Como acabar com ninho de formiga cortadeira

image

Encontrado o ninho, há algumas táticas para acabar com ele. Se estiver numa fresta da parede, o melhor é misturar detergente com água e, com uma seringa, aplicar no vão. Depois, é só fechar com um selante, que pode ser silicone (encontrado em lojas de materiais de construção).

Full
Answer

Como acabar com as formigas cortadeiras?

Com o controle químico e mecânico é possível acabar com as formigas cortadeiras e evitar que elas carreguem todo o seu cultivo para o formigueiro. Acompanhe o nosso artigo e veja o que fazer! Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios.

Por que as formigas cortadeiras afetam o crescimento das árvores?

Nos jardins, hortas e pomares, é muito comum que as formigas cortadeiras acabem impedindo até mesmo o crescimento das plantas, já que as atacam ainda na fase de mudas. Além disso, a infestação também pode acarretar em uma diminuição da resistência das árvores em relação a outros insetos e no desequilíbrio da presença de outros organismos.

Quais são as espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios?

Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios. Elas cortam e carregam as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.

Como as formigas cortam as plantas?

Vale ressaltar que as formigas cortam as plantas também durante a noite e, sobretudo, nas horas mais frescas do dia. Esses são os três conjuntos de técnicas que compõem o manejo integrado de formigas cortadeiras em plantações florestais e em florestas naturais.

image


Como matar ninho de formiga cortadeira?

Além das iscas e do pó seco, outro modo de combater as formigas cortadeiras é a termonebulização, que consiste em misturar um ingrediente tóxico com óleo diesel ou querosene, fazendo uma nebulização com um equipamento próprio.


Como fazer um veneno caseiro para matar formiga cortadeira?

1. Veneno caseiro com água e vinagre branco. Adicione em um borrifador 100 ml de água e 100 ml de vinagre branco; Chacoalhe bem e borrife a solução diretamente sobre as formigas.


Qual o melhor veneno para matar formigas cortadeiras?

O Melhor Veneno para Formiga Cortadeira Muito popular no mercado, o formicida Dipil Grão Verde é um dos melhores venenos para formigas cortadeiras. A formulação a base de Fipronil garante um resultado eficaz na contaminação de todo o formigueiro, acabando com toda a infestação.


Qual a melhor isca para formiga cortadeira?

Para o controle de Formigas Cortadeiras, o principal produto utilizado é a isca formicida granulada. Este produto apresenta como principais vantagens: a facilidade de aplicação, alto rendimento operacional, alta eficiência, baixa toxicidade ao homem e ao meio ambiente e condições econômicas compatíveis.


Qual o melhor remédio caseiro para matar formigas?

Detergente Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas.


Como acabar com as formigas cortadeiras no jardim?

Misture três colheres de detergente de cozinha com 200ml de água e coloque em um borrifador. Aplique por toda a área afetada, em frestas, nos móveis e ao redor do seu jardim. Este método não irá contaminar os ambientes. O vinagre pode ser um grande aliado.


Como proteger as plantas de formigas cortadeiras?

O uso de bandagens plásticas com adesivos ou com substâncias repelentes pode ser adotado, quando se deseja impedir o acesso das formigas à copa das árvores. O plantio de mudas em tubetes, usando viveiros suspensos, tem sido muito utilizado para prevenir o ataque de formigas em mudas.


Reprodução da formiga-cortadeira

Semelhante à maioria das outras formigas, o papel da reprodução é da rainha. Enquanto a rainha coloca os ovos, os trabalhadores cuidam das larvas. Quatro a cinco rainhas podem habitar uma colônia e sobreviver por muitos anos.


Sinais de infestação de formiga-cortadeira

A evidência mais visível da atividade da formiga cortadora é uma trilha de formigas que transportam pedaços de folhas ou outro material orgânico de volta ao seu ninho.


Como controlar e livrar-se das formiga-cortadeira

Isca formicida constituída de pequens casquinhas de citrus, muito atraente às formigas. A isca Citromax é recomendada para todos os tipos de formigas cortadeiras.


Step 1

Localize a colônia parental e as satélites. A parental provavelmente estará em uma área úmida no exterior da casa. As satélites costumam estar dentro de casa. Procure por serragens, trilha de formigas e operárias de limpeza nas proximidades.


Step 2

Coloque os óculos, a máscara, as luvas e a roupas de proteção com mangas longas antes de aplicar o inseticida. Encontrar colônias de formigas pode ser um trabalho duro e sujo, então, use roupas apropriadas.


Step 3

Aplique o inseticida diretamente nas colônias satélites. Inseticidas registrados incluem pó de ácido bórico, ciflutrina e propoxur a 0,5%. Para formigueiros que estejam dentro das paredes, remova as placas elétricas frontais e aplique o inseticida pelo vazio da parede. Sempre certifique-se de que a energia esteja desligada ao realizar essa etapa.


Step 4

Pulverize uma linha perimetral exterior contra a fundação da casa, embaixo do tapume da casa e em volta das portas e janelas para erradicar a colônia parental. Isso deve ser feito entre os meses de Maio e Junho, que é a época de reprodução das formigas. Os sprays perimetrais externos registrados incluem ciflutrina, bifentrina e deltametrina.


O que são as formigas cortadeiras

Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios. Elas cortam e carregam as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.


Como combater as formigas cortadeiras

O controle da ação das formigas cortadeiras pode ser feito tanto para prevenir o ataque como para combater a infestação já existente.


Conheça os produtos da Bel Agro para o combate às formigas cortadeiras

Como vimos, as formigas cortadeiras podem ser muito prejudiciais aos jardins, hortas e pomares. Por isso, é importante prevenir e controlar as infestações para evitar prejuízos.


O que são as formigas cortadeiras e carregadeiras?

Em primeiro lugar, o nome faz jus a essas formigas. Elas literalmente cortem as folhas. E não é à toa. A base da alimentação delas é a seiva que sai das folhas e flores quando são cortadas.


Qual o impacto que elas podem trazer?

Bom, antes da explicação geral, já indicamos que essas formigas são consideradas um grande prejuízo para a agricultura e agronegócio. Isso porque elas atingem diretamente a produção da lavoura, principalmente hortaliças, flores, folhagens e até o capim que seria destinado ao gado.

image

Leave a Comment