Como colher palmito de açai


Como tirar o palmito de açaí?

Para retirá-lo, depois que o açaizeiro foi cortado, as folhas do palmito são desencapadas, deixando apenas três capas para que ele não desidrate. O mesmo ocorre com a palmeira juçara, também cortada para extração do palmito.


Como tirar o palmito da jussara?

4:1310:12Suggested clip · 60 secondsDESCASCANDO O PALMITO JUSSARA – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quando colher o palmito?

A colheita da palmeira-real para produção de palmito deverá ocorrer quando as plantas tiverem de três a quatro anos de vida. A colheita da palmeira-real para produção de palmito deverá ocorrer quando as plantas tiverem de três a quatro anos de vida.


Como extrair o palmito da pupunha?

O corte deve ser feito 30 a 40 cm abaixo da zona onde se inicia o palmito, ou 30 a 40 cm acima do nível do solo, cuidando para não danificar o palmito.


Quanto tempo leva para colher o palmito-juçara?

cinco anosO plantio da palmeira juçara é fácil, mas o desenvolvimento da planta é demorado. A colheita varia de três a cinco anos, dependendo das reações do tempo, afirma Sandra.


Como tirar a casca do palmito?

0:085:18Suggested clip · 56 secondsCOMO LIMPAR PALMITO. TIRAR A CASCA DO PALMITO MUITO FÁCIL!YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como amolecer palmito pupunha?

Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.


Quando colher o palmito pupunha?

A época mais indicada para a colheita do palmito pupunha, seria a partir do terceiro ano de plantio, onde as plantas iniciam sua frutificação, época de fevereiro e março, porém varia em função da quantidade e da distribuição de chuva na época da floração, além do estado nutricional do solo.


Pode comer palmito pupunha cru?

Com esse tipo de palmito, faz-se o que os chefs consagraram como “espaguete de pupunha”, que consiste no alimento cortado no sentido do comprimento, em tiras finas, que fica ótimo servido até cru ou ligeiramente escaldado, com molhos variados.


Nativa da região Amazônica, o palmito pupunha é um alimento considerado básico no Brasil. Saiba tudo sobre essa espécie nesse artigo!

Nativa da região Amazônica, a pupunha, também conhecida como pupunheira e palmito pupunha – Bactris gasipae – é cultivada na Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e até Santa Catarina.


Qual o melhor clima? E solo para a pupunheira?

Mesmo com fácil adaptação a diversos tipos de climas, a pupunha necessita de climas quentes e úmidos, com média de 22° C de temperatura, chuvas em abundância e distribuídas ao longo do ano. O solo precisa ser de fertilidade média à alta, sempre bem drenado, com textura média ou leve e pH próximo ao neutro (7,0).


Quais os tipos de pupunha?

As variedade são associadas segundo as cores das cascas dos frutos, sendo do vermelho intenso ao alaranjado, do amarelo ao rajado e do verde-amarelo. A coloração pode variar também, de acordo com a proporção de óleo na polpa e se contém sementes ou não nos frutos. Para escolher o tipo a se plantar vai depender da finalidade do plantio.


Como semear o palmito pupunha?

A maneira mais indicada é semear a pupunha utilizando tubete de 290 ml. Deve-se encher a capacidade do tubete com 80% de substrato e 20% de pó de serra na parte superior. A germinação ocorre de 90 a 120 dias. A muda deve permanecer no tubete por cerca de 12 meses, tempo necessário para formação e desenvolvimento de raiz.


Como preparar a área?

Por conta do espaçamento entre as covas ser pequeno, as áreas para o plantio das pupunhas devem ser aradas e gradeadas, facilitando assim o desenvolvimento das mudas. Portanto são recomendadas áreas com vegetações de pequeno porte e, se for plantio designado à produção de frutos, será necessário uma roçagem das plantas já existentes.


Qual o espaçamento mais indicado?

No caso desta espécie, vai depender do objetivo do plantio. Se for cultivo indicado para produção de frutos, é recomendado utilizar espaçamento de 6 x 6 metros, com formato de triângulos, que irá permitir uma quantidade de 277 árvores por hectare.


Qual a melhor época para plantar?

Para que a planta desfrute de toda a temporada de chuvas e consiga um bom progresso no início, é indicado plantar no início da estação das chuvas, com a intenção de que ela adquira mais resistência para possíveis épocas de secas.


Step 1

Estamos acostumados com o palmito vendido em latas e vidros. Mas a verdade é que o palmito fresco possui um sabor diferente e natural (sem conservantes). O primeiro passo para preparar o tradicional palmito é extraí-lo do caule do palmiteiro, da pupunha ou mesmo da planta do açaí.


Step 2

Assim que o palmito for retirado, coloque-o em uma vasilha com salmoura (solução de água com sal). Não demore muito, senão o palmito fica preto em contato com o ar.


Step 3

Para armazenar o palmito, a melhor opção é mantê-lo in natura em conserva. Isso fará com que o alimento dure até três semanas na geladeira. Coloque um litro de água na panela e adicione o limão e o sal a gosto. Então, adicione o palmito e ligue no fogo médio.


Step 6

Conserve na geladeira. O palmito é um alimento presente nas mais diversas receitas, que vão desde as tradicionais saladas até as deliciosas tortas de palmito. Bom apetite!

Leave a Comment