Como colorir semente de açai para artesanato

Como fazer artesanato com sementes?

Deixe uma sobra circular no centro, sem colar sementes de abóbora. Faça o miolo da sua flor estilizada colando algumas sementinhas coloridas na parte de dentro. Deixe secar. Se quiser pendurar a sua flor, cole uma fita dobrada na parte detrás. Há muitos artesanatos feitos com sementes, escolha o seu preferido (Foto: fabartdiy.com)

Quais são os adornos feitos de sementes?

Os adornos feitos de sementes podem ter acréscimos de correntes, pingentes, madeira ou pedras e são chamados de joias orgânicas, joias vegetais ou biojoias, e são fonte de renda para muitos artesãos e suas famílias. E não são apenas sementes: vegetais como o capim dourado e a ráfia são muito utilizadas na confecção de bijuterias.

Qual a melhor semente para colagem?

Podem ser tingidas, envernizadas e cortadas em forma de rodelas ou canutilhos. Uma das sementes mais conhecidas e de antigo uso é a lágrima-de-nossa-senhora (Coix lacryma), proveniente de um tipo de capim.

Como fazer Mix entre sementes e grãos?

Você também pode fazer mix entre sementes e grãos, como fazer quadros com sementes diversas e arroz e feijão. Vale também pintar as sementes antes de aplicá-las em seus artesanatos. Sementes pequenas diversas e coloridas (com você podendo pintar as sementes em casa, com tinta acrílica ou anilina, de acordo com a sua preferência);


Depois de Reunir Todo o Material, Basta Seguir Alguns Passos Simples

Pegue a sacola e coloque a peneira na abertura dela, enchendo-a de areia. Este processo serve para retirar todo tipo de sujeira os objetos (pedras, cacos, etc.) que possam estar misturados. Faça isso em todas as sacolas.


Como Fazer Garrafas com Areias Coloridas?

Muita gente não quer saber apenas como se faz a areia colorida, mas gostaria de fazer aquelas garrafinhas tão bonitas que vemos por aí, cheia de areia colorida.


Como Colorir

Com a areia colorida é possível usar em diversos projetos de arte. Geralmente esses produtos são vendidos em lojas de artigos para artesanatos, mas também existe a opção de você mesmo fazer. Além de serem fáceis é um trabalho que de baixo custo. O primeiro passo para você fazer a sua areia colorida é arruma uma boa quantidade de areia clara.


Regiões Brasileiras com Maior Concentração de Sementes para Uso Artesanal

A região amazônica e o Cerrado são os maiores fornecedores da matéria prima usada nos artesanatos. Em seguida estão as sementes exóticas, a grande maioria do Peru, Equador e Venezuela.


Olho-de-Cabra é Usado como Enfeites de Objetos

De cor vermelha com manchas pretas, o olho-de-cabra é semente do fruto de uma árvore (Ormosia arborea) que ocorre na Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.


Sementes de Palmeiras no Artesanato

As palmeiras são excelentes fornecedoras de sementes. Entre tantas citamos o buriti (Mauritia flexuosa), da região do Pará e Mato Grosso do Sul, com um fruto marrom todo sulcado, com quase 2,5 cm de comprimento.


Como Conservar as Sementes

Um problema afeta a estocagem e preocupa a todos que trabalham com este material: ele é sujeito a fungos, podridão e ataque de insetos. O armazenamento perfeito é feito em vidros fechados, impedindo a troca com ar úmido.

Leave a Comment