Como acabar de vez com a colica menstrual

image

Quais são as causas da cólica menstrual?

A cólica menstrual (também conhecida dismenorréia) é uma realidade na vida de muitas mulheres durante a menstruação. O incômodo é provocada pela liberação de prostaglandina, uma substância inflamatória que estimula a contração do útero para expelir o fluxo menstrual, causando uma dor na região pélvica e abdominal.

Como tratar cólicas no abdômen?

Para fazer esta técnica basta clocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.

Como aliviar a cólica?

Dessa forma, é possível aliviar dores e reduz os processos inflamatórios no corpo, diminuindo o desconforto da cólica. Manter o corpo em movimento também melhora a circulação de sangue, alivia a tensão da musculatura e alivia o estresse. Uma dica é apostar em atividades aeróbicas como caminhada, bicicleta, alongamento e corrida.

O que fazer quando as cólicas são dolorosas?

Para usar esse ponto basta fazer uma ligeira pressão sobre o local, utilizando a palma da mão ou um dedo, e, mantendo a pressão, fazer uma pequena massagem circular, por 5 a 10 minutos. 4. Fazer exercícios para as cólicas

image


Como acabar com a cólica em minutos?

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.


O que fazer para parar com a cólica?

1 – Calor local. O uso de bolsa de água quente ajuda a tratar a cólica menstrual e suas dores. … 2 – Escaldar os pés. … 3 – Aposte nos chás. … 4 – Alimentação. … 5 – Evite fumar. … 6 – Faça exercícios físicos. … 7 – Descanse. … 8 – Massagens.More items…•


O que piora a cólica menstrual?

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.


Porque a cólica dói tanto?

A resposta para isso pode estar em um estudo publicado no Journal of Women’s Health. A pesquisa analisou os ciclos menstruais de 3.302 mulheres e descobriu que a dor tem causa inflamatória, sendo que essa inflamação é geralmente provocada pela chamada proteína c-reativa (CRP, da sigla em inglês).


Quando a cólica vem mais forte?

A endometriose representa a causa mais comum para cólicas menstruais muito fortes. Os sintomas da endometriose incluem a mulher que nunca apresentou cólica e em algum momento da vida passou a sentir dor, ou a mulher que sempre sentiu cólicas, mas em algum momento a cólica menstrual aumentou em intensidade.


Qual a melhor posição para dormir com cólica?

Melhores posições para dormir com cólicaPosição fetal. A posição fetal talvez já seja conhecida. … De lado com os braços dados. Apesar de pouco comum, essa posição pode ser bem cômoda para dormir com cólica. … De bruços. … Balasana. … Supta Baddha Konasana. … Baddha Konasana.


Porque não se pode ir ao cemitério menstruada?

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.


Qual é o remédio mais forte para cólica?

Desta forma, esses remédios ajudam a aliviar a dor da cólica menstrual….1. Anti-inflamatórios não esteróidesIbuprofeno (Alivium, Atrofem, Advil);Ácido mefenâmico (Ponstan);Cetoprofeno (Profenid, Algie);Piroxicam (Feldene, Cicladol);Naproxeno (Flanax, Naxotec);Ácido acetilsalicílico (Aspirina).


Quanto tempo pode durar uma cólica menstrual?

As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente. As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2).


Como saber se a cólica é normal?

A cólica geralmente se apresenta como uma dor em aperto na região de baixo ventre, mas também pode ser uma dor em todo o abdome, dor lombar, dor em genital ou sensação de peso nessa região abdominal ou lombar.


Qual a melhor posição para dormir com cólica?

Melhores posições para dormir com cólicaPosição fetal. A posição fetal talvez já seja conhecida. … De lado com os braços dados. Apesar de pouco comum, essa posição pode ser bem cômoda para dormir com cólica. … De bruços. … Balasana. … Supta Baddha Konasana. … Baddha Konasana.


Quanto tempo dura a cólica?

As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente. As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2).


2 – Massagem

Assim como a bolsa de água quente, fazer massagens também pode relaxar a musculatura, além de melhorar a circulação sanguínea, aliviando as contrações que causam as dores de cólica.


3 – Exercícios e alongamento

Exercícios físicos e alongamento são excelentes alternativas para contornar as dores da cólica menstrual porque liberam endorfinas capazes de diminuir as dores musculares.


4 – Fuja dos alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos e frituras são o seu pior inimigo durante o ciclo menstrual. Esse tipo de alimento aumenta a produção dos hormônios que promovem a contração do útero, como a prostaglandina.


5 – Nutrição correta

Na contramão dos alimentos gordurosos, uma boa dica para aliviar a cólica menstrual é se abusar de alimentos anti-inflamatórios e que podem promover um relaxamento muscular. Na lista, aveia, soja, salmão, castanha-do-pará, tofu, abobrinha, banana…


6 – Chás

Chás com efeitos relaxantes também podem ser utilizados. Chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e alecrim são bons exemplos de chás com propriedades tranquilizantes.


7 – Acupuntura

A acupuntura é comprovadamente uma boa terapia alternativa para aliviar as cólicas menstruais. As agulhas aplicadas em pontos estratégicos na região do abdômen e ventre podem promover a produção de endorfinas que reduzem o incômodo e as dores.


8 – Descanse

A maioria dos sintomas de dores nas cólicas menstruais são causados pela contração dos músculos, portanto, relaxá-los é fundamental para combater o incômodo.


1.Massagem

Fazer massagens na região é uma das formas mais antigas e conhecidas de lidar com a cólica. Vale sempre consultar um massagista ou profissional para saber os pontos exatos de massagem para aliviar a dor, mas é um fato que simplesmente fazer movimentos constantes e para baixo na região dolorida já ajuda.


2.Bolsa de água quente

O calor relaxa a região inflamada ou dolorida, estimula a irrigação de sangue no local e ainda ameniza as contrações uterinas. Esta é a solução mais antiga e talvez uma das mais eficazes contra a cólica menstrual. Aplique a bolsa de água quente na região do abdômen ou na lombar para ajudar.


3.Faça exercícios físicos

Segundo a Dra. Heloisa, o sedentarismo pode piorar as dores da cólica. Isso significa que, ao contrário, os exercícios físicos amenizam essa questão. Não é preciso exageros, mas movimentar o corpo é uma ótima forma de amenizar dores, já que libera endorfinas, que regulam o humor e a sensação de bem-estar do corpo.


4.Beba um chá

Mas opte pelas ervas certas. O chá de canela é uma técnica milenar para aliviar a cólica – e funciona de verdade – e outras ervas como a Angélica chinesa e a agoniada são outras opções que tem efeitos antiespasmódicos e analgésicos.


5.Evite bebidas alcóolicas

Por mais que seja gostoso tomar uns drinques com as amigas no fim do dia, saiba que o álcool, assim como o cigarro, não é bom para as cólicas. Ao contrário, eles pioram as dores. Se for beber, que seja sempre com moderação e evite os drinques e o fumo no período menstrual.


6.Coma direito

Encher o estômago de alimentos gordurosos, com muito açúcar e bebidas como o café incentivam a produção de hormônios femininos no corpo e, por consequência, pioram a cólica.


Como aliviar cólica menstrual rápido: 5 dicas para apostar!

A cólica menstrual (também conhecida dismenorréia) é uma realidade na vida de muitas mulheres durante a menstruação. O incômodo é provocada pela liberação de prostaglandina, uma substância inflamatória que estimula a contração do útero para expelir o fluxo menstrual, causando uma dor na região pélvica e abdominal.


1. Compressa de água morna ajuda a relaxar a musculatura do abdômen

O calor da água morna em contato com a pele estimula a vasodilatação na região do abdómen, o que ajuda a relaxar sua musculatura e, consequentemente, alivia a dor da cólica menstrual. A prática também melhora a circulação e inibe a ação da prostaglandina, reduzindo as contrações.


2. Recorra ao remédio anti-inflamatório indicado por um ginecologista

Os remédios anti-inflamatórios são a forma de aliviar a dor da cólica mais prática. Sua ação analgésica e anti-inflamatória age reduzindo a inflamação e as contrações dolorosas. A maior vantagem de recorrer a medicamentos é que eles possuem alta e rápida eficácia, além de atuar em outros sintomas como dor nas pernas, costas e cabeça.


3. Exercícios físicos fáceis liberam substâncias no organismo que aliviam processos inflamatórios

A prática de atividade física libera endorfina, substância que influencia no humor das pessoas e também age como um analgésico natural. Dessa forma, é possível aliviar dores e reduz os processos inflamatórios no corpo, diminuindo o desconforto da cólica.


4. Chás com ação anti-inflamatória possuem efeito analgésico

Chá com propriedades anti-inflamatórias são uma boa alternativa para aliviar a cólica devido seu efeito analgésico no corpo. O chá de camomila, por exemplo, possui efeito calmante e estimula a produção de glicina, um aminoácido que reduz os espasmos dos músculos.


5. Descanse sempre que sentir necessidade

Manter o corpo em repouso também é uma forma de aliviar a dor da cólica e melhorar o bem-estar. O desconforto da dismenorreia causa sentimentos de ansiedade, agonia e estresse, o que acaba deixando a musculatura do corpo mais tensa e torna a sensação ainda mais desagradável.

image

Leave a Comment