Como entar com açao no jizado especial civil sem advogado

Saiba como ajuizar ações no jec (Juizado Especial Cível) sem advogado. Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita.

Full
Answer

Quais são os casos que podem ser resolvidos através do Juizado Especial?

São MUITO OS CASOS que podem ser resolvidos através do Juizado Especial, sem ter que contratar um advogado, como ações de indenização, danos morais, negativações injustas no SPC/Serasa, dívidas, cobranças entre outros. Mas eu tenho que deixar bem claro que sempre será mais FÁCIL contratar um advogado para entrar com o processo.

Quais são as exceções para postular no Juizado Especial?

Não obstante a isso, apesar de outras exceções, a que nos interessa é a que autoriza o cidadão, nas causas que não ultrapassem o valor de 20 (vinte) salários mínimos, postular diretamente nos juizados especiais (lei 9.099 /95), sem a necessidade de advogado, in verbis:

Por que contratar um advogado para representação de ações judiciais?

Desta forma, torna desestimulador, do ponto de vista financeiro, contratar um advogado para representação de ações judiciais em que o valor da causa seja baixo, uma vez que o contratante, possivelmente, não receberá o dispêndio empregado com o profissional.

Quais são as causas excluídas da competência do Juizado Especial?

§ 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.

Leave a Comment