Como elaborar um plano de açao do samu

image

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO – INTRODUÇÃO Justificar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –SAMU, contando um pouco da história dos serviços e do atendimento às urgências no município ou região.

Full
Answer

Como fazer um plano de ação?

Você pode fazer um plano de ação em documento do Microsoft Excel, ou qualquer outra ferramenta similar. É possível também fazer o planejamento em um papel ou uma lousa, caso você prefira trabalhar em um ambiente não-virtual. 1. Defina sua meta Quer aplicar um novo processo na sua empresa?

Quais são as etapas do plano de ação?

P (PLAN) – Nesta primeira etapa é onde devemos planejar o trabalho a ser realizado através de um Plano de Ação, após a identificação, reconhecimento das características e descoberta das causas principais do trabalho a ser feito; D (DO) – Realizar o trabalho planejado, de acordo com o plano de ação;

Qual a importância de um plano de ação?

“O plano de ação precisa servir de base para a administração do tempo , que é o recurso mais escasso e mais valioso de um executivo. Numa organização seja ela órgão de poder público, empresa ou entidade sem fins lucrativos, a perda de tempo é inerente. Um plano de ação será inútil se não puder determinar de que forma o executivo usa o seu tempo”.

Como acompanhar a evolução do plano de ação?

É fundamental também desenvolver estratégias para acompanhar a evolução geral do seu plano de ação, bem como definir no cronograma os períodos em que fará essa análise. Quando identificado algum problema, deve-se listá-lo, identificar as suas causas e atribuir uma solução adequada para resolvê-lo.

image


Como organizar um pronto atendimento?

Inclusive nos horários de visitas aos pacientes, prevenindo um acúmulo maior de pessoas no ambiente hospitalar.Dados sobre o impacto do fluxo mal gerenciado. … Promover a comunicação e integração de equipes e setores. … Treinar o gerenciamento de tempo. … Reforçar serviços não-clínicos. … Investir em análise de dados.More items…•


Quais as principais situações de urgência e emergência?

Algumas das principais situações que necessitam de atendimento imediato, pois existe um risco potencial de morte são:Acidente de origem elétrica;Picada ou mordida de animais peçonhentos;Cortes e queimaduras profundas;Hemorragia;Infarto;Derrame;Sangue na urina, no vômito, nas fezes ou ao tossir;More items…


Como funciona a rede de atenção às urgências e emergências?

A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.


Quais são os componentes da Rede de Atenção às Urgências?

A Atenção Básica: UBS, ESF e EACS; Portas Hospitalares de atenção às urgências – SOS urgências; Serviço Móvel de Urgência (Samu – 192); Pronto Atendi- mento (UPA) e outras portas abertas 24 horas; Atenção Domiciliar.


O que caracteriza urgência e emergência?

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.


Quais os atendimentos de urgência?

As situações que podem necessitar de um atendimento de urgência incluem:Fraturas.Luxações.Torções.Asma brônquica em crise.Feridas lácero-contusas (causadas pela compressão ou tração dos tecidos) sem grandes hemorragias.Transtornos psiquiátricos.Dor abdominal de moderada intensidade.Retenção urinária em pacientes idosos.More items…•


Quais as 3 linhas de cuidados prioritários previstas pela rede de atenção às Urgências e emergências?

Portas hospitalares de atenção às urgências – SOS Emergências; Enfermarias de retaguarda e unidades de cuidados intensivos; Inovações tecnológicas nas linhas de cuidado prioritárias: AVC, IAM, traumas; Atenção domiciliar – Melhor em Casa.


Como funciona a rede de atenção psicossocial?

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).


Como se dá a organização regulação do atendimento Pré-hospitalar de urgência e emergência?

No Brasil, atualmente existem dois sistemas de APH em nível público: o do telefone n.º 192, desenvolvido e executado pelo governo municipal com o nome de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, do sistema 193, de caráter estadual, a cargo dos Corpos de Bombeiros.


O que é Rede de atenção às Urgências?

A Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) de Mato Grosso do Sul tem como finalidade à articulação e integração de todos os equipamentos de saúde, ampliando e qualificando o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.


Quais são as redes de atenção à saúde?

As redes estabelecidas na portaria dividem-se em: Rede Cegonha, estabelecida por meio da Portaria nº 1.459/11; Rede de Urgência e Emergência (RUE), estabelecida pela Portaria GM/MS nº 1.600/11; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estabelecida pela Portaria GM/MS nº 3.088/11, para as pessoas com sofrimento ou …


Quais os objetivos da Política Nacional de atenção às Urgências?

A Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência (PNAU) tem como objetivo intermediar a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade.


O que é um plano de ação?

Um plano de ação é uma maneira de planejar quais as ações necessárias que devem ser tomadas para alcançarmos um objetivo. É um planejamento metodológico no qual são definidas as metas da empresa ou pessoa, as etapas necessárias, os responsáveis por cada detalhe e o monitoramento do projeto.


Como fazer um plano de ação

Você pode fazer um plano de ação em documento do Microsoft Excel, ou qualquer outra ferramenta similar. É possível também fazer o planejamento em um papel ou uma lousa, caso você prefira trabalhar em um ambiente não-virtual.


Plano de ação 5W2H

O método de plano de ação 5W2H é uma ferramenta para tornar o planejamento de uma ação simples e fácil. Ele não é tão complexo quanto o método que vimos acima, mas pode ser usado em diversas situações ao planejar uma ação, seja pessoal ou profissional.


8 – Preparo emocional

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço médico brasileiro que tem como objetivo atender às urgências e emergências no Brasil de forma ordenada, seja de natureza clínica, obstétrica, cirúrgica, psiquiátrica ou qualquer outra que esteja levando sofrimento, sequelas ou a morte do indivíduo.


1 – Realizar estágio

Atualmente, o rodízio no SAMU não consta como obrigatório na grade curricular de todas as faculdades de medicina do país, e isso é algo que pode prejudicar o estudante como futuro profissional caso ele deseje trabalhar nesse serviço após se formar.


2 – Estudar Emergência

É preciso entender que para realizar um bom trabalho no SAMU, o conhecimento teórico é imprescindível.


3 – Entender como funciona o sistema de regulação

No SAMU também existe o trabalho de regulação dos pacientes e é muito importante entender como esse fluxo funciona e se apropriar do sistema de regulação para que na prática as condutas sejam estabelecidas da melhor forma possível.


4 – Ter proatividade

É fato que a proatividade é uma qualidade que todo médico precisa ter, para prestar a ajuda necessária o mais breve possível com a melhor qualidade. No entanto essa virtude é ainda mais importante quando se está no internato, tato para ter um bom relacionamento com a equipe do serviço quanto para crescimento pessoal como futuro médico.


7 – Trabalho em equipe

O SAMU é um serviço que para funcionar corretamente são primordiais a comunicação efetiva e o trabalho em equipe, e cabe ao estudante/profissional estar preparado para lidar com pessoas diferentes, que tem pensamentos diferentes, equipes diferentes e entender que o importante é prestar o melhor serviço possível.


8 – Preparo emocional

Os cenários da rotina do SAMU são bastante adversos e pra isso é fundamental um preparo emocional para lidar com cenas muitas vezes desconfortáveis de se ver, ou cenas em que há muita pressão, muitos leigos ao redor e outros fatores que possam atrapalhar ou deixar o interno/médico mais nervoso para o atendimento.


O que é um Plano de Ação

Começando pelo começo, um Plano de Ação (também conhecido por Plano de Atividades ou ainda Plano de Trabalho) é uma das ferramentas mais simples e eficientes para o planejamento e acompanhamento de atividades.


A importância de definir um Plano de Trabalho

Se você não quer ficar correndo de um lado para outro, feito barata tonta, sem saber o que fazer e muito menos o que priorizar em meio a tantas tarefas e atividades, parabéns, você acaba de descobrir a importância de utilizar Planos de Ações, ou seja, ter um cronograma de ações em sua empresa.


Na prática: como criar um Plano de Ação em 5 passos

Como todo processo de planejamento e acompanhamento, o Plano de Ação também deve ser elaborado, desenvolvido e encerrado. Basicamente, podemos dividir o ciclo de vida dos Planos de Ações em 5 momentos:


Plano de Ação 5W2H: entendendo a metodologia 5W2H e a relação com Plano de Ação

Na Gestão Empresarial, para quase todo problema a ser resolvido, é provável que encontremos vários frameworks, metodologias e ferramentas. No caso do Plano de Ação 5W2H, não é diferente.


4 aplicações dos Planos de Ações no planejamento e gestão

Para tentar tira rum pouco da subjetividade e deixar o artigo ainda mais prático, elencamos abaixo quatro situações comuns de Planejamento e Gestão Empresarial onde você pode lançar mão do uso de Planos de Ações.


E para fechar, não se esqueça do PDCA

Caso você ainda não conheça, o PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo de Deming , ciclo de Shewhart ou ainda PDSA (plan-do-study-act).


Como fazer um plano de aula

Através do plano de aula, o professor deve fazer uma reflexão detalhada sobre o tema, e pode identificar, por exemplo, pontos onde os alunos possam apresentar dificuldades e como solucionar eventuais problemas.


Modelo de plano de aula

Agora que você já conferiu o passo a passo para a elaboração de um plano de aula, consulte abaixo um modelo que pode ser aplicado a diferentes níveis escolares.

image


1 – realizar Estágio

  • Atualmente, o rodízio no SAMU não consta comoobrigatório na grade curricular de todas as faculdades de medicina do país, eisso é algo que pode prejudicar o estudante como futuro profissional caso eledeseje trabalhar nesse serviço após se formar. Por isso, é importante tentarconseguir algum estágio (principalmente no internato) onde o SAMU seja um c…

See more on sanarmed.com


2 – Estudar Emergência

  • É preciso entender que para realizar um bomtrabalho no SAMU, o conhecimento teórico é imprescindível. Estudar asprincipais condutas e fluxogramas de atendimento acerca de trauma, arritmias eIAM é quase uma obrigação, sempre lembrando de estudar pelas bibliografias doATLS/ACLS para sistematiza o atendimento com toda a equipe dentro do padrãomais utilizad…

See more on sanarmed.com


3 – Entender Como Funciona Osistema de Regulação

  • No SAMU também existe o trabalho de regulaçãodos pacientes e é muito importante entender como esse fluxo funciona e seapropriar do sistema de regulação para que na prática as condutas sejamestabelecidas da melhor forma possível. Na regulação são dadas diversas orientações e seestabelece por exemplo, o nível de gravidade do caso, qual tipo de ambulânciamandar para a …

See more on sanarmed.com


4 – Ter Proatividade

  • É fato que a proatividade é uma qualidade quetodo médico precisa ter, para prestar a ajuda necessária o mais breve possívelcom a melhor qualidade. No entanto essa virtude é ainda mais importante quandose está no internato, tato para ter um bom relacionamento com a equipe doserviço quanto para crescimento pessoal como futuro médico. Assim, éfundamental demons…

See more on sanarmed.com


5 – Exposição/Adversidades

  • O SAMU é um serviço que atende a ocorrências emresidências, locais de trabalho e vias públicas, sendo um dos princípiosfundamentais da estruturação do SAMU o atendimento 24 horas em qualquer lugar.Assim, é necessário estar preparado para possíveis exposições e adversidadesque o local da ocorrência possa trazer. Não é raro situações adversas como extremocalor, locais ap…

See more on sanarmed.com


6 – realizar Capacitações:Atls/Acls/Phtls

  • Como já foi exposto na dica de número 2, é muitoimportante estudar pelas bibliografias do ATLS/ACLS para sistematizar oatendimento com toda a equipe dentro do padrão mais utilizado atualmente. Alémdisso, existem cursos para treinamento dos estudantes e profissionais de formaa dar mais segurança na realização da RCP, na liderança de equipe, no manejo doalgoritm…

See more on sanarmed.com


7 – Trabalho em Equipe

  • O SAMU é um serviço que para funcionarcorretamente são primordiais a comunicação efetiva e o trabalho em equipe, ecabe ao estudante/profissional estar preparado para lidar com pessoasdiferentes, que tem pensamentos diferentes, equipes diferentes e entender que oimportante é prestar o melhor serviço possível. Não podemos esquecer também que a equipe …

See more on sanarmed.com


8 – Preparo Emocional

  • Os cenários da rotina do SAMU são bastanteadversos e pra isso é fundamental um preparo emocional para lidar com cenasmuitas vezes desconfortáveis de se ver, ou cenas em que há muita pressão,muitos leigos ao redor e outros fatores que possam atrapalhar ou deixar ointerno/médico mais nervoso para o atendimento. Esse preparo emocional também tange situ…

See more on sanarmed.com

Leave a Comment