Como acompanhar açao judicial aposentadoria

image

Aposentados, pensionistas e outros segurados que têm ação judicial contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e querem acompanhar a análise do seu caso devem consultar o site da Justiça ou do tribunal onde o processo está sendo analisado. Conhecer alguns termos jurídicos pode ajudar a acompanhar as principais etapas da ação.

Full
Answer

Como acompanhar o requerimento de aposentadoria?

O INSS disponibiliza o atendimento por ligação no telefone 135, o serviço é gratuito e poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. Na opção por ligação, você deve informar o CPF e selecionar o seguinte ramal: dígito 4 e depois 1.

Como consultar o andamento da aposentadoria?

Através do telefone 135; Através da página online da Previdencia Social; No entanto, seja qual for a forma de consulta, ela é totalmente gratuita e realizada em poucos minutos. Além disso, consultar andamento da aposentadoria, permite você verificar qualquer pendência no processo e regularizar.

Como funciona a análise da aposentadoria especial?

Portanto, a aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, aposentadoria proporcional ou qualquer outra, passa por uma nova análise rigorosa. Depois da aprovação da aposentadoria, o beneficiário quer saber o tempo para começar a receber o Benefício.

Como solicitar aposentadoria especial?

Comprovante de residência. No entanto, se sua solicitação for de aposentadoria especial ou aposentadoria por invalidez, é preciso apresentar um laudo médico. Sendo assim, para conseguir esse laudo, basta entrar em contato com o INSS e solicitar os documentos necessários.

image


Como fazer para acompanhar o processo de aposentadoria?

O INSS disponibiliza o atendimento por ligação no telefone 135, o serviço é gratuito e poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. Na opção por ligação, você deve informar o CPF e selecionar o seguinte ramal: dígito 4 e depois 1. E então é só informar o número do protocolo e pronto!


Quanto tempo o INSS tem para cumprir uma ordem judicial?

Assim, o tribunal definiu o prazo de 20 dias para o INSS implantar o benefício.


Como saber se o benefício foi concedido?

Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.


O que acontece quando o INSS não cumpre a ordem do juiz?

Constatado o descumprimento injustificado da obrigação, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar multa por atraso na implantação da aposentadoria por tempo de contribuição, concedida a um segurado por ordem judicial.


O que fazer quando o INSS não implanta o benefício judicial?

1:175:21Suggested clip · 55 secondsSe o Inss não cumpre Decisão Judicial o que acontece … – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quanto tempo demora para receber o benefício concedido?

Apesar do prazo legal de 45 dias, atualmente, o período é de cerca de 120 dias para que o cidadão receba uma resposta, o que causa filas de espera. Ao longo da análise, é possível acompanhar o requerimento por meio do site do INSS ou por telefone.


Como saber se foi liberado o benefício do INSS?

Consulta pelo siteAcessar o site meu.inss.gov.br.Na tela inicial clique em “Entrar”Insira seu CPF e clique em “Avançar”Insira sua senha e clique em “Entrar”Uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS aparecerá e basta você clicar no serviço que procura.


Quanto tempo o benefício fica em análise?

45 diasO prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias. Mas, na prática, o instituto pode demorar muito mais para atender aos pedidos e atrasar a concessão dos benefícios devido a uma longa fila de espera.


Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo.


Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.


Principais etapas

O trânsito em julgado é a etapa em que a Justiça conclui o julgamento e não há mais possibilidades de o aposentado ou o INSS recorrer. O pedido do aposentado é reconhecido ou negado.


Erros frequentes

Estudo divulgado em junho pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostra alta de 140% entre 2015 e 2019 em processos de benefícios previdenciários e assistenciais. Uma das explicações para o alto volume de casos que chegam ao Judiciário é a discrepância entre as respostas do INSS e o entendimento da Justiça, segundo a pesquisa.


O que são os processos do INSS?

De modo geral, a consulta de um processo do INSS está disponível quando a ação movida se relaciona com direitos previdenciários. Em outras palavras, quando há um processo que pretende designar certa quantia para os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social.


Como fazer a consulta de processo do INSS?

A consulta de um processo do INSS, quando aberto na esfera judicial, dependerá de qual tribunal regional irá avaliar a ação. Eles estão divididos por estados, conforme tabela a seguir, e cada um possui um site exclusivo para essa consulta:


Resultado da consulta pode indicar precatórios do INSS

Quando a consulta de um processo do INSS aponta para uma situação concluída, significa que o beneficiário tem um valor a receber. Esse valor, se for inferior a 60 salários mínimos, recebe o nome de RPV. Acima disso, ela se torna um precatório.


Adiante seu precatório do INSS com a Precato

Mas se você tem um precatório do INSS a receber e não quer aguardar todo esse tempo para realizar os seus sonhos, a Precato tem uma solução eficiente para você.

image

Leave a Comment