Como de açai na mesa

Quais são os benefícios de ter bons modos à mesa?

Ter bons modos à mesa pode causar uma boa impressão nos presentes, além de deixar todos felizes e confortáveis durante a refeição. Abaixo, compilamos algumas coisas para você se lembrar enquanto aproveita a comida e se diverte com amigos e familiares.

O que fazer quando o anfitrião não está na mesa?

Não tente se esticar sobre a mesa para pegar mais comida; neste caso, peça com educação para alguém. [5] Se houver pão na mesa, corte alguns pedaços e ofereça para a pessoa à sua esquerda antes de passar a tábua para a direita. Espere o anfitrião para começar a comer. Se não houver anfitrião, aguarde o convidado de honra para começar a comer.

Quais são as regras de etiqueta à mesa?

Pense nos outros que estão à mesa, antes de se servir Passe os olhos sobre o alimento e calcule, mentalmente, quantas porções há para cada pessoa. Por exemplo, se você visualizar cerca dez bifes e estiverem oito pessoas à mesa, sirva-se somente um, mesmo que seja pequeno.


1. Forre o seu colo com um guardanapo de tecido

Antes de mais nada, assim que se sentar você deve pegar o guardanapo de tecido e colocá-lo no seu colo. Você deve o utilizar para limpar e secar os lábios.
Se for grande, o deixe dobrado ao meio, caso contrário o abra todo antes de colocar no colo.


3. O Anfitrião deve aguardar todos estarem servidos para iniciar a sua refeição

O anfitrião é o último a comer, sendo seu dever convidar a todos que iniciem a sua refeição. O anfitrião só deve terminar a sua refeição após todos os convidados terem finalizado a deles.


4. Preste atenção na quantidade de comida e de pessoas

Você deve pensar na quantidade de pessoas que estão sentadas à mesa. Procure ver quantas porções possuem para cada pessoa.
Assim, você deve se servir apenas com a quantidade suficiente para que todos se sirvam.


5. Não pegue muita comida de uma vez só

Pegar uma quantidade pequena de comida é uma regra de etiqueta à mesa. Você pode ir se servindo aos poucos e até mesmo repetir.
Mas, nunca deixe comida transbordando do seu prato, isso é falta de educação.


6. Não coloque os braços e cotovelos na mesa

Uma das principais regras de etiqueta à mesa é que apenas o seu punho deve encostar na mesa na hora de comer
Os seus cotovelos devem se manter o tempo inteiro encostados no corpo.


7. Saiba usar corretamente os talheres

De acordo com a etiqueta à mesa, o garfo é utilizado na mão direita e na mão esquerda quando utilizado de talher auxiliar para a faca, ao se cortar os alimentos. A faca é utilizada somente na mão direita.


8. Pegue pedaços pequenos

Primeiro, é importante que você corte a comida em pequenos pedaços, conforme for comendo. Assim, você evita ficar muito tempo mastigando e pode conversar com mais facilidade sem estar com a boca cheia.


1. Mastigue de boca fechada

Eu nem precisaria colocar esse item tão essencial na lista. Infelizmente, ainda se vê por aí uma pessoa ou outra expondo o bolo alimentar para quem quiser ver.


3. Coloque o guardanapo de tecido no colo

Antes, desfaça as dobras até que fique dobrado ao meio se for grande, ou todo aberto ser for menor. Use-o constantemente para manter os lábios secos e limpos.


4. Use adequadamente os talheres

Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Se você tem muita dificuldade em comer com a esquerda, então coloque a faca na posição de descanso e pegue delicadamente o garfo com a mão direita. E vá fazendo essa troca até o final da refeição.


6. Dê garfadas pequenas

Assim você não precisará dar uma pausa muito grande até engolir o alimento para poder conversar. Não é feio falar com alimento dentro da boca (isso se você consegue falar sem cuspir), mas com a boca cheia, sim.


8. Pense nos outros que estão à mesa, antes de se servir

Passe os olhos sobre o alimento e calcule, mentalmente, quantas porções há para cada pessoa. Por exemplo, se você visualizar cerca dez bifes e estiverem oito pessoas à mesa, sirva-se somente um, mesmo que seja pequeno. Mesmo que haja trinta bifes, tenha em mente a regra anterior e você não vai errar.


13. Não corte a massa

Se é você quem vai preparar o talharim, o espaguete, ou outra massa longa, cozinhe-a inteira e al dente. Na hora de comer não a corte. Na verdade, se for servi-la como único prato, você nem precisa colocar faca na mesa. A massa é comida com garfo.

Leave a Comment