Como acabar gengivite

image

Full
Answer

Como tratar gengivite caseiro?

Solução de água oxigenada A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite. ½ xícara de água.

Como controlar a gengivite?

Além do tratamento, a gengivite pode ser tratada e controlada pela adoção de algumas medidas na rotina, seja por meio da higiene bucal, alimentação ou medicação. Veja algumas dicas que podem ajudar no combate dessa doença.

Quais são as consequências da gengivite?

A gengivite ocorre pelo aparecimento de bactérias que se implantam na boca e se introduzem entre os dentes e as gengivas, provocando desconforto e todas as consequências que dela derivam, como por exemplo o mau hálito, a vermelhidão, a inflamação, a sensibilidade e o sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao mastigar os alimentos.

Como tratar a gengivite e periodontite?

Esta é uma medida fundamental na prevenção de doenças que afetam a boa saúde das gengivas, como a gengivite e a periodontite. O uso de um enxague oral de forma regular e pelo menos duas vezes por dia, será fundamental para tratar a gengivite e conseguir que as gengivas se recuperem mais facilmente.

image


Mais artigos

Você notou sangramento ao escovar os dentes, tem mau hálito frequente ou sente um gosto ruim na boca? Sua gengiva está vermelha, inchada e sensível? De acordo com o site Mouth Healthy da Associação Americana de Odontologia (ADA), esses são sintomas de gengivite, o estágio inicial da doença periodontal (da gengiva).


Escovação correta

Seus hábitos de escovação podem ser irretocáveis, mas há sempre espaço para melhora. Esse é primeiro passo na luta contra a gengivite. Use uma escova dental de cerdas macias, pequena o suficiente para alcançar os locais de difícil acesso.


Uso correto do fio dental

De acordo com a ADA, o fio dental remove a placa bacteriana em áreas que a escova não consegue alcançar: entre os dentes e abaixo da margem gengival. É por isso que o fio dental é um elemento essencial para a prevenção da gengivite.


Limpeza dentária profissional

Quando a placa bacteriana não é removida completamente dos dentes pela escovação e pelo fio dental, ela endurece formando o tártaro. Ocorre o acúmulo de tártaro e a placa adere ao tártaro, o que leva ao aumento de toxinas bacterianas, fazendo com que a gengivite progrida para formas mais graves da doença periodontal, como a periodontite.


1. Solução de água morna e sal

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.


2. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui licoricidina e licorisoflavana A na sua composição, que são substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite e reduzem a inflamação das gengivas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para gengivite.


3. Chá de potentilla

O chá de potentilla possui taninos, catequinas e proantocianidinas na sua composição com propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antibacteriana, que ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite e a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o chá de potentilla também ajuda a prevenir cáries.


4. Chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação da gengiva por possuir eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


5. Solução de água oxigenada

A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite.


6. Chá de mirtilo

O chá de mirtilo tem ação tônica e anti-inflamatória ajudando a combater a inflamação, o inchaço e o sangramento da gengiva, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


7. Infusão de sálvia

A infusão de sálvia ajudam a diminuir os sintomas da gengivite como inchaço, dor e sangramento da gengiva pois contém na sua composição cineol e cânfora com ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a remover a placa bacteriana e a prevenir sua deposição na gengiva.


Como tratar a gengivite?

O tratamento para a gengivite é feito exclusivamente em consultório odontológico, uma vez que o estado já requer uma intervenção além dos cuidados quanto à higiene bucal feitos em casa.


Como é o tratamento caseiro da gengivite?

O tratamento caseiro da gengivite engloba as medidas preventivas contra a doença, como uma boa higiene bucal, boa alimentação e algumas receitas caseiras que podem ser feitas e recomendadas por odontologistas para amen izar os sintomas.


Como saber se tenho gengivite?

Entre os primeiros sinais que podem ser detectados estão as alterações quanto a coloração da mucosa, de sua forma e espessura.


O que é bom para gengivite?

Além do tratamento, a gengivite pode ser tratada e controlada pela adoção de algumas medidas na rotina, seja por meio da higiene bucal, alimentação ou medicação.


Quais são as causas principais da gengivite?

Existem diversos fatores que causam a aparição da gengivite, mas a principal razão é a má higiene bucal e a falta de uma visita periódica ao dentista. Com efeito, os dentes se tornam ambientes propícios para a formação da placa bacteriana, que se dá por uma camada de bactérias que cresce em volta dos dentes de forma contínua, se não eliminada.


¿Cómo curar la gingivitis en casa?

Para curar la gingivitis con remedios caseros, el bicarbonato de sodio es un excelente aliado. Mezcla una cucharadita de bicarbonato con un poco de agua oxigenada, y realiza gárgaras con el líquido después de cada cepillado. Esta alternativa te ayudará a reducir la inflamación de las encías y mejorar su condición.


¿Qué es bueno para la gingivitis con sal?

Otra solución similar para curar la gingivitis con remedios caseros, consiste en mezclar una cucharadita de sal con un poco de agua mineral tibia. La sal es un poderoso antiinflamatorio que además favorece la eliminación de bacterias. Enjuágate al menos tres veces al día, después de cada cepillado.


¿Qué provoca la gingivitis?

Aunque la causa más común de la gingivitis es la mala higiene dental, existen otras condiciones como cambios hormonales, problemas nutricionales, enfermedades como la diabetes o la ingesta de ciertos medicamentos, que pueden desencadenar la gingivitis.

image

Leave a Comment