Como acabar com o besouro da goiabeira

image

Como acabar com o besouro da goiabeira? O controle da broca-da- goiabeira precisa ser efetuado anualmente. A forma de executar esse processo é raspar a superfície do tronco com escovas ou luvas grossas até retirar os excrementos que a larva usa para se esconder.

Full
Answer

Quais são as melhores alternativas para o controle de besouros na plantação?

Outra alternativa para o controle de besouros numa plantação é o uso da Calda Sulfocálica, que atua como inseticida e pesticida orgânicos, criando uma camada protetora e protegendo as plantas, não só do ataque de besouros, mas também de fungos e ácaros. O Óleo de Neem também é uma excelente alternativa para proteger o cultivo de forma orgânica.

Quais são as características dos besouros?

Os besouros são insetos da família dos coleópteros que se caracterizam por apresentarem o primeiro par de asas endurecido. Outra característica é possuírem duas fases de desenvolvimento, uma larval e outra adulta.

Qual a temperatura ideal para a goiabeira?

Qual a temperatura ideal para a goiabeira? Não obstante a adaptabilidade da goiabeira a uma faixa climática bastante ampla, alguns fatores exercem grande influência sobre o seu desempenho agronômico. A temperatura ideal para a vegetação e produção situa-se entre 25 e 30°, sendo muito exigente ao fotoperíodo.

Por que os besouros atacam nosso jardim?

Essa grande variedade de besouro ataca uma grande variedade de vegetação e pode deixar nosso jardim simplesmente devastado se não tomarmos medidas de prevenção ou combate. Todos os besouros preferem condições climáticas quentes e secas.

image


Como acabar com besouro da goiaba?

No caso de controle de besouro amarelo (Costalimaita ferruginea vulgata), a própria poda de produção realizada após a colheita elimina as folhas atacadas, e nos frutos o ensacamento protege do ataque. Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®.


O que aplicar na goiabeira para não dar bicho?

3:036:11Suggested clip · 58 secondsComo evitar o bicho da goiaba e como acabar com mosca da frutaYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que fazer para combater a broca da goiabeira?

Principais medidas de controle Esse é o momento de raspar a superfície do tronco da goiabeira, em busca do inseto, antes de finalizado o ciclo da praga. Quando encontrado, o inseto deve ser exterminado e o local onde estava, receber solução de Carbaryl e fungicida à base de Cobre.


Como tratar doença da goiabeira?

Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.


O que causa bicho na goiaba?

A bióloga Angela Sanseverino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explicou que o bichinho da goiaba é uma larva de inseto. Ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. Após o nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba.


Qual é a época de podar o pé de goiaba?

A época certa e o melhor mês para a poda de produção da goiaba é o mês de novembro, quando algumas partes da planta, entre as quais, galhos e ramos, devem ser retiradas, a fim que que só reste mesmo entre 50 e 70% da goiabeira.


O que é bom para matar broca?

Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados.


Quais são as pragas da goiabeira?

Gorgulho da goiaba pequeno besouro acinzentado. Sua larva (o bicho-da-goiaba), branca, vermiforme e de cabeça escura, é a principal praga da cultura, podendo compro- meter até cem por cento da produção.


Como acabar com as brocas das plantas?

Em árvores, aplique calda de fumo nos orifícios abertos pela brocas e tape-os com cera derretida. Em hortas, lavouras e pomares, a combinação de métodos é mais eficiente. O diagnóstico da praga é importante para que se possa destruir os ramos, raízes ou plantas afetadas.


Qual a principal doença da goiabeira?

A bacteriose (Erwinia psidii) é a mais importante. No Distrito Federal, essa doença pode provocar perdas de até 85% na produção do período de entressafra.


Porque a goiaba fica preta no pé?

Em infecções muito severas, quando ramos novos são comprimidos, ocorre o escorrimento de líquido claro e denso. Ramos, frutos e folhas afetados pela bactéria não se desprendem da planta. As flores e os frutos jovens também são afetados, ficando escurecidos, secando e tornando-se mumificados.


Como evitar bichos nas frutas?

Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simplesEvite guardar frutas muito maduras. … Jogue sempre os restos de comida no lixo. … Faça uma armadilha com açúcar, vinagre e detergente. … Use plantas aromáticas para afastar os insetos. … Limpe os locais mais críticos da cozinha com vinagre.


Quais as principais pragas da goiabeira?

Gorgulho da goiaba pequeno besouro acinzentado. Sua larva (o bicho-da-goiaba), branca, vermiforme e de cabeça escura, é a principal praga da cultura, podendo compro- meter até cem por cento da produção.


O que é Gorgulho da goiaba?

O gorgulho da goiaba, Conotrachelus psidii é uma das principais pragas da goiabeira que limita significativamente a produção da fruta. São escassas as informações sobre seus aspectos biológicos, o que dificulta o desenvolvimento de táticas para o seu controle.


Pode comer o bicho da goiaba?

Faz mal? – Comer o bicho da goiaba não faz mal, apesar de ser meio nojento. Ele tem as mesmas propriedades da fruta, já que, desde que nasce, sua única fonte de alimento é a polpa da goiaba. Além disso, quando há bicho é sinal de que o vegetal não tem agrotóxico.


Como se Livrar dos Besouros

Conhecer o seu inimigo é o principal para este combate. As larvas hibernam no jardim e se tornam adultos na primavera podendo ter até duas gerações por ano. Existem de diferentes tamanhos e diferentes cores. Algumas variedades são listradas, vermelhas, marrom, beje e várias outras.


Controlando os Besouros

Cobrir as fileiras de plantas: é um método seguro e fácil de afastar os besouros porque impede que o besouro salte sobre as folhagens e saboreiem destruindo nossas folhas.


Repelindo o Besouro

Besouros são mais ativos na primavera que é o período quando os adultos emergem e saem a procura de alimentos. A terra diatomácea, chamada de TD, que na verdade não é uma terra e sim uma substância feita a partir de conchas microscópicas no qual é usado como um inseticida natural.


Como Matar os Besouros Naturalmente

O controle de limpeza e capina é o mais efetivo para matar essa praga. As larvas hibernam no chão e podem ser destruídas na capina. Remova todos os vestígios da colheta anterior, retire as ervas daninhas que são a principal fonte de alimentação para as larvas. Sem essa reserva de alimentos as larvas vão morrer.


Besouros e Sua Influência nas Plantações

Os besouros são insetos da família dos coleópteros que se caracterizam por apresentarem o primeiro par de asas endurecido. Outra característica é possuírem duas fases de desenvolvimento, uma larval e outra adulta.


Técnicas de Controle de Pragas

Para entender como controlar besouros na horta orgânica, deve-se fazer uso de inseticidas orgânicos, plantas repelentes, rotação de culturas e controle biológico.


Esteja Sempre Preparado!

Entre os besouros é possível encontrar espécies Desfolhadoras, Minadoras, Rizófagas e Broquiadoras, que causam, respectivamente, danos às folhas, à epiderme da planta, aos bulbos e raízes e aos frutos, ramos e caules. Portanto, é essencial estar atento aos canteiros e observar toda e qualquer deficiência que as plantas vierem a apresentar.

image

Leave a Comment