Como começou o plantio de açaí a descoberta


Quando a agricultura começou a ser desenvolvida?

12 mil anos atrásA princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.


Como foi o processo de descoberta da agricultura?

A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.


Porque a descoberta da agricultura mudou completamente a vida do homem Pré-histórico?

O Homem que até então era nômade,isto é,não possuía moradia,mudava se em busca de alimento.Com a descoberta da agricultura o homem passou a ser sedentário , agora possuía morradia estável pois tinha seu alimente sempre sem o medo de ele acabar e terem que se mudar novamente.Com a agricultura também veio a domesticação …


Como foi a descoberta do café?

Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária). Segundo uma das lendas, foi um pastor etíope, denominado Kaldi, quem percebeu que havia algo diferente nas plantas da região.


Qual foi a principal consequência do surgimento da agricultura?

O surgimento da agricultura possibilitou o surgimento da civilização, de modo que os grupos humanos abandonaram as suas antigas práticas nômades e passaram a se estabelecer permanentemente em regiões determinadas.


Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?

A agricultura promoveu mudanças importantes como: um rápido crescimento populacional, aumento da expectativa de vida, alimentação mais balanceada e saudável, permitiu o estabelecimento fixo de comunidades, comércio e etc.


Quem foi que descobriu o café?

Não há como provar cientificamente quem descobriu o café, mas a versão mais aceita é a lenda de um pastor chamado Khaldi. Ele notou que as cabras, depois de comer os frutos vermelho-amarelados de um tipo de arbusto, ficavam muito mais saltitantes e aguentavam acompanhar as longas distâncias percorridas.


Como era feito o café antigamente?

A colheita era feita manualmente pelos escravos, que, após essa tarefa, colocavam os grãos do café para secar em terreiros. Uma vez seco, o café era beneficiado, retirando-se os materiais que revestiam o grão através de monjolos, máquinas primitivas de madeira formadas por pilões socadores movidos a força d’água.


Onde o café foi consumido pela primeira vez?

A história da propagação do cultivo e uso do café pelo mundo é uma das mais interessantes e românticas que há. Começa no Chifre da África – na Província de Kaffa, Etiópia – , onde o cafeeiro provavelmente teve origem.


Ciclo do ouro

O ciclo do ouro teve início no final do século XVII, após jazidas do mineral terem sido descobertas na região do estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, atingindo seu auge no século XVIII.


O ciclo do diamante

Durante o século XVII, ocorreram as primeiras descobertas de diamantes na região de Arraial, atual cidade de Diamantina, em Minas Gerais. Em 1729, também foram descobertas jazidas na região do Serro do Frio, norte de Minas Gerais. A descoberta dessas jazidas levou a um grande fluxo de pessoas para essas regiões.


Serra Pelada

Desde o fim do ciclo de ouro e da exploração de diamantes, acreditava-se que não existiam mais grandes jazidas de minerais preciosos no Brasil. Isso mudou com a descoberta de ouro em Serra Pelada.


Descrição

Novas descobertas são adquiridas através de vários sentidos , e são normalmente assimiladas, mesclando-as com conhecimentos e ações pré-existentes. O questionamento é uma forma importante do pensamento humano e a comunicação interpessoal, e desempenha um papel-chave na descoberta. As descobertas são feitas muitas vezes devido a questões.


Exploração

A descoberta também pode ser usada para descrever as primeiras incursões de povos de uma cultura em outros ambientes geográficos e culturais. A cultura ocidental tem usado o termo “descoberta” em suas histórias para subtilmente enfatizar a importância na história do mundo da ” exploração “, tais como a ” Idade de Exploração “.


Entenda o que diz a teoria celular e seus principais conceitos

Uma característica comum a todos o seres vivos é a presença de pelo menos uma célula. Com o desenvolvimento da ciência e do microscópio, várias descobertas possibilitaram a construção de uma teoria celular.


O que é a teoria celular

A teoria celular diz que todos os seres vivos são compostos por células, que são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Diz também, que uma célula só pode ser originada a partir de outra célula. A teoria celular é uma área fundamental das ciências biológicas.


História da descoberta das células

A maioria das células não pode ser vista sem o uso de instrumentos. Sua descoberta está diretamente associada ao desenvolvimento dos microscópios, instrumentos formados por lentes que permitem a ampliação de imagens.


Como nasceu a teoria celular

Nos séculos XVIII e XIX, com o auxílio do microscópio, cientistas identificaram células em todos os seres vivos observados.


Microscópios – uma viagem pela célula

No século XX, com a evolução dos microscópios e das técnicas de preparo dos materiais para a observação, foi possível visualizar com mais detalhes o interior das células e constatar que elas são formadas por diversas estruturas, chamadas organelas.


A célula animal

A ilustração abaixo representa uma célula animal. Nela estão indicadas as principais estruturas que podem ser observadas com o auxílio de um microscópio. Cada estrutura desempenha um papel importante no funcionamento da célula.


As células procarionte e eucarionte

As células animais e vegetais têm núcleo, estrutura onde se localiza o material genético. Por esse motivo são chamadas de células eucarióticas ou eucariontes (do grego eu= verdadeiro; karyon = núcleo; onthos = ser).


9. Raios X

Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen estava trabalhando em seu laboratório com testes de raios catódicos quando viu um brilho estranho em uma tela que havia sido tratada anteriormente com produtos químicos.


8. Gás do riso (óxido nitroso)

Em 1799, Humphry Davy, um jovem inventor e químico inglês, decidiu usar a si mesmo como cobaia para descobrir os efeitos da inalação de gases produzidos artificialmente.


7. Sacarina

A sacarina foi um dos primeiros adoçantes artificiais a substituir de forma barata o açúcar, e foi descoberta completamente por acidente. O professor Ira Remsen dirigia um pequeno laboratório na Universidade John Hopkins, nos EUA. Em algum momento no final de 1878 ou início de 1879, uma firma de importação, a H.W.


6. Fogos de artifício

Uma das descobertas acidentais mais antigas foi feita cerca de 2.000 anos atrás, na China. Ela aconteceu quando um cozinheiro misturou enxofre, salitre (nitrato de potássio, um produto parecido com o sal de cozinha) e carvão em fogo.


5. Fornos de microondas

O microondas se tornou um ítem quase tão importante nas nossas cozinhas quanto uma geladeira ou um fogão. A praticidade e rapidez dos fornos microondas combinam perfeitamente com o estilo de vida veloz da sociedade nas últimas décadas.


4. Impermeabilizante de tecidos

Uma jovem química chamada Patsy Sherman aceitou o desafio de criar produtos úteis usando produtos fluoroquímicos quando foi contratada pelo grupo de tecnologia 3M em 1952. Sherman recebeu a tarefa de criar um material semelhante a borracha que resistisse ao combustível de aviação e, como acontece muitas vezes, descobriu algo totalmente diferente.


3. Marca-passos

O inventor Wilson Greatbatch estava trabalhando em um dispositivo para monitorar e gravar as batidas do coração humano quando cometeu um erro. Ele inseriu um transistor em seu dispositivo 100 vezes mais poderoso do que ele normalmente usaria.


Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. “A matemática foi inventada ou descoberta?”, matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/matematica-inventada-descoberta.php, acedido em 24 de Outubro de 2021.


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

N este local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Leave a Comment