Como cultivar o açai

image

Como Plantar Açaí em Casa: 1. Passo: Primeiramente você deve encontrar um local com características necessárias para o desenvolvimento do pé de açaí, o seu pé de sair irá se desenvolver mais adequadamente se for exposto a luz solar intensa, com uma temperatura de aproximadamente 15º e 32º C, sendo que essa nunca deve ser inferior a 10ºC.

Full
Answer

Quais são as variedades de agrião?

As variedades mais conhecidas são o agrião comum ou agrião d’água e o agrião de jardim.

Qual a melhor adubação para a cultura do açaí?

Caso seja detectada alguma deficiência nutricional, uma nova adubação deverá ser realizada. Se houver ausência de micronutrientes, faça adubação foliar. Para mais dicas de solos, sistemas de plantio e adubação para a cultura do açaí, acesse esses livros sobre a cultura do açaí e o seu sistema de produção . Tabela 1.

Quais são as espécies de açaí que podem ser plantadas?

Propaga-se por semente ou por separação dos rebentos que nascem na sua base e deve ser plantado com espaçamentos de cerca de quatro metros. A espécie a plantar deve também ser escolhida pois existe açaí roxo, sangue de boi, branco, açaí espada é açaí açu. Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Qual é a cor da polpa do açaí?

A cor da polpa do açaí roxo é o que denomina o líquido extraído deste fruto: vinho de açaí. Já quanto ao açaí branco, o suco extraído tem uma cor creme-claro. O vinho de açaí, como nós sabemos, é uma bebida altamente calórica e, por isso, energética, bastante consumida no Brasil – de diversas formas.

image


Cultivar aipo: saiba mais sobre a taxonomia

O aipo pertence à família das apiáceas tais como outras culturas como: cenouras, salsa, coentros, funcho, cerefólio, etc. Dentro do género Apium, a espécie Apium graveolens é a única que é cultivada.


Um pouco sobre a origem e história do aipo

A maioria das espécies do género Apium tiveram origem no continente americano com exceção do aipo silvestre que teve origem no mediterrâneo. Existem registos bastante antigos que davam conta da utilização das sementes desta cultura na preparação das múmias.


Saiba um pouco mais sobre a morfologia desta cultura

A espécie Apium graveolens é normalmente bienal e possui um ciclo cultural anual. Quanto à raiz, esta caracteriza-se por ser pivotante ou seja apresenta uma raiz principal, a partir do qual saem raízes de pequenas dimensões que se ramificam (raízes secundárias).


As principais cultivares do aipo

Existem dois grandes grupos de cultivares: (1) verdes e as (2) autobranqueadoras ou douradas. Estas últimas são mais precoces, com menos vigor e menos espessura do que as cultivares verdes.


Principais condições de cultivo: como cultivar aipo

Para cultivar aipo garanta que o solo seja profundo, com uma boa drenagem e com um teor de humidade estável. Adapta-se bem a solos com texturas diversas, no entanto, adapta-se melhor a solos de textura ligeira ou franca.


Garanta uma boa preparação do solo

A preparação do solo antes de iniciar o cultivo de aipo é fundamental para que as plantas consigam crescer e desenvolver-se corretamente, especialmente para assegurar uma boa drenagem do solo (fator fundamental para o sucesso deste cultivo).


Garanta os nutrientes necessários à cultura

Em termos nutricionais, a cultura do aipo é bastante exigente. No entanto, dado que o aipo é sensível à salinidade deve evitar a aplicação (especialmente em viveiro) de adubos muito solúveis pois as plântulas podem ressentir-se. O aipo é sensível às carências de nutrientes como o magnésio e o boro, assim como excesso de calcário.


Origem dos antúrios

Os antúrios são originários de uma área relativamente pequena de florestas tropicais localizadas entre o sudoeste da Colômbia e o noroeste do Equador.


Curiosidade

No exterior os antúrios são conhecidos como “flamingo flower” (tradução direta: “flor flamingo”), isso é devido ao animal de nome flamingo, parece que eles encontraram uma semelhança entre eles.


Como cuidar de antúrios

Agora que você já sabe um pouquinho sobre eles, conhece sua origem, seu habitat natural e as diversas cores que podem ter, vou te ensinar como cuidar de antúrios.


Temperatura ideal

Como mencionado no tópico sobre a “Origem”, essa planta é proveniente de florestas tropicais onde o limite mais baixo de temperatura pode chegar a aproximadamente 5ºC e o mais alto de 35ºC a 40ºC.


Tratos culturais

De tempos em tempos, é interessante fazer a limpeza do antúrio, retirando as hastes das inflorescências florais que já secaram, cortando as folhas secas, dividindo as mudas em diferentes vasos.


Antúrios são tóxicos?

Pouca gente sabe sobre isso, mas todas as partes do antúrio são tóxicas se o látex dentro deles for ingerido. Pequenos animais e crianças são os mais vulneráveis a essa toxina.


Conclusão

Através desse vídeo você aprendeu como cuidar de antúrio. Viu quais os tratos culturais precisam ser feitos, a iluminação ideal, aprendeu sobre rega e como preparar um bom solo para sua planta.

image

Leave a Comment