Como construir um carápio para loja de açai

image

Como montar uma loja de açaí com pouco dinheiro?

Para montar uma loja de açaí com pouco dinheiro você precisa de um espaço de aproximadamente 30 m² fazendo um investimento de R$10 mil. Lembrando que isso só é possível com um planejamento adequado, muita organização e paciência. Começar no mercado sem muita grana pra investir, exige um trabalho bem feito e um bom conhecimento na área de atuação.

Quais são as melhores ideias de design para lojas de açaí?

Essa sensação pode ser através de toalhas de mesa e outros acessórios que podem dar um toque moderno. Ao estar projetando uma loja de açaí, é fundamental pensar a partir do cardápio. O design do espaço deve sempre ter um vínculo com a comida que está sendo servida. Se você está procurando uma ideia de “menos é mais”, escolha um visual minimalista.

Por que abrir uma loja de açaí em praias?

Além ser saudável e gostoso, o açaí vem ajudando muita gente a pagar as suas contas e ter um bom rendimento mensal, pois o comércio deste alimento é bastante lucrativo. O preço do açaí não é dos mais baratos, por isso a margem de lucro é boa ao se abrir uma loja de açaí.

Como montar um negócio de açaí?

O primeiro passo para montar seu negócio é conhecer o mercado de açaí no Brasil. Essa frutinha roxa que parece uma jabuticaba é típica do Norte do país e cresce em cachos em uma palmeira conhecida como açaizeira.

image


Conheça Mais Sobre o Açaí

Se você próprio não é apaixonado por açaí, certamente conhece alguém que adora apreciar este alimento na dieta diária ou depois de praticar exercícios físicos intensos.


Mercado Para Montar Lojas Açaí

Os especialistas em serviços voltados para a área de saúde e bem estar afirmam que este é o melhor período para abrir uma loja de açaí, uma vez que o consumo do produto está no seu auge, o que é consequência do “boom” de pessoas interessadas em ter uma vida saudável e um corpo em forma, o que propícia à venda de produtos voltados para estas necessidades..


Como Montar Uma Loja de Açaí

Uma loja de açaí é um negócio com boa perspectiva de lucros financeiros, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, focar em abrir um quiosque ou carrinho de sucos de açaí em praias costuma trazer lucros incríveis, mas claro, em alta temporada. Ou seja, podemos dizer que a Loja De Açaí Da Lucro!


Estrutura e Equipamentos Para Loja de Açaí

A sua loja de açaí deve dispôr de um salão para os clientes consumirem o produto, banheiro e um espaço para preparação e armazenagem do estoque de insumos.


Onde Montar uma Loja de Açaí?

Como o público predominante será de jovens, procure um local de grande movimentação de pedestres, preferencialmente em centros comerciais e, se possível, com estacionamento.


1 – O que é?

Loja de Açaí é um ponto de venda do creme feito com a polpa de açaí, fruta roxa, semelhante à jabuticaba, retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro. O uso e consumo de derivados da fruta originária da região norte do Brasil virou mania entre os praticantes de atividades físicas porque vale por uma refeição.


3 – Localização

A localização de uma loja de açaí é fator fundamental para o negócio e deve estar alinhada com a estratégia, de acordo com o perfil da clientela. Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade.


4 – Exigências Legais

Para abrir uma empresa, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. Leia mais sobre este assunto no capítulo ‘Informações Fiscais e Tributárias’.


5 – Estrutura

A estrutura de uma loja de açaí é bastante simples, composta basicamente por uma área de atendimento, guarda de estoque, área de produção, além de um pequeno escritório para administração.


6 – Pessoas

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento, para uma loja de açaí de pequeno porte pode-se começar com dois atendentes e um auxiliar para a limpeza.


8 – Matéria Prima ou mercadorias

A gestão de estoques apresenta particularidades de acordo com o tipo do negócio – indústria, comércio ou prestação de serviço. De qualquer forma, deve-se buscar a eficiência nesta gestão, sendo que o estoque de mercadorias deve ser suficiente para o adequado funcionamento da empresa, mas mínimo, para reduzir o impacto no capital de giro.


10 – Automação

Investir em softwares para automatizar as empresas não é mais tendência, é uma necessidade.


1 – Tipografia

Quando bem-feita, a tipografia como decoração é sempre um sucesso. Gráficos ousados, letreiros, diagramas são maneiras divertidas (e informativas) de adicionar texto ao design de sua loja de açaí.


2 – Coloque verde

As plantas de interior estão sendo cada vez mais usadas, então decore seu espaço com muito verde. As plantas não são apenas bonitas e relaxantes, mas muitas ajudam a purificar o ar. Elas também fazem uma conexão visual para seus clientes sobre o frescor de seus ingredientes.


3 – Escolha um tema

Os restaurantes temáticos têm a reputação de serem um pouco exagerados, mas não precisam ser. Tente escolher um tema que não seja muito moderno – ele parecerá desatualizado em alguns anos.


4 – Franquia de açaí

Uma boa ideia para ter uma decoração já pronta é investir em franquias de açaí. Elas são uma grande referência em decoração, pois investem bastante dinheiro nesse quesito, tendo um espaço padronizado e bonito.


5 – Escolha algo clássico ou minimalista

Designs clássicos não tem erro, desde que combinem com o menu da sua loja de açaí. Não é porque o seu espaço conta com um produto que combina com o verão que o ambiente não possa ter uma cara mais clássica.


6 – Pense na sua localização

Para criar uma experiência centrada na comunidade no seu espaço, experimente adicionar uma mesa comum, sem televisão e com um espaço para as pessoas apenas interagirem.


7 – Iluminação

Uma boa iluminação cria um ambiente para seus clientes. Pense em que tipo de ambiente você deseja criar e como deseja que seus clientes se sintam na hora de comer.


Tenha um planejamento bem estruturado

Ao contrário do que muitos pensam, o sucesso dos empreendimentos não têm como principal fator o dinheiro investido e sim o valor que foi dado a um bom planejamento.


Corra atrás da legalização!

A legalização da loja de açaí é obrigatória, por menor que seja o seu negócio. Para isso é indicado entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para entender quais as recomendações que deve seguir.


Compre os equipamentos para sua loja de açaí

Tente optar pelos equipamentos para loja de açaí mais simples e fundamentais para seu negócio funcionar, a medida que for se desenvolvendo dá pra ir adquirindo instrumentos mais específicos e automatizados.


Faça parceria com fornecedores de confiança

Buscar por fornecedores de boa reputação vai te trazer bons frutos, porém é preciso fazer uma pesquisa bem extensa para encontrar aquele que consegue te fornecer insumos e materiais diversos a preços bem baixos.


Monte sua equipe inicial

Ainda que tenha uma loja de açaí de pequeno porte, é importante que você fique ligado na administração de tudo em relação a pagamento de tributos, lucros mensais, ticket médio e gastos.


Foque na divulgação do seu empreendimento!

A divulgação é o ponto determinante do sucesso de uma loja de açaí. Como falamos anteriormente será muito difícil se localizar em regiões com alto fluxo de pessoas e bem posicionada, por isso será necessário investir firme na sua divulgação para movimentar o seu negócio.


Faça um bom planejamento

Muitos empreendedores não dão a devida importância ao planejamento e negligenciam esse importante etapa para qualquer negócio.


Esteja preparado para lidar com a parte burocrática do negócio

Se você cumprir os passos certos para montar uma loja de açaí, ao fazer o plano de negócios, verá que terá que cumprir com as obrigações legais e se adequar às leis que regem o setor de alimentação.


Escolha uma excelente localização e capriche na estrutura

Sabemos que a localização é um dos pontos mais importantes para um negócio, principalmente quando se trata de um ponto comercial. O ideal é que seja um local com um grande fluxo de pessoas, e, no caso de uma loja de açaí, que seja próximo à praia, academia de ginástica, escolas, pontos comerciais ou condomínios.


Conheça os equipamentos necessários

Antes de mais nada, na hora de comprar os equipamentos para a loja, dê preferência para máquinas novas. Existem muitas opções disponíveis de maquinário usado, mas como se trata de coisas que não são muito caras é preferível investir em tudo novo.


Saiba quanto será necessário investir

Segundo dados do SEBRAE, o investimento é o capital necessário para começar e viabilizar o negócio até que ele possa se auto sustentar. Pode ser dividido entre:


Analise a concorrência

Esse é outro importante passo que, muitas vezes, é negligenciado pelo empreendedor – analisar a concorrência.


Inove

Agora que você já conhece bem seus concorrentes e sabe o que eles oferecem, cabe a você inovar para conseguir se diferenciar dos demais. No nicho de açaí existem muitas formas para fazer isso, como elaborar modos de preparos diferenciados e criar combinações com outros tipos de alimentos.


2. Definir o foco e a personalidade

A máxima do “não dá pra agradar todo mundo” é ainda mais importante no mundo dos negócios, principalmente quando se trata de uma loja virtual que está apenas começando.


3. Escolher o nome de sua empresa

Dependendo do tipo de negócio que você abrir, o nome que você escolher para sua empresa será de muita ou pouca importância. Como já dissemos antes, a marca é muito mais do que o nome. A personalidade, as ações e a reputação são realmente o que dará significado a ela no mercado.


4. Criar um slogan

Um slogan atrativo é um recurso muito valioso para colocar na sua bio do Twitter ou do Instagram, no cabeçalho do seu site, no seu cartão de visita ou em qualquer outro lugar onde você precise causar um grande impacto com poucas palavras.


5. Definir a identidade visual

Não dá para pensar em como criar uma marca de sucesso sem pensar na identidade visual. Depois de decidir pelo nome, é hora de pensar em como representar visualmente sua marca, ou seja, com as cores e as fontes mais apropriadas. Este passo vai ser uma mão na roda quando você for criar sua loja virtual.


6. Criar seu logotipo

Essa é uma das etapas mais esperadas por quem está começando a criar uma marca. E há uma boa razão para isso; afinal, o logotipo é a “cara” da sua empresa e vai representá-la em todas as ocasiões.


Como criar uma marca que acompanhe a evolução do seu negócio

Criar uma marca não é só fazer um logotipo ou um slogan, e o trabalho não termina quando seu negócio abre as portas.


Perguntas frequentes sobre como criar uma marca

A marca é a forma como as pessoas enxergam a empresa. Além do logotipo e do nome da empresa, ela apresenta ao público os objetivos e os valores que norteiam o negócio.


1. Atente-se à fachada da loja

Atrair o cliente e convidá-lo a entrar na loja é o primeiro passo. Por isso, a frente de loja ocupa um lugar de destaque. Ela deve ser convidativa e, ao mesmo tempo, passar confiabilidade, apresentando a identidade da sua empresa. Muitas vezes, a fachada corresponde à primeira imagem que as pessoas têm do negócio. Portanto:


2. Facilite a circulação das pessoas

Para encontrar o que deseja e ver os produtos disponíveis, o cliente precisa se locomover com facilidade no interior da loja. Um obstáculo no caminho é também um entrave às vendas. Por isso, as divisórias, os produtos, as prateleiras e os demais itens devem ser dispostos de maneira estratégica.


3. Organize os produtos por categorias

Uma loja de materiais de construção tem muitos produtos, então é indispensável que eles estejam organizados. Dessa maneira, o cliente localizará o que deseja de forma rápida e prática, os funcionários poderão se dedicar a outras atividades relacionadas à venda e a necessidade de visita ao estoque será reduzida.


4. Exponha as mercadorias da maneira correta

Para aumentar as vendas, não basta organizar as mercadorias por setores. Muitas vezes, antes de efetuar a compra, o consumidor analisa questões como marca e aparência. Logo, as faces (rótulos) dos produtos devem ser voltadas para frente e integrar o campo visual do cliente.


5. Atente-se à iluminação do ambiente

Além de organizados e expostos da maneira correta, os produtos devem ser iluminados de acordo com o local em que se encontram. Um sistema de iluminação planejado permite aos clientes visualizar as mercadorias e ler suas especificações com tranquilidade.


6. Invista na decoração

A decoração é um dos elementos mais importantes do layout. Além de tornar o ambiente agradável e atrativo, ela pode aumentar as chances de vendas.


7. Manter os produtos limpos e organizados

A limpeza é um critério bastante relevante na avaliação que um cliente faz de um ponto de venda físico. Ninguém quer se sujar ao pegar produtos empoeirados ou espirrar devido ao excesso de sujeira.

image


1 – Tipografia

  • Quando bem-feita, a tipografia como decoração é sempre um sucesso. Gráficos ousados, letreiros, diagramas são maneiras divertidas (e informativas) de adicionar texto ao design de sua loja de açaí. Os letreiros de neon com uma pegada vintage também são um grande sucesso. Tente fazer um personalizado com uma citação ou frase que reflita a cara da sua…

See more on dicasdecor.com


2 – Coloque Verde

  • As plantas de interior estão sendo cada vez mais usadas, então decore seu espaço com muito verde. As plantas não são apenas bonitas e relaxantes, mas muitas ajudam a purificar o ar. Elas também fazem uma conexão visual para seus clientes sobre o frescor de seus ingredientes. Com isso, o verde pode trazer um tom para a decoração e ainda promover funcionalidades extras. Pr…

See more on dicasdecor.com


3 – Escolha Um Tema

  • Os restaurantes temáticos têm a reputação de serem um pouco exagerados, mas não precisam ser. Tente escolher um tema que não seja muito moderno – ele parecerá desatualizado em alguns anos. Em vez disso, escolha algo que reflita seu menu ou marca e incorpore seu tema de uma maneira moderna, como algo que remeta a praia ou alguma outra época que consiga ser b…

See more on dicasdecor.com


4 – Franquia de Açaí

  • Uma boa ideia para ter uma decoração já pronta é investir em franquias de açaí. Elas são uma grande referência em decoração, pois investem bastante dinheiro nesse quesito, tendo um espaço padronizado e bonito. Há um grande portal de franquias de açaí do Brasil. Com ele, é possível conhecer as melhores marcas desse segmento e pode ser uma ótima forma de procur…

See more on dicasdecor.com


5 – Escolha Algo Clássico Ou Minimalista

  • Designs clássicos não tem erro, desde que combinem com o menu da sua loja de açaí. Não é porque o seu espaço conta com um produto que combina com o verão que o ambiente não possa ter uma cara mais clássica. É possível usar diversos elementos que vão combinar com o seu cardápio, mas que tenham um visual nostálgico. Essa sensação pode ser através de toalhas de …

See more on dicasdecor.com


6 – Pense Na Sua Localização

  • Para criar uma experiência centrada na comunidade no seu espaço, experimente adicionar uma mesa comum, sem televisão e com um espaço para as pessoas apenas interagirem. Às vezes, sua decoração decidirá por si mesma. Dê uma olhada ao seu redor e pense no que os clientes irão esperar ao entrar na sua loja. A localização fala muito por si, por isso, se estiver na praia, te…

See more on dicasdecor.com


7 – Iluminação

  • Uma boa iluminação cria um ambiente para seus clientes. Pense em que tipo de ambiente você deseja criar e como deseja que seus clientes se sintam na hora de comer. Além da sensação do ambiente, outras coisas a considerar ao escolher sua iluminação são: a eficiência energética, a segurança da equipe e se você deseja que os clientes possam obter uma boa foto de seu açaí L…

See more on dicasdecor.com

Leave a Comment