Como conta os dias citado na açao de executado

image

O executado pode não pagar no prazo de três dias e, no prazo de quinze dias, contados na forma do art. 915 do CPC, opor-se à execução por meio de embargos, independentemente de penhora (CPC, art. 914, caput).

Full
Answer


Como contar prazo na execução?

4:0817:02Suggested clip · 45 secondscitação para pagamento, contagem do prazo e ordem penhora – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como se dará a contagem do prazo de 3 dias para executado?

O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.


Como é feita a citação no processo de execução?

A citação em processo de Execução é o ato pelo qual o executado é intimado para ter ciência do processo que foi proposta em seu desfavor e convocado a integrar a relação processual, para que possa se defender ou pagar a dívida que lhe é cobrada.


Qual é o prazo para cumprimento do executado após a citação?

15 diasPois bem, regular e validamente intimado (ou citado, quando a citação for exigida), abre-se ao executado o prazo de 15 dias para adimplir a prestação perseguida (artigo 523 CPC).


Quando começa a contar o prazo de três dias do artigo 829 do CPC?

(1) O art. 829, Novo CPC, desse modo, trata do início do processo de execução. A partir da citação, então, o executado terá 3 dias para cumprir com a obrigação. O prazo, portanto, permanece o mesmo do prazo previsto no art.


O que é contagem do prazo do ato?

É a contagem de prazos processuais que estabelece o período determinado para se realizar um ato processual. Eles podem ser legais, quando estipulados por lei, ou judiciais, quando definidos por juízes.


Quais as formas de citação na execução fiscal?

É com a citação que o contribuinte/devedor passa a fazer parte do processo. No caso das execuções fiscais, o contribuinte é citado para, em 5 (cinco) dias , realizar o pagamento da dívida (com multa e juros) ou indicar bens à penhora. A citação pode ocorrer por meio de carta, oficial de justiça ou por edital.


O que é uma citação em um processo?

Ato que convoca o réu para fazer parte do processo. Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil – CPC, é chamado “citação” o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo. Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo.


Quem escolhe a forma de citação?

O juiz designará a nomeação de curador especial para representá-lo, defender seus interesses e receber citação.


O que acontece depois do mandado de citação?

Feita a citação com hora certa, o escrivão enviará ao réu carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo ciência”. Quando a citação é realizada pelo oficial de justiça, a audiência só será realizada se ambas as partes se manifestarem. O prazo para resposta do réu é de 15 dias, a serem contados a partir da audiência.


O que diz o artigo 829 do Código Civil?

Institui o Código Civil. Art. 829. A fiança conjuntamente prestada a um só débito por mais de uma pessoa importa o compromisso de solidariedade entre elas, se declaradamente não se reservarem o benefício de divisão.


O que diz o artigo 880 da CLT?

880 – O Juiz ou presidente do Tribunal, requerida a execução, mandará expedir mandado de citação ao executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas, ou, em se tratando de pagamento em dinheiro, para que pague em 48 horas, ou garanta a execução, sob pena de …

Leave a Comment