Como acontece a transmissão de chagas pelo açaí

image

As principais formas de transmissão da Doença de Chagas são: – Vetorial: contato com as fezes de triatomíneos (“barbeiro”; “chupão”; “procotó”; “bicudo”) infectados após sua picada/repasto (na verdade, a infecção mais descrita é a entrada das fezes do inseto no orifício criado pela picada após coçadura do indivíduo picado).

Full
Answer

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Quais são os problemas do coração com Chagas?

O coração do indivíduo com Chagas pode sofrer várias lesões ao longo do tempo, desencadeando casos de insuficiência cardíaca. Já em relação aos problemas digestivos, destaca-se o desenvolvimento do megacólon (dilatação e alongamento do intestino grosso) e megaesôfago (dilatação do esôfago ).

Como diagnosticar a doença de Chagas?

Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).

image


Como é feita a transmissão de Chagas?

Transmissão: a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. O T.


Como acontece a transmissão vertical da doença de Chagas?

A transmissão vertical ocorre em função da passagem do T. cruzi de mulheres infectadas para seus bebes, durante a gestação ou o parto.


Quem é o agente transmissor da doença de Chagas?

A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto. Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro.


Qual é o mecanismo natural de transmissão da doença de Chagas para o ser humano?

A transmissão acontece pelas fezes do “barbeiro” depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele.


Como fica o local da picada do barbeiro?

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.


Como a doença é transmitida?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de: Aperto de mãos. Gotículas de saliva. Espirro.


Quem é o agente transmissor?

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.


Qual é o agente etiológico?

O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.


Qual é o agente causador da doença de Chagas é o agente transmissor Brainly?

Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi e é transmitida, principalmente, através da picada de um inseto conhecido como barbeiro. Em seu hospedeiro, o protozoário vive no sangue periférico e nas fibras musculares, dentre estas destacam-se as cardíacas.


Como prevenir da doenças de Chagas?

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.


Quais seres vivos interagem para o desenvolvimento da conhecida doença de Chagas?

O barbeiro é responsável pela transmissão vetorial da doença de Chagas. A doença de chagas, também conhecida como “doença do coração crescido”, é uma patologia infecciosa provocada por um protozoário flagelado denominado de Trypanosoma cruzi.


Qual é o causador da doença de Chagas e qual é o seu reino gênero e espécie?

Tripanossomíase é qualquer doença causada pelos protozoários do gênero Trypanosoma. É uma doença parasitária que afeta o sistema cardiovascular. O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é um problema grave e apresenta alta morbimortalidade, principalmente em países endêmicos, como é o caso do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas estão contaminadas, estando a maioria na América Latina .


Transmissão da doença de Chagas

Existem duas vias principais de transmissão da doença. A forma clássica ocorre através da picada de um inseto triatomíneo hematófago (alimenta-se de sangue) conhecido como barbeiro. Enquanto ele suga o sangue do hospedeiro, elimina fezes contendo a forma contaminante do protozoário.


Diagnóstico e tratamento da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é realizado por exames laboratoriais específicos, como a Imunofluorescência Indireta (IFI), e exames sorológicos. O diagnóstico deve feito o mais rápido possível, pois o tratamento deve acontecer ainda na fase inicial da doença, quando apresenta maior eficácia.


Transmissão da doença de Chagas

Quando falamos em doença de Chagas, a transmissão vetorial se destaca como uma das mais conhecidas, mas essa não é a única forma de contrair a doença. No que diz respeito à via vetorial, a doença é transmitida por meio do contato com fezes e/ou urina do vetor infectado após a picada.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas é, na maioria dos casos, assintomática. Estima-se que cerca de 90% das pessoas infectadas não saibam que possuem a doença. Ela apresenta duas fases clínicas: aguda e crônica.


Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio da análise dos sintomas do indivíduo, bem como pela realização de exames laboratoriais parasitológicos e/ou sorológicos a depender da fase da doença.


Tratamento da doença de Chagas

A doença de chagas apresenta cura se o tratamento for iniciado logo após a infecção. Em pacientes crônicos, o tratamento visa, principalmente, a frear a progressão da doença. Medicamentos para tratá-la são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde mediante recomendação médica.


Prevenção da doença de Chagas

Como a doença de Chagas está relacionada com diferentes formas de transmissão, a prevenção pode ser conseguida de diferentes maneiras. Uma das formas de prevenção consiste em evitar a multiplicação de barbeiros nas residências.


Artigos Relacionados

Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.


Doença de Chagas

A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido para animais e pessoas através de insetos conhecidos como barbeiros, que portam a doença e são comumente encontrados em países do continente americano, principalmente na América Latina. Trata-se de uma doença que, se não tratada, pode causar a morte.


Transmissão da doença de Chagas

A transmissão da doença se dá pelo contato com insetos que foram infectados ao morder um animal ou pessoa doente. No entanto, não é a picada do inseto que transmite a doença de Chagas, mas sim o contato com as fezes do bicho, que costuma defecar logo após picar uma pessoa ou animal.


Tratamento

O tratamento é mais eficaz quando feito na fase aguda da infecção. Ele também pode ser feito durante a fase crônica, mas não é capaz de reverter danos em órgãos que podem ter sido causados pela presença do parasita.


Açaí transmite doença de Chagas?

Segundo estudo publicado na revista científica Emerging Infectious Diseases em 2009, um dos modos de transmissão da doença é por via oral através do consumo de alimentos contaminados por fezes do inseto que transmite a doença de Chagas.


Essa doença pode não apresentar sintomas por muitos anos, mas quando apresenta, são graves. Saiba mais

A doença de Chagas tem esse nome em homenagem ao cientista brasileiro Carlos Chagas, que descobriu a origem da doença, o parasita Trypanosoma cruzi. Esse parasita vive dentro do inseto chamado de barbeiro, que é o seu hospedeiro.


Sintomas da doença

Para determinar os sintomas, vai depender se o paciente está na fase aguda ou na crônica. No caso da fase aguda, a doença não costuma apresentar sintomas e é por isso que muitas pessoas vivem com a doença sem saber. Quando apresenta sintomas, são:


Modo de transmissão

A transmissão da doença de Chagas acontece quando uma pessoa é picada pelo inseto barbeiro. Na mesma hora em que ele pica, defeca, e quando a pessoa coça a picada faz com que as fezes contaminadas do inseto entrem no ferimento e vão para a corrente sanguínea.


Tem cura?

Sim, com o tratamento adequado, a doença de Chagas tem cura. Quanto antes for realizado o tratamento, melhor. Por isso, se mora em área de risco, onde costuma haver os insetos barbeiros, é importante realizar exames de sangue periódicos, principalmente porque o parasita pode ficar anos no organismo sem apresentar sintomas.


Como é feito o tratamento?

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio de raio-x do abdômen, endoscopia digestiva alta, eletrocardiograma e exame de sorologia. Com o diagnóstico positivo é feito o tratamento com medicação específica.


Métodos de prevenção

Já que a doença é transmitida pela picada do inseto barbeiro, as Vigilâncias Epidemiológicas de todo o país atuam de forma a evitar a formação de colônias do inseto. Por conta própria, os cuidados a serem tomados é conhecer o inseto para saber detectar sua presença.


Transmissão

É uma doença de contágio indireto, pois necessita de um vetor – o barbeiro ou Chupão. Existem mais de 300 espécies deste inseto que podem transmitir a doença. Dentre elas podemos destacar o Triatoma infestans, Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus. Esse inseto possui hábitos noturnos, e a noite sai do seu esconderijo para procurar alimento.


Sintomas

Após a contaminação pelo Trypanosoma cruzi, o período de incubação costuma ser de 1 a 2 semanas. Porém, se contaminação tiver sido provocada por transfusão de sangue, os sintomas podem demorar mais de 40 dias para surgirem.


Diagnostico

Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).


Tratamento

Quanto mais cedo for instituído o tratamento contra a doença de Chagas, melhores são os resultados clínicos. Preferencialmente, todo paciente deve ser tratado na fase aguda, tenha ele sintomas ou não.


LEIA TAMBÉM: COM O RETORNO DAS ATIVIDADES, A LEGIONELLA SE TORNA UMA NOVA AMEAÇA

Os registros mostram que a maioria dos surtos da doença na região amazônica nos últimos anos é atribuível a esta via de contágio. Os casos de transmissão oral se alimentam de surtos no Pará e Amapá. As notificações aumentaram especialmente no Pará e Acre.


Doença invisível

A avaliação publicada no periódico PLOS Neglected Tropical Diseases foi feita a partir da notificação dos casos agudos, sendo que a maioria dos pacientes está na fase crônica da doença e a gravidade está associada principalmente à forma crônica.


Nem todos reconhecem o barbeiro

Após a erradicação do T. infestans, vetor responsável pela maior parte da transmissão vetorial no passado, o que se vê agora é um aumento da importância de outras espécies como Panstrongylus megistus , Triatoma brasiliensis , Triatoma pseudomaculata , Triatoma sórdida, etc.A predominância depende da localidade.


Desatendida na América Latina, emergente em países desenvolvidos

A doença de Chagas hoje é considerada uma das doenças desatendidas mais importantes em 21 países da América Latina, nos quais o perfil do paciente mudou: “A doença era predominantemente rural, mas as pessoas migraram e levaram a doença, bem como a transmissão congênita para as periferias”, disse o Dr. Fred.

image

Leave a Comment