Como acabar com umidade na parede

image

Como lidar com umidade na parede?

A umidade na parede é um problema frequente nas construções. E quando ela aparece a tendência é querer só cobrir com algum revestimento. Mas isso não resolve. Veja algumas dicas para saber como lidar com umidade nas paredes: É comum a tentativa de aplicar revestimentos tidos como impermeáveis nas paredes com umidade.

Quais são os sintomas da umidade na parede?

A umidade na parede é um problema comum em casas, apartamentos e até escritórios. Além da má aparência, as pessoas que frequentam o local podem sofrer com uma série de sintomas. Espirros, tosse seca e dor de cabeça são alguns deles, um prato cheio para agravar o mal-estar de quem convive com problemas respiratórios e alergias.

Como saber se a umidade vem do ambiente ou de dentro da parede?

Uma maneira de verificar se a umidade vem do ambiente ou de dentro da parede é colocando um pedaço de papel alumínio sobre a mancha por alguns dias. Se aparecer manchas de bolor entre o papel e a parede, então a origem da umidade é interna.

Por que a umidade causa manchas na parede?

Clima: Outra possível causa para problemas de umidade nas paredes é o clima local, uma vez que regiões com clima mais úmido, incidência de chuva e menor incidência solar, podem trazer problemas de umidade para o interior da residência.

image


O que passar na parede para tirar a umidade?

7:3712:38Suggested clip · 29 secondsUMIDADE QUE SOBE NA PAREDE ! COMO RESOLVER … – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Qual o melhor impermeabilizante para parede interna com umidade?

7 melhores impermeabilizante para parede internaArgamassa Polimérica Impermeabilizante Reservatórios 18kg Cinza Axton: indicada para áreas internas úmidas;Argamassa Bicomponente 1000 18kg Bautech: bicomponente;Impermeabilizante Vedajá Aerosol Preto 400ml Vedacit: praticidade e fácil aplicação;More items…•


Como disfarçar umidade na parede do quarto?

Abaixo separamos alguns materiais interessantes para revestimentos de paredes internas com umidade.Cerâmica. Por sua durabilidade e resistência, o revestimento de parede cerâmico é uma opção muito indicada para paredes internas com umidade. … Mármore ou granito. … Porcelanato. … Tintas impermeabilizantes.


Como impermeabilizar parede interna com umidade já pintada?

Caso a parede esteja pintada, não há muito segredo: ela precisará ser lixada até ficar lisa para que o produto seja aplicado corretamente. Ela também deve ser limpa para evitar que a poeira atrapalhe a aplicação.


Como resolver infiltração de água na parede?

Como resolver o problema da infiltração? Para resolver o problema geralmente é necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois o correto seria aplicar algum produto impermeabilizante e fazer o novo reboco com massa de cimento bem forte.


O que fazer em quarto muito úmido?

Soluções para tirar umidade de ambientes fechados!1 – Janelas abertas. Quando as temperaturas baixam, temos a tendência de fechar tudo para evitar a entrada do ar gelado em casa. … 2 – Giz. … 3 – Carvão. … 4 – Tinta impermeabilizante. … 5 – Desumidificador de ar.


O que fazer com quarto muito úmido?

Como tirar a umidade de ambientes fechados: 4 medidas efetivas1- Ventilação e luz solar. Como diminuir a umidade de ambientes fechados: ventilação e luz solar. … 2- Argamassa impermeabilizante. … 3- Chapa Drywall Resistente à Umidade (RU) … 4- Tinta impermeabilizante.


O que causa umidade no quarto?

Com isso já temos um dos motivos da umidade, a água da chuva (ou de encanamentos com defeitos). Ambientes que estejam sempre fechados, sem qualquer tipo de ventilação e com poucas saídas de ar também estão propensos a sofrer com os efeitos da umidade.


Qual melhor impermeabilizante para parede com infiltração?

Os melhores impermeabilizantes e os mais utilizados são a argamassa polimérica, manta asfáltica, emulsão acrílica, emulsão asfáltica e hidrofugantes.


Qual o melhor impermeabilizante para umidade?

Para proteger superfícies de concreto e alvenaria da umidade, o impermeabilizante asfáltico da Vonder é ideal! Ele forma uma camada asfáltica que barra a ação da umidade, deixando a superfície pronta para receber contrapiso ou nata de cimento, em caso de lajes, e chapisco ou reboco, em caso de muros.


Qual o melhor impermeabilizante para parede com mofo?

Porém, se você deseja um produto para aplicar apenas nas paredes externas da sua casa, o impermeabilizante parede quartzolit ou o impermeabilizante parede premium quartzolit é o mais indicado, já que bloqueia contra a umidade da chuva e resiste aos raios ultravioleta provenientes do sol.


Como impermeabilizar uma parede já rebocada?

Impermeabilização com VEDAJÁ ou VEDATOP. O reboco deve estar firme e sem pintura, a superfície deve estar limpa e ligeiramente úmida. Eventuais trincas devem ser tratadas previamente. Aplicar com broxa ou trincha o VEDAJÁ ou VEDATOP de 2 a 4 demãos cruzadas.


1. Use cloro ou água sanitária

Os produtos mais indicados para acabar com vestígios de bolor e mofo é o cloro e a água sanitária. Esses produtos matam os fungos e evitam que o problema continue, uma vez que são organismos vivos que se multiplicam.


2. Faça uma raspagem

Para manter o local livre do mofo, lixe e raspe toda a região da parede afetada, retirando a tinta. Se notar que o reboco também foi atingido, retire-o. Dessa forma, garantirá que o fungo tenha sido removido. Caso se sinta sem preparo para o trabalho, busque ajuda de um profissional experiente.


3. Aplique impermeabilizantes

Após a raspagem, aconselha-se o uso de um produto impermeabilizante, para garantir que nenhuma umidade penetre na superfície. Após esse passo, já será possível pintar a parede garantindo uma aparência agradável e, principalmente, livre de mofo.


Tipos e causas de umidade de parede

Observar e entender de onde a umidade está vindo é o primeiro passo para acabar com o problema definitivamente. Basicamente, a umidade pode se instalar na parede de três maneiras diferentes. Confira:


1. Evite a umidade dentro de casa

Melhor do que remediar é sempre prevenir. Afinal, manchas de mofo na parede não são um problema apenas estético, elas podem trazer complicações de saúde, especialmente para quem sofre com alergias, renites, sinusites e outros problemas respiratórios. Confira a seguir como evitar umidade dentro de casa:


2. Abra portas e janelas

A circulação de ar é o principal remédio contra umidade. Deixe as portas e janelas abertas para que o ar circule e se renove dentro de casa. O mesmo vale para os móveis, especialmente guarda-roupas, deixe-os abertos de tempos em tempos para ventilar.


3. Faça uma patrulha pela casa

Tire um dia a cada seis meses, em média, para checar encanamentos, telhado, paredes e interior dos móveis. Verifique se há necessidade de substituir peças ou fazer reparos. Esse cuidado vai manter a umidade ainda mais distante da sua casa.


4. Desencoste os móveis da parede

Nunca deixe os móveis rentes com a parede. O ideal é manter uma distância mínima de cinco centímetros para que o ar possa circular entre o móvel e a parede. Mesmo assim, de vez em quando, confira se a parede está úmida. Caso note um pouco de umidade, desencoste ainda mais o móvel.


5. Use materiais que absorvam umidade

Espalhe pelos cômodos mais úmidos, como banheiro e cozinha, materiais que absorvam umidade. Os mais indicados são pedaços de carvão e de gesso. Eles sugam a água condensada no ambiente, impedindo que ela se precipite nas paredes.


6. Mude o revestimento da parede

Mas se mesmo com todos esses cuidados, a umidade insistir em permanecer na sua casa, experimente mudar o revestimento da parede. Os mais indicados para paredes que absorvem umidade são a cerâmica, o granito e o mármore. Alguns tipos de texturas possuem em sua fórmula substâncias que impermeabilizam a parede, você pode optar por elas também.


Impermeabilizante de parede contra umidade

O impermeabilizante é um procedimento obrigatório nas paredes, que visa impedir que a água entre nos cômodos, além de garantir a integridade das estruturas do imóvel. Por isso, para que as paredes da sua casa fiquem sempre secas e protegidas, você precisa saber como tirar umidade da parede.


Como tirar umidade da parede que vem do solo

Quando a umidade que você encontra em sua casa não é oriunda das chuvas, áreas molhadas ou problemas pontuais no encanamento, provavelmente é porque a umidade está vindo do solo. Nestes casos, o problema é um pouco mais complicado de ser resolvido, considerando que a raiz da umidade tem ligação com a base estrutural do imóvel.


Como tirar umidade da parede com isopor

Se você precisa de uma solução caseira e bem barata de como tirar umidade de parede, esse passo a passo de forrar as paredes com isopor é indicado para você. Aqui, o objetivo é impedir o surgimento dessa umidade com o passar dos anos, de modo que o isopor funcione como uma espécie barreira contra a umidade.


Como tirar umidade da parede do banheiro

Aqui, a principal dica é a prevenção, já que é impossível o banheiro estar livre da circulação de água. Por isso, é recomendado sempre deixar o banheiro com grande circulação de ar, impedindo a formação do mofo. Portanto, após o banho (principalmente os mais quentes), evite fechar as portas antes que todo o vapor tenha se dissipado.


Como tirar umidade do quarto

A principal dica de como tirar a umidade do quarto a mesma indicada anteriormente: utilize a solução de uma medida de água fria para a mesma medida de água sanitária. Esfregue até que as manchas desapareçam e deixe o ambiente muito ventilado para que seque completamente.


Como tirar umidade da parede de gesso

Se o problema de umidade não for resolvido, os mesmos efeitos na parede comum serão sentidos no gesso. Aqui, com um agravante: a deterioração do gesso e a necessidade de reformar toda a parede, mais de uma vez, em um curto espaço de tempo. Por isso, somente aplique o gesso quando o problema da umidade for identificado e tratado.


Tenho uma parede com umidade, como decorar?

Antes de escolher o melhor revestimento para a sua parede com umidade, é preciso ter cuidado com linhas de revestimento que são autoadesivas e às que possuem áreas metalizadas nas peças. Para o restante dos materiais, tais como o porcelanato, cerâmica ou granito, não há restrições.

image

Leave a Comment