Como descrever uma proposta de açao pedagogica

image

Fundamental em qualquer instituição educativa, a proposta pedagógica é a linha orientadora de todas as ações – da estrutura curricular aos mecanismos de gestão – de uma escola. Grosso modo, é ela que define e reflete a identidade da instituição, bem como a forma como esta se relacionará com a comunidade em que se insere.

Full
Answer

Como elaborar uma proposta pedagógica?

Segundo o marco, a ideia é que a proposta seja elaborada, gerida e quando necessário, revisada, de forma colaborativa, envolvendo representantes de todos os setores da comunidade escolar. A proposta pedagógica pode ser o insumo para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Quais são as principais características da proposta pedagógica?

Por isso, a proposta pedagógica deve contemplar tanto aspectos de gestão, quanto pedagógicos que definam, por exemplo, como a organização do conhecimento pode avançar para além da lógica de “disciplinas” e de turno (onde reside o saber formal) e contraturno (onde se dão oficinas complementares).

Qual é a proposta pedagógica da escola?

Embora atuando em regiões diferentes e seguindo modelos educacionais distintos, ambas atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade.

Qual a importância da proposta pedagógica e do planejamento escolar?

Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para Álvarez, o ideal é que o documento seja o resultado de reflexão coletiva.

image


Como elaborar uma proposta de trabalho pedagógico?

O primeiro passo para uma promoção eficiente de uma proposta pedagógica é promover a inclusão de espaços para a discussão. Essa troca de ideias, por meio de um debate saudável, deve incluir tanto a equipe de funcionários do colégio quanto os pais e responsáveis dos estudantes (além, é claro, dos próprios alunos).


Quais são as propostas pedagógicas?

A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.


Como elaborar uma proposta pedagógica para a educação infantil?

As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos, que nas interações, relações e práticas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,aprende, observa,experimenta, narra, …


Qual a proposta da creche?

Incentivar o ato de brincar do bebê e da criança, reconhecendo-o como forma de constituição da subjetividade através da expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Articular atividades que exijam concentração e/ou orientação com atividades mais livres e espontâneas.


Quais as novas propostas para a educação básica?

O que influencia o climaRelacionamento interpessoal entre professores e alunos, corpo gestor e docentes e entre gestores e alunos.Articulação entre os professores das diversas disciplinas.Capacidade de liderança do gestor.More items…


Quais são as principais ações pedagógicas elaboradas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aulaEducação digitalizada. … Empoderamento do aluno. … Socialização. … Conscientização. … Interdisciplinaridade. … Aprendizagem compartilhada. … Atividades em grupo. … Integrações culturais.More items…


Qual é a proposta da Educação Infantil?

O trabalho segue a concepção de que a criança tem o direito de se apropriar de todas as linguagens, não apenas a escrita, mas também a oral e a corporal. Sempre partindo das brincadeiras e das interações, essenciais para a comunicação na primeira infância.


Quais os princípios que devem ser respeitados em todas as propostas pedagógicas de Educação Infantil?

Princípios As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: ✓ Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.


Quais são os elementos que compõem a proposta pedagógica curricular?

A Proposta Pedagógica Curricular é composta dos seguintes elementos: • Calendário escolar; • Matriz curricular; • Ementa de conteúdos; • Metodologia de ensino; • Carga horária de cada curso; • Planos de curso; • Planos de estágio; • Ambientes, espaços materiais a serem utilizados para implementação da proposta …


Proposta pedagógica

A proposta pedagógica pode ser o insumo para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Contudo, é fundamental que este instrumento não fique restrito à escola e sim seja compreendido pela comunidade onde a escola está inserida.


Elaboração do currículo

Como explanado anteriormente, a Educação Integral prevê que o currículo integre os saberes acadêmicos com os saberes comunitários, compreendendo, por exemplo, que um feirante ao vender suas frutas e legumes conheça com propriedade uma série de saberes acadêmicos.


Currículo transdisciplinar

Nessa perspectiva, é possível transcender o conteúdo estanque e a classificação dos estudantes em séries ou em classes e adotar uma abordagem transdisciplinar no currículo e na gestão do conhecimento.


Para oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade na definição das metas

O que faz uma escola ser bem-sucedida? Como uma escola estadual do interior de Santa Catarina conseguiu dobrar de um ano para o outro a jornada de todos os alunos de2ª, 3ª e 4ª sériescom sucesso? Qual a receita de uma escola particular criada há 40 anos na capital de São Paulo para permanecer atual a ponto de ser considerada um centro de referência? Embora atuando em regiões diferentes e seguindo modelos educacionais distintos, ambas atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento.


Pequena Constituição

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência.


Revisão periódica

Geralmente feito no início do ano ou do semestre para abranger todo o período, o planejamento pede acompanhamento constante, na opinião de Madalena. O trabalho deve ser reavaliado em reuniões quinzenais com a participação de toda equipe e sob a liderança do coordenador.


Inglês, Informática e Dança

A próxima tarefa era planejar o ano letivo com base no questionário respondido pelos pais. Eles queriam que a escola oferecesse ensino mais amplo – como língua estrangeira – já que não podiam pagar cursos extras.


Currículo integrado

As diretrizes do ensino são dadas pelo colegiado de cinco diretores pedagógicos. Eles acompanham o andamento em cada área e avaliam, junto com os professores, se o plano está cumprindo as metas gerais. A espinha dorsal do planejamento é atualizada com base nessas avaliações.


1. Metodologia de ensino

As metodologias de ensino fazem parte da proposta pedagógica de uma instituição. Elas revelam a forma que a escola leva adiante o seu processo de ensino-aprendizagem, quais ferramentas utiliza e como o conteúdo é passado ao aluno.


2. Práticas educativas adotadas

A proposta pedagógica também deve ser avaliada na prática do ensino. Quais atividades desenvolvidas na escola, como ela lida com questões como tecnologia e ensino de outras línguas?


4. Rotina da instituição

Por fim, vale conferir a rotina da instituição para saber se ela aplica, na prática, o que prega em sua metodologia de ensino e proposta pedagógica. Também vale a pena conversar com pais de alunos, pois eles poderão dar uma visão mais real do dia a dia da instituição.


O que é proposta pedagógica?

A proposta pedagógica nada mais é do que a identidade da escola. Ou seja, é o que estabelece as diretrizes básicas, a metodologia e a linha de ensino escolhida pela instituição. Ela diz respeito a toda a sua personalidade e valores.


As principais propostas pedagógicas da Educação Básica

Mesmo com autonomia para desenvolver a sua própria proposta pedagógica, as escolas não podem esquecer as competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas estabelecem as aprendizagens que devem estar presentes durante o Ensino Básico.


O que deve compor a proposta pedagógica?

Agora que você já conhece as principais linhas pedagógicas, consegue visualizar melhor do que é feita uma proposta pedagógica. Em primeiro lugar, é importante promover espaços de colaboração para que todos façam parte do processo, como professores, famílias e, principalmente, alunos.


Por que é importante conhecer a proposta pedagógica da escola do seu filho?

Como você já entendeu, a proposta pedagógica é a identidade da escola. Ela diz como será a relação com toda a comunidade escolar e afeta diretamente na qualidade do ensino na sala de aula e satisfação dos responsáveis e alunos.


O que é plano de ação pedagógico?

O plano de ação pedagógico é o documento que apresenta as diretrizes a serem seguidas por todos na escola. Ele mostra os problemas atuais e as metas a serem alcançadas. Além disso, determina como o trabalho será monitorado, indicando os ajustes necessários e o que já está dando certo.


Por que o plano de ação pedagógico é importante?

Dentro desse conceito apresentado, fica claro que esse documento é importante. Você já deve ter o seu na escola em que trabalha. A questão é: será que ele é realmente relevante? Sim, desde que atenda às exigências mínimas de qualidade.


O que são soluções pedagógicas complementares?

Uma solução pedagógica complementar consiste na implementação de práticas educacionais que impulsionam o desenvolvimento dos alunos. Para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso que a escola proponha ações que visem ao processo contínuo de fortalecimento da equipe pedagógica e formação continuada dos professores.


Como escolher uma solução pedagógica complementar para sua escola?

É preciso atentar aos objetivos a serem perseguidos para que as soluções complementares sejam escolhidas da forma correta. Caso contrário, podem deixar de atender ao que sua escola precisa.


Por que adotar uma solução pedagógica complementar? Veja 5 motivos

Agora que você entendeu como a solução pedagógica complementar está vinculada ao plano de ação da escola, chegou o momento de saber por que vale a pena adotar essa iniciativa. A seguir, listamos os principais benefícios que justificam essa decisão. Então, que tal conferir para fazer sua escola melhorar ainda mais?


1 – Métodos de ensino

É simples: nem só de brincadeira e diversão vivem as crianças! Quando o assunto é escola, o papo tem que ser levado a sério tanto pelo pais como pelos professores, que precisam elaborar estratégias e projetos específicos para as aulas.


2 – Verificar recursos

Não é nenhuma novidade que a participação dos pais na vida acadêmica dos filhos, além de garantir um melhor desempenho, também os motivam. Estudos apontam, inclusive, que o incentivo dos pais é um dos principais fatores que influenciam positivamente no rendimento escolar.


3 – Consultar outros pais

Como já diz o senso comum, a melhor propaganda é o boca a boca. E em relação às instituições de ensino não poderia ser diferente. Se algo estiver errado ou possuir um caráter duvidoso, os pais que possuem filhos matriculados na escola certamente saberão.


4 – Acompanhar a rotina

Ver com os próprios olhos: essa permanece sendo uma alternativa eficiente na hora de escolher uma instituição de ensino para os filhos. Ir até a escola a fim de conhecer a proposta pedagógica é um dos meios mais seguros de avaliar o método de ensino, assim como demais aspectos da instituição.


5 – Conversar com coordenadores

Um diálogo aberto e franco com os coordenadores pode esclarecer muitas dúvidas. E a verdade é que esses profissionais estão lá também para orientar os pais, explicando todo o processo referente à vida estudantil dos alunos.


1. Planificação

O maior desafio da educação nos días de hoje, é fazer com que os nossos alunos aprendam o que realmente queremos que eles aprendam em nossas aulas, e para que isso possa acontecer, o professor deve planificacar a sua aula, e para que o planejamento de aula se torna um instrumento que garanta a aprendizagem dos nossos alunos.


2. Aplicação

O alinhamento construtivo se fundamenta obviamente no construtivismo, pois, esta é a base para se pensar o ensino, e na teoria do corrículum que traz o princípio do alinhamento para a sala de aula.


3. Instrumento de avaliação

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos nós que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e práticas educativas.

image


Pequena Constituição

Image
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada a…

See more on novaescola.org.br


Revisão Periódica

  • Geralmente feito no início do ano ou do semestre para abranger todo o período, o planejamento pede acompanhamento constante, na opinião de Madalena. O trabalho deve ser reavaliado em reuniões quinzenais com a participação de toda equipe e sob a liderança do coordenador. Uma primeira avaliação geral pode ser feita no final do primeiro bimestre para corrigir desvios e lançar bases para o resto do período. Nesse momento, os p…

See more on novaescola.org.br


Inglês, Informática E Dança

  • A próxima tarefa era planejar o ano letivo com base no questionário respondido pelos pais. Eles queriam que a escola oferecesse ensino mais amplo – como língua estrangeira – já que não podiam pagar cursos extras. Por isso e pela baixa escolaridade da comunidade, a escola foi uma das escolhidas pelo governo para a implantação do projeto Escola Pública Integral (EPI). Decidiu-se em reuniões que a experiência começaria com classes de 2a, 3…

See more on novaescola.org.br


Currículo Integrado

  • As diretrizes do ensino são dadas pelo colegiado de cinco diretores pedagógicos. Eles acompanham o andamento em cada área e avaliam, junto com os professores, se o plano está cumprindo as metas gerais. A espinha dorsal do planejamento é atualizada com base nessas avaliações. Em História, por exemplo, os professores listam os conteúdos tendo como referência os PCN, o currículo estadual e os temas que estão em …

See more on novaescola.org.br


para Que O Documento de Sua Escola Seja Eficaz, Ele Deve

  • – Ser resultado da discussão de toda a comunidade escolar. – Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores. – Se adaptar sempre que houver mudanças no público, na realidade da comunidade e, com isso, nos objetivos do ensino.

See more on novaescola.org.br


para Que O Planejamento Contemple Aprendizagens para todos, Ele Deve

  • – Operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola. – Garantir a articulação entre todos os segmentos escolares (desde a Educação Infantil até o Ensino Médio) e entre as áreas de conhecimento. – Prever tempo para formação docente e para reuniões pedagógicas. Quer saber mais? CONTATOS Escola Estadual de Educação Básica Frei Nicodemos, R. Canoinhas, s/n, 88505-240, Lages, SC, tel. (49) 222-5148 Escola Nova Lourenço Casta…

See more on novaescola.org.br


Metodologia de Ensino

Image
As metodologias de ensino fazem parte da proposta pedagógica de uma instituição. Elas revelam a forma que a escola leva adiante o seu processo de ensino-aprendizagem, quais ferramentas utiliza e como o conteúdo é passado ao aluno. As metodologias também apontam como a escola encara o estudante — um sujeito ativo ou passivo de aprendizado? Essa refl…

See more on campusvilla.com.br


Práticas Educativas adotadas

  • A proposta pedagógica também deve ser avaliada na prática do ensino. Quais atividades desenvolvidas na escola, como ela lida com questões como tecnologia e ensino de outras línguas? Nesse momento, você pode observar:

See more on campusvilla.com.br


existência de Projetos Institucionais

  • Além dos conteúdos presentes no currículo, que outras atividades as crianças podem desenvolver na escola? Uma instituição com uma boa proposta pedagógica oferece aos estudantes projetos diversos. Eles estimulam o desenvolvimento de diferentes habilidades nos alunos, além de despertar interesses que poderiam não aflorar de outra forma. Esses projetos devem envolver o conhecimento de outras culturas, estimular o prazer pela leitura, …

See more on campusvilla.com.br


Rotina Da Instituição

  • Por fim, vale conferir a rotina da instituição para saber se ela aplica, na prática, o que prega em sua metodologia de ensino e proposta pedagógica. Também vale a pena conversar com pais de alunos, pois eles poderão dar uma visão mais real do dia a dia da instituição. Mas lembre-se de não deixar a prática de acompanhar a rotina da escola de seu filho depois que matriculá-lo. A participação dos pais favorece um trabalho completo com o estu…

See more on campusvilla.com.br

Leave a Comment