Como conserva o caroço o fruto do açai

Qual é a planta responsável pela produção do açaí?

O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica, que abrange, além do Brasil:

Qual é a cor do açaí?

Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados. Mesmo sendo um fruto característico da Região Norte do país, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira, já que possui muitas propriedades nutricionais.

Por que a Bíblia diz que o Fruto Proibido é uma maçã?

Uma teoria diferente defende que o fruto proibido da Bíblia tornou-se uma maçã por causa de uma confusão. Nessa vertente, o latim malus – que significa mal – teria sido confundido com malum, maçã. Independente do significado original no texto bíblico, o fruto acabou ganhando outras representações em culturas diversas.

Qual a diferença entre açaí e polpa?

Já nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o açaí é mais considerado uma sobremesa. Sua polpa é utilizada para a produção de sorvetes, vitaminas e diversas misturas geladas que recebem o acréscimo de frutas e guloseimas para as refeições da tarde ou noite.


Conserva de frutas

1. Conserva de limão: para essa receita, além dos ingredientes, você vai precisar de um pouco de… paciência! Isso porque ela demora um tempinho para atingir o ponto ideal, já que se trata de um tempero.


Conserva de legumes

6. Conserva de batatinha: indispensável em mesas de festas, botecos e no famoso churrasquinho de domingo, a conserva de batatinha é figurinha carimbada na mesa dos brasileiros.


Conserva de temperos

19. Conserva de erva-doce: quando você ouve falar de erva-doce lembra apenas da sementinha que aparece na broa? Pois ainda tem a outra parte que você precisa conhecer dessa planta: as folhas. Com elas, você pode fazer uma conserva pra lá de original e gostosa!


Conserva de aperitivos

27. Conserva de queijo com azeite: anote aí a misturinha dos deuses: queijo de cabra, orégano, tomilho fresco, manjericão, louro, sálvia, alecrim e azeite. Depois de curtido, sirva com broa de milho e um bom vinho para acompanhar!


Como conservar coentro com preservador de ervas

Um preservador de ervas será de grande ajuda em relação a como conservar coentro e deixá-lo fresco por mais tempo. Você pode encontrar este aparato em lojas de ervas aromáticas, grandes magazines e online. Se utilizado corretamente, ele servirá para manter ervas como o coentro, o manjericão e a salsinha durante três semanas.


Coentro e sal

Se você se pergunta como conservar coentro na geladeira, anote que o sal é uma das melhores alternativas para que ele dure mais tempo. Como conservar coentro com sal? Siga estes passos:


Como conservar coentro fresco no congelador

Congelar o coentro é uma boa opção para conserva-lo por mais tempo, mas você deve fazer da maneira correta para que não o estrague ao congelar e descongelar. Guardá-lo embalado à vácuo dentro do congelador não costuma ser suficiente para que o processo de descongelamento dê certo.


Conservar coentro na água

Outro método para que você saiba como conservar o coentro é deixando os raminhos de molho em água. Como conservar coentro na água? Te contamos aqui no umCOMO:


Coentro e cúrcuma

A cúrcuma também ajuda a limpar e conservar o coentro. Para usar este método de como conservar coentro, você deve dispor de um recipiente de vidro, uma colher de cúrcuma em pó, água e, claro, seguir estes passos do umCOMO:


Conservar o coentro envolvendo em papel ou pano

Para terminar, te aconselhamos que o conserve de forma mais fácil durante uma semana ou, no máximo, 10 dias. Para isso, você deve envolvê-lo em papel alumínio ou um pano de algodão:


Fruto proibido original

Apesar de ser apresentada como maçã, essa fruta nem mesmo existia como conhecemos no período em que a Bíblia foi escrita. Ou seja, mesmo que Adão e Eva realmente tenham vivido no Jardim do Éden, seria impossível que conhecessem o fruto proibido como compreendemos atualmente.


Origem da maçã

A fim de compreender as origens desse fruto proibido, o diretor do Laboratório de Paleoetnobotânica do instituto alemão, o pesquisador Robert Spengler, realizou um estudo arqueológico com sementes preservadas.


Outras simbologias

Uma teoria diferente defende que o fruto proibido da Bíblia tornou-se uma maçã por causa de uma confusão. Nessa vertente, o latim malus – que significa mal – teria sido confundido com malum, maçã.


Como conservar o limão fresco por um mês

Para que os limões não acabem na lixeira, mantenha-os em sacos com fechamento hermético, aqueles do tipo zip lock, dentro da geladeira. O uso dos saquinhos herméticos é importante porque, soltos na geladeiras, os limões duram menos. Você encontra os saquinhos herméticos nos supermercados, e existem várias marcas deles.


Ingredientes

1 xícara bem cheia de farinha de trigo
1 xicara (chá) de acúcar
1 potinho de iogurte natural (160 g)
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sobremesa) de fermento em pó


Modo de preparo

Numa tigela, vá adicionando e misturando os ingredientes de acordo com a sequência: ovos, açúcar, iogurte, óleo, suco de limão, farinha de trigo e, por último, o fermento.
Antes de adicionar a farinha e o fermento, peneire os dois.
Coloque a massa em forminhas de papel e, depois, em forminhas de empada.
Leve ao forno preaquecido por cerca de meia hora.
Retire os bolinhos do forno e coloque a cobertura.


Propriedades nutricionais do fruto do baobá

Um estudo se refere ao fruto do baobá como uma “superfruta” pois, no seu perfil nutricional, destacam-se alguns nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos em alta proporção.


Possíveis benefícios do fruto do baobá

A presença de uma alta concentração de nutrientes e outros fitoquímicos ativos no fruto do baobá está relacionada a vários benefícios para a saúde, que vamos comentar a seguir:


Como pode ser ingerido?

O fruto do baobá é considerado um alimento básico em muitas regiões da África Central. A polpa é dissolvida em água ou leite para ser usada como bebida e molho . Além disso, é usada como agente fermentador na fabricação de cerveja local e é um bom substituto do cremor tártaro na panificação.


Existe algum risco no seu consumo?

Embora o fruto do baobá tenha sido certificado como seguro nos Estados Unidos e a Comissão Europeia tenha autorizado a sua importação como um novo alimento, os testes sobre as suas propriedades saudáveis foram realizados apenas com animais.

Leave a Comment