Como cultivar bromelias no pe do açai

Como cultivar bromélias em casa?

Descubra neste artigo de umComo.com.br o que deve fazer para cultivar bromélias em casa e como deve cuidar delas. O primeiro que deve saber para cultivar bromélias é que este tipo de planta cresce ao lado das árvores, mas pode se adaptar a um vaso preferivelmente de cerâmica ou plástico e com ventilação por baixo e dos lados.

Quais são os diferentes tipos de bromélias?

Neoregelia: como já mencionamos acima, entre os principais tipos de bromélias, a espécie da família das neoregelias é uma boa opção para cultivo em local de sol, e a variação nos tons das folhas é uma das principais características dessa planta.

Qual é o melhor substrato para bromélia?

O ideal é usar o substrato específico para bromélias, o qual encontramos facilmente nos comércios para jardinagem. O pH de cultivo fica em torno de 5,8 a 6,3, mas estudos feitos com a bromélia Alcantarea mostraram que , no caso específico da espécie, seu melhor desenvolvimento é com substrato com pH 7,1.

Quais são os benefícios da bromélia para a saúde?

Foto de Raquel Patro Bromélias possuem folhas super absorventes, muitas delas, se alimentam mais pelas folhas do que pelas raízes. Isso é uma grande vantagem, permitindo lindos resultados com uma boa adubação foliar, mas ao mesmo tempo traz uma maldição.

¿Cómo cultivar esquejes de bromelia?

¿Qué tipo de suelo necesitan las bromelias?

¿Dónde plantar la lengua de los caballos?

¿Qué temperatura soporta la bromelia?

¿Qué suelo usar para bromelias?

¿Cómo se llama la planta de la piña?

¿Dónde se encuentra la planta Catopsis?

See more


Qual adubo para bromélia?

Adubação: para estimular o crescimento das folhas e flores, procure adubar a planta a cada 15 dias, com um NPK 4-14-8, adubo foliar ou com um produto específico para bromélias. Temperatura: por serem plantas que apreciam o calor e umidade, prefira cultivá-las em ambientes ventilados com temperatura entre 15° e 25 °C.


O que fazer para as bromélias florir?

Pode-se induzir o florescimento como os cultivadores de abacaxi. Isto é, através da aplicação no centro da roseta de um ácido que libera etileno. Daí vem a crença de que colocando uma maçã junto à uma bromélia ela florescerá, pois, quando a maçã amadurece ela destila etileno.


Como cuidar de uma bromélia no vaso?

Para garantir que suas bromélias cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como:Evitar os pesticidas e fungicidas. … Observar a temperatura e a umidade do ar. … Cuide para a planta não cair. … Coloque um pires de borda alta embaixo do vaso. … Não é necessário trocar a água. … Faça mudanças de forma gradual.


Como plantar e cuidar de bromélias?

3:046:01Suggested clip · 60 secondsCOMO CUIDAR DE BROMÉLIAS – DICAS DE COMO CULTIVARYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer substrato para bromélias?

Um substrato bom é aquele com boa capacidade de retenção de água. Algumas dicas são: terra vegetal com areia, húmus de minhoca, pó de fibras de coco; ou substrato de fibra de coco com esterco bovino em partes iguais; ou ainda, para as espécies epífitas, não é necessário substrato.


Quais são os tipos de bromélias?

Tipos de Bromélia: Cultive a espécie de sombra para ambientes internosBromélia Aechmea. A Bromélia Aechmea é uma das espécies mais vendidas no mercado. … Bromélia Vriesea. … Bromélia Neoregelia Lulita. … Bromélia Ananas Comosus.


Quanto tempo dura a flor de uma bromélia?

As flores duram por pelo menos seis meses, algumas exalam uma suave fragrância, que se sente a considerável distância. A bromélia está cada vez mais popular no paisagismo tropical e contemporâneo.


Quando a flor da bromélia morre?

Em geral, ela permanece florida de dois a três meses assim que lança o pendão floral. Depois, a planta morre, mas deixa seus rebentos (brotos) para perpetuar a espécie. As bromélias menores, que florescem e morrem após florirem, deixam seus brotos de onde uma nova bromélia nascerá.


Por que as bromélias estão com pontos amarelos?

Sabe-se que a bromélia recebeu sol demais quando as folhas começam a amarelar, o verde fica mais claro, podendo, em casos graves, ficar ressecadas e queimadas.” “As pragas mais comuns às bromélias também são as mesmas das outras plantas ornamentais, como cochonilhas, pulgões, aranha vermelha, lesmas e lagartas.


Qual a melhor época para plantar bromélias?

Na grande maioria das vezes, no verão. É possível encontrar adubos específicos para bromélias. Eles garantem um melhor desenvolvimento. A respeito da temperatura, as bromélias apreciam índices de umidade associados a locais ventilados.


Como plantar uma bromélia na Terra?

Como plantar bromélias: o substrato de cultivoSubstrato de fibra de coco e esterco. … Substrato com terra, areia, humus de minhoca e pó de fibra de coco ou cascas. … Bromélias epifitas não usam substrato. … Substrato para as sementes. … Casca de coco precisa ser lavada antes do uso.


Como plantar mudas de bromélias?

2:144:05Suggested clip · 60 secondsNô Figueiredo Ensina Como Tirar Muda e Plantar Bromélia – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Abrigo para sapos

Sapos podem viver dentro da roseta por longos períodos, portanto não se assuste se vir algum desses animaizinhos em sua planta, eles são extremamente importantes para o ecossistema.


Flores comestíveis: 10 espécies para você conhecer

As flores comestíveis estão fazendo cada vez mais sucesso nos pratos brasileiros. Além da sua capacidade ímpar de enfeitar o ambiente são ótimas para consumo.


Lavanda: Como Cultivar, 5 Principais Tipos e Benefícios

Nesse artigo nós vamos mergulhar no mundo da lavanda, descobriremos os benefícios, produtos feitos com ela, ensinarei como cultivar a lavanda, e muito mais.


Como Cultivar Manacá-da-Serra e 8 Inspirações Incríveis de Uso

O manacá-da-serra é uma planta muito conhecida na fauna brasileira. Na Serra do Mar a caminho do litoral com certeza já notou as flores dessa árvore. Saiba mais


¿Cómo cultivar esquejes de bromelia?

Vigile los esquejes en la base de la planta y cuídelos hasta que sean lo suficientemente grandes para separarse de la planta madre. Para eliminarlas, córtalas de la matriz y luego colóquelas en una mezcla de musgo esfagno o en cualquier medio bien drenante. Estos esquejes de bromelia requieren el mismo cuidado que la planta madre. Tan pronto como el esqueje forme una taza, es importante mantenerla llena de agua para que la nueva planta reciba la humedad adecuada. El cultivo de bromelias es un hobby gratificante que puede continuar durante años si se cosechan los esquejes.


¿Qué tipo de suelo necesitan las bromelias?

En general, los suelos comunes no les sientan bien a las bromelias, pero al haber tantas variedades, las condiciones del mismo son diferentes según el tipo de planta. Hay que tener en cuenta que en la llamada “variedad terrestre” ( parecida a la piña) lo mejor es mezclar a partes iguales sustrato orgánico para siembra y sustrato corriente, con una parte de perlita o arena; el objetivo es formar un suelo con un alto grado de drenaje porque estas bromelias necesitan más agua de lo normal.


¿Dónde plantar la lengua de los caballos?

Si pertenecen a la variedad “no terrestre” o “epífita”, quiere decir que crece sobre otras plantas, y normalmente las encuentras en el vivero sobre un pequeño tronco de madera o en macetas. Puedes trasplantarla a una maceta, pero tiene que tener agujeros, no sólo en la base sino también por toda la maceta, ya que etas plantas necesitan aire; este tipo de macetas se venden en los viveros, o si eres un poco apañado, puedes hacerle tú los agujeros.


¿Qué temperatura soporta la bromelia?

Las bromelias no soportan las heladas y necesitan temperaturas entre los 20⁰C y los 35⁰C. Por lo que en invierno debes considerar pasar tu planta a una habitación que tenga mucha luz y sea cálida.


¿Qué suelo usar para bromelias?

A las bromelias epífitas también les viene bien un sustrato a base de trozos de árbol descompuesto, carbón vegetal, cascara de arroz y perlita. Otro suelo que les puedes proporcionar es a base de tierra vegetal, arena y turba rubia a partes iguales.


¿Cómo se llama la planta de la piña?

Ananas: Las ananas comosus -la piña- es la planta de ananas más conocida. En las áreas tropicales, se utilizan plantas de ananas (piña) para hacer setos fuertes y seguros.


¿Dónde se encuentra la planta Catopsis?

Catopsis: Estas plantas epifitas con hojas suaves, sin espinillas y verdes se encuentran creciendo desde Florida y las Antillas hasta Sudamérica tropical.


Algumas dicas para ter sucesso com suas bromélias

1. Se as folhas novas são mais longas em relação às mais antigas, o local de cultivo tem sombra demais.
Também se a cor das folhas fica somente verde, perdendo o colorido.


Como plantar bromélias – luminosidade

As bromélias espinhentas, rígidas e de folhas estreitas, folhas cinzentas, avermelhadas ou com centro avermelhado são as que apreciam mais luz.
Portanto, estas podem receber sol direto pela manhã ou fim da tarde.


Adubação em bromélias – como proceder

Devemos cuidar para não usar fertilizantes com boro, cloro ou fósforo em excesso, é o principal item na parte de adubação de reposição das bromélias.
As plantas têm a capacidade de absorver com rapidez os nutrientes.


Formas de cultivo

Se você preferir plantar sua bromélia em vaso, escolha um que seja pesado. A bromélia em si já é pesada, e acrescente a isso o peso da água que ela acumula. Se ela ficar em vasos leves, a chance de tombar é muito grande. Vasos de cerâmica ou de barro são os ideais.


Clima e iluminação

As bromélias preferem temperaturas entre 15 a 25ºC e locais com umidade elevada. De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, cada espécie tem sua necessidade específica por luz. No entanto, bromélias que têm folhas mais estreitas, rígidas, que são acinzentadas ou avermelhadas geralmente apreciam mais horas de sol.


Solo

As bromélias não são muito exigentes com substrato. Um substrato bom é aquele com boa capacidade de retenção de água. Algumas dicas são: terra vegetal com areia, húmus de minhoca, pó de fibras de coco; ou substrato de fibra de coco com esterco bovino em partes iguais; ou ainda, para as espécies epífitas, não é necessário substrato.


Mudas e plantio

As mudas de bromélias aparecem ao lado da planta mãe. Embora seja tentador querer tirar as mudas assim que aparecem, é preciso esperar elas atingirem de um terço a metade do tamanho da mãe, para que se desenvolvam bem.


Floração

Infelizmente as bromélias florescem apenas uma vez. Cada espécie tem seu tempo, mas após esse evento encantador, aparecem diversos brotos em suas laterais. Assim, ela encerra seu ciclo de vida, mas deixa seus descendentes.


Como cuidar de bromélias orgânicas

Para manter sua bromélia longe de pragas e doenças, dê atenção especial a elas. São muito sensíveis a inseticidas e fungicidas, pois absorvem as substâncias muito fácil pelas folhas, então qualquer método de controle deve ser feito com moderação e cuidado, a fim de se resolver o problema e não criar outros.


Dependendo da espécie, você pode tê-la dentro de casa, em vaso ou jardim vertical, ou no seu quintal

A bromélia não é uma só planta, mas sim, uma família de plantas chamada bromeliaceae. Elas são tropicais, exuberantes, com uma floração duradoura e colorida. Pensando em cultivar uma bromélia na sua casa? Então, conheça mais sobre essa planta agora.


Características gerais

As bromélias foram assim nomeadas no século 17 pelo explorador e botânico francês Charles Plumier, em homenagem ao botânico sueco Olof Bromelius. Mas, séculos antes disso, foram chamadas de karatas pelos nativos das Antilhas, onde foram descobertas.


3 Tipos de bromélia para ter no jardim de casa

São cerca de 3.170 espécies de bromélias catalogadas, distribuídas em 58 gêneros. No Brasil são 44 gêneros e cerca de 1.290 espécies, mas esse número continua crescendo conforme os pesquisadores vão encontrando novas.


As bromélias e o mosquito da dengue

As bromélias que vivem ao ar livre acumulam água das chuvas na base de suas folhas, e essa água serve como alimentação e hidratação da planta, e não precisa ter medo de que vire um foco de mosquito da dengue, pois o mosquito não é atraído por essa água. Então, pode cultivar a bromélia no quintal sem medo.


Dicas gerais de cultivo

O substrato bom para essa planta é aquele rico em matéria orgânica e permeável. Ela prefere meia sombra e irrigações periódicas. A bromélia sobrevive melhor em ambientes mais quentes, já que é uma planta tropical. Por isso, pode ter problemas e até morrer se ficar no frio.


Dúvidas frequentes – FAQ

Quando o assunto é essa planta de origem tropical, é preciso compreender que há diferentes tipos de bromélias, e para facilitar a compreensão reunimos os principais tipos e suas características, assim dá para escolher a espécie ideal de acordo com as peculiaridades do local de cultivo, evitando que a planta morra por conta de uma escolha errada.


Como cuidar e cultivar bromélia?

O cultivo da bromélia costuma trazer muitas dúvidas e a principal delas é em relação ao seu definhamento após a floração, o que muitas vezes caracteriza a morte da planta.


Dicas de decoração com bromélias

Algumas espécies de bromélias podem ser cultivadas em vasos, e isso permite que a planta seja mantida dentro ou fora de casa, de acordo com as caracteríticas de cada espécie.


¿Cómo cultivar esquejes de bromelia?

Vigile los esquejes en la base de la planta y cuídelos hasta que sean lo suficientemente grandes para separarse de la planta madre. Para eliminarlas, córtalas de la matriz y luego colóquelas en una mezcla de musgo esfagno o en cualquier medio bien drenante. Estos esquejes de bromelia requieren el mismo cuidado que la planta madre. Tan pronto como el esqueje forme una taza, es importante mantenerla llena de agua para que la nueva planta reciba la humedad adecuada. El cultivo de bromelias es un hobby gratificante que puede continuar durante años si se cosechan los esquejes.


¿Qué tipo de suelo necesitan las bromelias?

En general, los suelos comunes no les sientan bien a las bromelias, pero al haber tantas variedades, las condiciones del mismo son diferentes según el tipo de planta. Hay que tener en cuenta que en la llamada “variedad terrestre” ( parecida a la piña) lo mejor es mezclar a partes iguales sustrato orgánico para siembra y sustrato corriente, con una parte de perlita o arena; el objetivo es formar un suelo con un alto grado de drenaje porque estas bromelias necesitan más agua de lo normal.


¿Dónde plantar la lengua de los caballos?

Si pertenecen a la variedad “no terrestre” o “epífita”, quiere decir que crece sobre otras plantas, y normalmente las encuentras en el vivero sobre un pequeño tronco de madera o en macetas. Puedes trasplantarla a una maceta, pero tiene que tener agujeros, no sólo en la base sino también por toda la maceta, ya que etas plantas necesitan aire; este tipo de macetas se venden en los viveros, o si eres un poco apañado, puedes hacerle tú los agujeros.


¿Qué temperatura soporta la bromelia?

Las bromelias no soportan las heladas y necesitan temperaturas entre los 20⁰C y los 35⁰C. Por lo que en invierno debes considerar pasar tu planta a una habitación que tenga mucha luz y sea cálida.


¿Qué suelo usar para bromelias?

A las bromelias epífitas también les viene bien un sustrato a base de trozos de árbol descompuesto, carbón vegetal, cascara de arroz y perlita. Otro suelo que les puedes proporcionar es a base de tierra vegetal, arena y turba rubia a partes iguales.


¿Cómo se llama la planta de la piña?

Ananas: Las ananas comosus -la piña- es la planta de ananas más conocida. En las áreas tropicales, se utilizan plantas de ananas (piña) para hacer setos fuertes y seguros.


¿Dónde se encuentra la planta Catopsis?

Catopsis: Estas plantas epifitas con hojas suaves, sin espinillas y verdes se encuentran creciendo desde Florida y las Antillas hasta Sudamérica tropical.

Leave a Comment