Como acabar com o calor da menopausa

image

Alguns cuidados de comportamento que podem ajudar a aliviar o desconforto do calor da menopausa, são:

  • Usar roupas leves e de algodão, para evitar o aumento da temperatura corporal;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, para manter o corpo bem hidratado;
  • Evitar locais fechados e muito quentes, ou dar preferência para locais com ar condicionado;
  • Participar em atividades relaxantes, como ioga ou meditação, pois diminuem a ansiedade, reduzindo as chances de ter ondas de calor;

Full
Answer

Como aliviar o desconforto do calor da menopausa?

Alguns cuidados de comportamento que podem ajudar a aliviar o desconforto do calor da menopausa, são: Usar roupas leves e de algodão, para evitar o aumento da temperatura corporal; Beber cerca de 2 litros de água por dia, para manter o corpo bem hidratado;

Como Combater as ondas de calor da menopausa?

As folhas da amoreira também ajudam na regulação hormonal durante o climatério e menopausa. Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas.

Quais são os melhores remédios para a menopausa?

Paroxetina, Venlafaxina ou Escitalopram: são remédios antidepressivos, mas que também ajudam a aliviar as ondas de calor comuns da menopausa. Normalmente, são usados em uma dosagem inferior à indicada para o tratamento da depressão, mas que poderá variar de acordo com cada caso;

Como reduzir o desconforto da menopausa?

A terapia de reposição hormonal é o tratamento mais eficaz e, por isso, mais utilizado para ajudar a reduzir o desconforto da menopausa, especialmente as ondas de calor. Neste tipo de tratamento, a mulher faz reposição de estrogênio, cuja produção pelos ovários está diminuindo.

image


1. Consumir alimentos com fitormônios

Converse com seu nutricionista sobre os alimentos com fitormônios para saber quais deles pode ingerir. Eles são verdadeiros remédios caseiros para o calor da menopausa, pois ajudam a reduzir a variação hormonal que provoca os fogachos. Alguns exemplos são:


2. Evitar consumir excesso de condimentos

Seja açúcar, sal, pimenta, canela ou gengibre, todos eles favorecem a elevação da temperatura corporal, pois são termogênicos.


3. Tomar bebidas refrescantes

Quando o fogacho chega, uma bebida fresca sempre ajuda a lidar com o calor. Mas evite as muito geladas, pois vão causar uma mudança brusca de temperatura no organismo, o que pode causar outros sintomas desagradáveis. As bebidas vão auxiliar a manter o corpo hidratado, o que é bom para regular a temperatura.


4. Aumentar o consumo de vitamina E

A vitamina E ajuda a neutralizar o calor, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a fadiga, a ansiedade e outros sintomas que podem surgir. De acordo com o Ministério da Saúde, ele age como um potente antioxidante, “reduzindo a ateromatose e fogachos, e atua na manutenção dos tecidos de sustentação e pele”.


5. Molhar os pulsos e a nuca

Ao perceber a chegada do calorão, procure uma torneira para molhar os pulsos, a testa e a nuca. Essas regiões ajudam a reduzir a temperatura e você vai se sentir melhor. Prenda o cabelo em coque ou rabo de cavalo alto, deixando essa região mais livre para ventilar.


6. Ter um leque ou ventilador portátil

Talvez pareça exagero se você ainda não sente as ondas de calor. Mas pode confiar que ter um leque ou um miniventilador portátil na bolsa é de grande serventia. Existem inclusive modelos desses produtos que você pode ligar no usb do computador ou celular.


7. Praticar atividades relaxantes

Procurar manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial em qualquer fase da vida, mas em especial quando toda a mudança hormonal da menopausa está acontecendo. Isso porque é possível ajustar a respiração para fazer o corpo funcionar melhor.


1. Chá de ginseng

O chá é benéfico para várias coisas, elevando os níveis de estrogênio e melhorando a sua condição quase imediatamente. Também é ótimo para tratar dores de cabeça e enxaquecas.


2. Chá de amora

O chá de amora além de ser um dos melhores remédios caseiros para calor da menopausa é ainda rico em cálcio. Se você fizer o chá com folhas de amora naturais e orgânicas, cada xícara contém três vezes mais cálcio que a mesma quantidade de leite.


3. Suco de pepino

O pepino é um alimento rico em potássio, em vitaminas e em nutrientes vitais. O seu suco não só alivia o calorão como também melhora a sua pele, seu cabelo e até mesmo o seu humor. Sem falar que o vegetal promove a reidratação do corpo.


4. Remédio de ruibarbo

O ruibarbo é ainda mais rico em fitoestrogênios que muitos outros vegetais e frutas. Ele pode não ser muito saboroso, porém é outra alternativa eficaz que você pode fazer na sua casa. Um benefício desse vegetal é seu poder para tratar a anemia!


1. Tenha sempre uma garrafinha de água com você

O fogacho pode surgir a qualquer momento na rotina da mulher, por isso, para acabar com o calorão na menopausa, uma boa estratégia pode ser carregar com você sempre uma garrafinha de água — gelada se possível — para se refrescar quando a onda começar a aparecer.


2. Use peças de roupas que podem ser sobrepostas

Outra importante estratégia que a mulher precisa ter para acabar com o calorão na menopausa é o de sempre usar peças de roupas que podem ser sobrepostas.


3. Tenha ventiladores e ar condicionados em casa

Mulheres que estão na menopausa precisam sempre contar com maneiras de controlar a temperatura do ambiente onde se encontram. Por isso, mesmo no inverno, tenha disponível ventiladores e ar condicionados em casa para poder acioná-los no momento em que o fogacho atacar.


4. Fique atenta à sua alimentação

Alguns alimentos que você come podem também prejudicar o equilíbrio da sua temperatura corporal. Produtos apimentados, ricos em cafeína e com alto teor de álcool podem, de maneira indireta, elevar a temperatura corporal e prejudicar a sensação de bem-estar das pacientes na menopausa.


5. Respire e inspire calmamente

O calorão pode causar uma sensação de agitação e ansiedade na mulher que, ao se sentir preocupada com esse sintoma, pode elevar ainda mais a temperatura corporal sem perceber.


6. A reposição hormonal é a melhor maneira de acabar com o calorão na menopausa

Você sabia que os quadros de calorão na menopausa só são totalmente solucionados quando você trata a sua causa principal? É isso mesmo, a reposição hormonal é a maneira mais eficiente para acabar com o calorão na menopausa e devolver a mulher a qualidade de vida que ela merece.


30 receitas de Sucos Fitoestrogênicos para Ativar o seu Metabolismo

Você vai receber 30 receitas deliciosas de sucos fitoestrogênicos elaborados por Julia Kress e a nutricionista e alquimista alimentar Viviah de Andrade, que facilitam a aceleração do metabolismo para aliviar o calor da menopausa e desinchar.


Controle em calendário para colocar na sua geladeira!

Você vai receber um calendário exclusivo do programa para acompanhar todos os 30 dias do desafio, sem se perder! É mais fácil lembrar quando está direto na geladeira.


Benefícios do Óleo Essencial de Funcho Doce

Você sabia que o Óleo Essencial de Funcho Doce é excelente para redução de apetite, drenagem linfática e desequilíbrios hormonais? O Funcho Doce é cientificamente


Como recuperar a sensualidade

André, quais os óleos essenciais para aumentar a sensualidade? Eu recebo essa pergunta de inúmeras seguidoras! E por mais que algumas pessoas não se importem,


Hábitos que ajudam a amenizar o calor na menopausa?

Quando o assunto é tratamento para a menopausa, a primeira coisa que vem na cabeça de todos é a tal da reposição hormonal.


Por que as onda de calor são tão comuns?

Pois é, as ondas de calor estão presentes em 3 a cada 5 mulheres, segundo Organização Mundial da Saúde. Acredita-se que cerca de 81% das mulheres que estão na menopausa enfrentam esse terrível sintoma.

image

Leave a Comment