Como contrair doença de chagas através de açaí

image

Como erradicar a doença de Chagas?

A cana-de-açúcar deve ser cuidadosamente lavada antes da moagem e a mesma precaução deve ser tomada antes de o açaí ser preparado para consumo; Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.

Qual o vetor da doença de Chagas?

Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas. Em 1909, ele detectou o protozoário causador dessa doença em seres humanos, identificou o vetor e ainda descreveu a doença. Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Quem tem doença de Chagas pode doar sangue?

A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença de Chagas; Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue;

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

image


Quais são as formas de se contrair a doença de Chagas?

Transmissão: a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.


Qual é o mecanismo natural de transmissão da doença de Chagas para o ser humano?

A transmissão acontece pelas fezes do “barbeiro” depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele.


Quais são as formas de prevenção da transmissão da doença de Chagas pelo consumo de açaí e outros alimentos?

De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


Quem é o agente transmissor da doença de Chagas?

A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto. Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro.


Como a doença é transmitida?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de: Aperto de mãos. Gotículas de saliva. Espirro.


Qual é o agente causador da doença de Chagas é o agente transmissor Brainly?

Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi e é transmitida, principalmente, através da picada de um inseto conhecido como barbeiro. Em seu hospedeiro, o protozoário vive no sangue periférico e nas fibras musculares, dentre estas destacam-se as cardíacas.


O que o açaí pode causar?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Qual a relação da doença de Chagas com o alimento?

Tem-se a ocorrência da transmissão da doença de chagas por meio da deposição de fezes dos triatomíneos infectados em alimentos ou através do esmagamento do mesmo durante o processamento do alimento. As principais fontes de contaminação alimentar são açaí, suco de frutas e caldo de cana.


O que é pasteurização do açaí?

Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.


Quem é o agente transmissor?

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.


Qual é o agente etiológico?

O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.


Qual é o causador da doença de Chagas e qual é o seu reino gênero e espécie?

Tripanossomíase é qualquer doença causada pelos protozoários do gênero Trypanosoma. É uma doença parasitária que afeta o sistema cardiovascular. O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma doença que afeta milhões de pessoas e é causada por um protozoário flagelado da espécie Trypanosoma cruzi. A doença pode ser transmitida de diferentes formas, sendo a transmissão vetorial uma delas. A transmissão vetorial necessita de vetores triatomíneos, conhecidos popularmente como babeiros.


Transmissão da doença de Chagas

A doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes formas. A forma mais conhecida é a transmissão vetorial por meio de triatomíneos infectados.


Sintomas da doença de Chagas

O protozoário, após infectar o ser humano, circula na corrente sanguínea e pode acometer órgãos como o coração, esôfago e intestino. A doença de Chagas apresenta uma fase aguda e uma fase crônica. Na fase aguda, os sintomas podem ser mais leves, e algumas pessoas são assintomáticas.


Diagnóstico da doença de Chagas

A doença de Chagas é diagnosticada por meio de exames laboratoriais específicos. A depender da fase da doença, poderá ser realizado o exame de sangue parasitológico e/ou sorológico. O exame parasitológico identifica a presença de parasitos circundantes, enquanto o exame sorológico analisa a presença de anticorpos anti- T. cruzi.


Tratamento da doença de Chagas

O tratamento da doença de Chagas é feito baseando-se na fase em que a doença se apresenta e nas complicações decorrentes da infecção. Pessoas que apresentam a doença na fase aguda fazem uso do medicamento benznidazol, o qual é fornecido pelo Ministério da Saúde de maneira gratuita.


Prevenção da doença de Chagas

Como salientado, a doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes maneiras, portanto, há diferentes formas de se prevenir. No que diz respeito à transmissão vetorial, faz-se necessário evitar o contato com o barbeiro.


Carlos Chagas

Não podemos falar de doença de Chagas sem explicar quem foi Carlos Chagas. Esse pesquisador nasceu em Minas Gerais, em 1879. Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.

image


Transmissão


Sintomas

  • Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baçosão os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos. Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido i…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Evolução Da Doença de Chagas

  • Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como cardite chagásica (aumento do coração), megacólon (aumento do cólon que pode provocar retenção das fezes) e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitaç…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Diagnóstico E período de Incubação

  • O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.

See more on drauziovarella.uol.com.br


Tratamento

  • A medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue. Na fase crônica, não compensa utilizá-lo mais e o tratamento é direcionado às manifestações da doença a fim de controlar os sintomas e evitar as complicações.

See more on drauziovarella.uol.com.br


Recomendações

  1. Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas áreas…
  2. A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença de Chagas;
  3. Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue;
  1. Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas áreas…
  2. A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença de Chagas;
  3. Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue;
  4. A cana-de-açúcar deve ser cuidadosamente lavada antes da moagem e a mesma precaução deve ser tomada antes de o açaí ser preparado para consumo;

Leave a Comment