as estrelas.


Porque a luz branca atrai insetos?

Por que a luz atrai insetos voadores? Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo.


Qual o nome do bicho que fica na luz?

Quando saem para procriar pelos locais este bichinhos de luz são popularmente conhecidos por diversos nomes como siriris, aleluias e cupins de lâmpada. Inicialmente, nem sempre é possível localizar os cupins num imóvel, e quando nos damos conta de sua presença, os estragos já foram feitos.


Por que os cupins ficam na luz?

Por que isso acontece? Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o bicho da luz perde as asas, cai e vira cupim.


Como eliminar cupins de forma natural?

SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #1: VINAGRE O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.


Qual o melhor veneno para matar cupins?

ácido bóricoO ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.


O que fazer para espantar siriri?

“A única maneira de prevenir a entrada das aleluias em casa é colocar telas em portas e janelas ou mantê-las fechadas. Nas áreas externas, também é possível colocar um tipo de luz anti-inseto, que emite menos ultravioleta e atrai menos siriris”, recomenda Zorzenon.


Como acabar com os bichos de luz?

Para aprender como acabar com os bichinhos da luz de forma detalhada, basta seguir nosso passo a passo descrito acima. De forma resumida, instale l…


Qual receita para acabar com bichinho da luz de forma natural?

A melhor forma de acabar com os insetos de forma natural é usando velas aromáticas ou incensos. As velas de citronela possuem grande eficácia para…


Qual a melhor forma de acabar com aleluias na luz?

As aleluias que de vez em quando ficam rodeando a luz. Na verdade, são cupins em sua forma reprodutiva. Os cupins saem de móveis velhos e madeiras…


Use uma bacia com água

Para acabar com os mosquitos de luz que ficam rondando uma lâmpada ou luminária específica, a melhor dica é recorrer ao truque da bacia com água. O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz.


Recorra às velas aromáticas

A principal dica para tornar o local menos atraente para os insetos de luz é usar aromas e específicos – de citronela, lavanda, eucalipto, alecrim ou capim-limão – como repelentes naturais.


Borrife uma solução com óleos essenciais no local

Outra sugestão é preparar soluções cheirosas com óleos essenciais e espirrar em locais estratégicos. Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes.


Já ouviu falar no mosquiteiro elétrico?

Caso a presença dos insetos de luz na casa esteja sendo realmente incômoda, você pode recorrer a uma medida mais drástica, como instalar um mata mosquito elétrico. Além da raquete elétrica, que é uma das mais usadas atualmente para matar mosquitos, existe uma luminária especial que tem um tipo de luz que atrai e mata os insetos. Interessante, né?


Dê preferência às lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas de LED atraem bem menos insetos que as demais? Isso porque elas não produzem muito calor – além de serem mais econômicas e duradouras.


Por que insetos noturnos voam em torno da lâmpada?

Os insetos habitam o planeta Terra há milhões de anos. E algumas espécies evoluíram com comportamentos noturnos. Ou seja: elas esperam o sol se pôr para sair em busca de alimento.


Claridade também atrai revoadas de cupins

E o que dizer dos cupins? Especialmente na primavera e no verão, é comum encontrar nuvens deles na versão alada. Os chamados siriris ou aleluias são os reprodutores da colônia. Com o calor, o grupo sai do ninho à procura de um novo local para o acasalamento e a reprodução. Mais uma vez, a luz elétrica confunde os sensores dos animais.


Como espantar mariposas e outros insetos noturnos

Existem algumas medidas simples que contribuem bastante para você evitar problemas com insetos noturnos. Se os mosquitinhos e as mariposas de luz não dão trégua, acompanhe a lista de sugestões abaixo para fazer as devidas adaptações em sua casa:


As Lâmpadas Anti-inseto

Durante a noite, os insetos sentem-se atraídos por inúmeras luzes brancas dispostas pela cidade. Quanto mais a luz for brilhante, maior será a reunião de insetos, fator que é um problema durante as reuniões no tempo aberto.


Verdade e Mitos

Contrariamente ao que se pensa, a atração dos insetos se dá pelo aquecimento das lâmpadas, caso fosse, eles se jogariam nas fogueiras e inclusive nos fogões. Por isso, vamos acabar com essa desordem.


Como Funciona a Lâmpada Anti-inseto

A lâmpada anti-inseto atua como qualquer outro tipo de lâmpada, entretanto conta com um especial revestimento do bulbo deixando que passe apenas a radiação amarela, por isso, não é capaz de atrair os insetos.


Função

O principal foco de uma lâmpada anti-insetos é deixa-los bem longe, especialmente aqueles voadores de pátios, quintais, deques ou ainda qualquer área externa de convivência. Ao invés de acabar com os insetos, elas apenas se tornam praticamente invisíveis para eles, sem deixar de fornecer a luz para iluminar o ambiente para as pessoas.


Diferenças na percepção

Como seres humanos que somos, costumamos enxergar as colorações com comprimento longo de onda, indo do mais profundo azul até o vermelho escuro. Em contrapartida, aqueles insetos que voam não possuem essa capacidade de enxergar toda essa série de comprimentos de onda coloridas, conforme a GE Iluminação ou “GE Lighting”.


Tipos

As luzes amarelas incandescentes, fabricadas especialmente para promover o afastamento dos insetos, são comercializadas como sendo lâmpadas regulares indo dos 25, até os 100 watts. Além disso, ainda são fabricadas seguindo o padrão compacto fluorescente, opção de muitos, por ser bem mais econômica.


Benefícios

Quando se troca as lâmpadas brancas por aquelas amarelas, com certeza se terá uma redução no número de insetos, mariposas, besouros, e mosquitos se juntando nas varandas de trás e da frente.


Fixação pela luz e perigos

De acordo com o especialista, é muito comum observarmos os siriris nas luzes pelo fato deles utilizarem a luz da lua como referência durante os voos.


Formas de combate

Diante dessa fixação desses insetos pela luz, uma das formas mais comuns e eficientes de combater as revoadas de siriris dentro de casa é apagando as lâmpadas para eles não buscarem esses pontos de referência.

image

Leave a Comment