Como e o mecanimo de açao dos anticoagulantes

image

O medicamento anticoagulante atua bloqueando a ação das substâncias do organismo que promovem a coagulação do sangue. O resultado dessa atuação, como já mencionamos no início do post, é deixar o sangue mais líquido, a fim de circular de maneira livre pelos vasos sanguíneos.

Full
Answer

Quais são as ações dos anticoagulantes?

A ação dos anticoagulantes pode ser dividida em: ação direta e ação indireta. Os de ação direta são aqueles capazes de inibir a cascata de coagulação, já os de ação indireta são os que agem através da interação com outras proteínas ou vias metabólicas alterando o funcionamento da cascata de coagulação (TREJO, 2004).

Quais são as vias de administração dos anticoagulantes?

As vias de administração dos anticoagulantes são oral, com efeito mais lento e pela via parenteral, subcutânea ou endovenosa, tendo efeito rápido.

Quais são as reações adversas encontradas durante a terapêutica anticoagulante?

A hemorragia é a principal reação adversa encontrada durante a terapêutica anticoagulante. Se a hemorragia é pequena, pode ser tratada com a suspensão do anticoagulante e a administração de vitamina K intravenosa, que necessita de várias horas para que o tempo de protrombina volte aos níveis normais.

Qual a principal complicação da anticoagulação?

A principal complicação da anticoagulação é o sangramento, mas esse risco não deve ser avaliado isoladamente na decisão do tratamento, sendo importante considerar o potencial benefício da terapia anticoagulante (TERRA-FILHO et al., 2010).

image


Qual o mecanismo de ação dos anticoagulantes?

O medicamento anticoagulante atua bloqueando a ação das substâncias do organismo que promovem a coagulação do sangue. O resultado dessa atuação, como já mencionamos no início do post, é deixar o sangue mais líquido, a fim de circular de maneira livre pelos vasos sanguíneos.


Qual é a função dos anticoagulantes?

Os anticoagulantes são medicamentos que impedem a formação de coágulos de sangue (trombose venosa profunda). Entretanto, eles podem causar efeitos indesejados, tais como sangramento.


Como os anticoagulantes antiagregantes plaquetários agem no organismo?

Tanto os anticoagulantes quanto os trombolíticos/fibrinolíticos atuam na etapa da coagulação, desfazendo os trombos nos vasos sanguíneos. O que muda entre eles é a sua potência e, consequentemente, o tempo de sua eficácia. Os trombolíticos são os mais potentes, desfazendo o trombo imediatamente.


Qual o mecanismo de ação dos anticoagulantes Cumarínicos?

A ação dos anticoagulantes cumarínicos é a inibição da carboxi-redutase, tendo como resultado o antagonismo a vitamina K, por bloquear sua interconversão cíclica (2).


O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer?

O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazerevite se machucar (exposição a atividades de risco);escove os dentes com cuidado;avise ao dentista que faz uso de anticoagulante;tome as doses sempre no mesmo horário;jamais interrompa o tratamento sem antes consultar o cirurgião vascular.


Quais são os fatores anticoagulantes do sangue?

Anticoagulantes orais bloqueiam a disponibilidade de vitamina K e limitam, dentre outras ações, a produção de fatores específicos da coagulação (fatores II, VII, IX e X). Como resultado, o mecanismo de coagulação é alterado e o indivíduo leva mais tempo para o sangue coagular.


Qual a diferença de anticoagulante e antiagregante plaquetário?

As plaquetas são como pequenos discos, que temos na corrente sanguinea, responsáveis por iniciar a formação do coagulo de sangue, elas se agrupam e iniciam a formação desses coágulos, os antiagregantes atuam impedindo que elas se agrupem, contudo o formação do coágulo ainda tem outros caminhos mais “poderosos” ou …


Como atuam os fármacos antiplaquetários?

Os medicamentos antiplaquetários podem prevenir a formação desnecessária de coágulos. Eles atuam em diversos pontos durante o processo de coagulação. Quando tomados por via oral, um desses medicamentos se liga a receptores da ADP, prevenindo a modificação de outros receptores.


O que são medicamentos antiagregantes plaquetários?

Os antiagregantes plaquetários são agentes diversos, que tem em comum a propriedade de inibir a formação do trombo induzido predominantemente por plaquetas sem interferir de forma significativa nos demais segmentos da coagulação (ROBLERS et al., 2001).


Quais as aplicações terapêuticas dos Cumarínicos?

Em estudos de 2002, derivados cumarínicos e furanocumarínicos se mostraram promissores anti-hipertensivos e/ou espasmolíticos; o Ostol, derivado cumarínico, se tornou um candidato ao tratamento da impotência. Ainda, observa-se atividade antibacteriana e antiviral das cumarinas.


O que são os Cumarínicos?

Resumo: Cumarínicos são produtos utilizados como rodenticidas que ao serem ingeridos por animais causam inibição da síntese hepática de fatores de coagulação dependentes da Vitamina K1, como a da protrombina (fator II) e os fatores VII, IX e X.


O que é o que é cumarina?

Os cumarínicos são produtos utilizados no controle de roedores, facilmente obtidos e amplamente utilizados. Após a exposição a esses produtos, ocorre uma coagulopatia, devido à redução dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K na circulação.


O que são os anticoagulantes?

Os anticoagulantes são uma classe de remédios que inibe enzimas e substâncias que formam o coágulo. Esse coágulo, quando ocorre nas veias, damos o nome de trombo.


Quem deve usar?

Durante todo o tempo, nossos vasos sanguíneos estão sofrendo algum tipo de lesão. Ao fazer movimentos, como uma corrida e, em especial, quando batemos sem querer nosso corpo. Portanto, se não tivéssemos um mecanismo de proteção, o sangue sairia dos vasos.


Cuidados durante o tratamento

Há muitas substâncias, sejam elas fármacos ou remédios caseiros, que podem potencializar ou reduzir o efeito do anticoagulante. Com isso, pode ter uma hemorragia ou manter uma dose que não é suficiente para tratar ou prevenir a trombose.


O anticoagulante interfere na menstruação?

Mulheres em uso de anticoagulantes têm um aumento do fluxo menstrual como efeito. Isso é esperado. No entanto, caso não haja interrupção do fluxo menstrual, você deve informar o médico.


Qual o preço de um anticoagulante?

O preço de um anticoagulante pode variar muito. Depende da dose que vai tomar, da quantidade de comprimidos na embalagem e até do tipo de anticoagulante. Além disso, se é um remédio mais novo no mercado ou não, também muda o preço.


Para que servem

Em resumo, o anticoagulante serve para evitar que coágulos de sangue se formem. No ponto de vista prático, isso reduz o risco de problemas de saúde graves como o derrame e o ataque cardíaco.


Como usar um anticoagulante

Em geral, o anticoagulante deve ser tomado 1 ou 2 vezes por dia com um pouco de água. No entanto, é essencial checar a dose correta na bula do remédio e, claro, com o seu médico.


Cuidados com os anticoagulantes

Outro cuidado se refere ao uso de ervas ou fitoterápicos. Isso porque muitos desses compostos têm propriedades anticoagulantes que podem potencializar a ação do remédio.


Fisiologia da Coagulação

Os anticoagulantes são uma classe de medicamento que atuam na inibição dos fatores de coagulação (ex.: heparina) ou na interferência na síntese desses fatores (ex.: antagonistas de vitamina K). Juntos com os trombolíticos e anti-agregantes, as três classes de fármacos são empregadas no tratamento de disfunções da homeostasia.


Conheça os anti-agregantes

Os anti-agregantes plaquetários possuem a menor potência homeostática, quando comparado com os outros dois, atuando somente na etapa de agregação plaquetária.


O uso e atuação dos Anticoagulantes

Os anticoagulantes são usados tanto no tratamento como na profil axia de eventos tromboembolíticos relacionados a patologias de base como fibrilação atrial, tromboembolismo venoso profundo e pulmonar (TVP e TEP), uso de próteses valvares, associadas a cardiopatias estruturais ou secundárias a complicações de um infarto, etc.


Fisiologia da Coagulação

Após um traumatismo físico, o sistema vascular ativa um processo fisiológico através de uma série de interações complexas entre plaquetas, células endoteliais e a cascata de coagulação. O resultado disso culmina na hemostasia, com objetivo de minimizar a perda sanguínea resultante de tal agressão.


Medicamentos anticoagulantes ajudam a evitar AVCs

A coagulação é um processo importante para o corpo, mas pode causar alguns problemas que devem ser consertados pela ação dos medicamentos anticoagulantes.


Anticoagulantes devem ser usados com cuidado

A principal complicação do uso dessas medicações é a hemorragia. Pacientes com idade superior a 75 anos, alcoólatras e portadores de doenças hepáticas, insuficiência renal, hipertensão e câncer requerem mais atenção por possuírem fatores de riscos.


Quais são os tipos de remédios anticoagulantes?

Remédios anticoagulantes são aqueles que evitam a formação de coágulos no sangue. Sua função é inibir a ação de substâncias e enzimas que agem no desenvolvimento desses coágulos que, quando ocorrem nas veias, são chamados de trombos.


Quando é indicado o uso de anticoagulantes?

Assim como explicamos no início deste artigo, o processo de coagulação é algo natural do nosso corpo e é extremamente necessário para a nossa sobrevivência. São os coágulos que ajudam a parar a saída do sangue quando nos cortamos, por exemplo.


Quais são os cuidados necessários ao usar anticoagulantes?

Uma pessoa que teve indicação para uso de anticoagulantes terá bastante dificuldade em coagular quando for preciso, como quando for necessário passar por uma cirurgia, entre outras situações que resultem em perda sanguínea.

image


Anticoagulantes – O Que São

Image
Os anticoagulantes são remédios que diluem os coágulos sanguíneos e que também previnem a formação de novos coágulos (ou trombos). Isto é, eles atuam bloqueando a ação de compostos que permitem a coagulação do sangue – impedindo o desenvolvimento de coágulos. Remédios com ação anticoagulante …

See more on mundoboaforma.com.br


para Que servem

  • Em resumo, o anticoagulante serve para evitar que coágulos de sangue se formem. No ponto de vista prático, isso reduz o risco de problemas de saúde graves como o derrame e o ataque cardíaco. Além disso, o anticoagulante é usado para tratar quadros de trombose, para evitar complicações durante ou após um infarto e para prevenir o bloqueio de vasos sanguíneos. Muit…

See more on mundoboaforma.com.br


Como Usar Um Anticoagulante

  • Em geral, o anticoagulante deve ser tomado 1 ou 2 vezes por dia com um pouco de água. No entanto, é essencial checar a dose correta na bula do remédio e, claro, com o seu médico. Lembre-se de que a dose é individual e a escolha do uso oral ou injetável deve ser feita por um profissional dependendo da gravidade do quadro clínico. O tempo de tratamen…

See more on mundoboaforma.com.br


Indicações

  • O anticoagulante é indicado nos seguintes casos: 1. Pacientes com risco de desenvolver coágulos de sangue por qualquer razão; 2. Pessoas que passaram por um quadro de AVC, ataque cardíaco, trombose ou embolia pulmonar; 3. Indivíduos que têm arritmia cardíaca; 4. Pessoas que usam próteses cardíacas; 5. Pacientes que tem problemas cardíacos congênitos.

See more on mundoboaforma.com.br


Efeitos Adversos

  • O uso de um anticoagulante por causar alguns efeitos colaterais como por exemplo: 1. Surgimento de hematomas na pele; 2. Urina rosa ou vermelha; 3. Fezes com sinais de sangue; 4. Fluxo menstrual maior do que o normal; 5. Dedos roxos; 6. Mudança na temperatura nos dedos dos pés ou das mãos. 7. Sangramento excessivo. Além disso, o uso incorreto pode causar hem…

See more on mundoboaforma.com.br


Cuidados Com OS Anticoagulantes

  • Outro cuidado se refere ao uso de ervas ou fitoterápicos. Isso porque muitos desses compostos têm propriedades anticoagulantes que podem potencializar a ação do remédio. Assim, evite usar os seguintes suplementos ou ervas sem antes consultar um médico: 1. Ginkgo biloba; 2. Ginseng; 3. Boldo; 4. Pó de guaraná; 5. Arnica; 6. Dong quais; 7. Sálvia; 8. Cápsula de alho. Além disso, é i…

See more on mundoboaforma.com.br

Leave a Comment