Como entre com açao contra banco

image

Como aperfeiçoar o acompanhamento feito junto aos bancos?

Só assim é possível mapear os problemas para aperfeiçoar o acompanhamento feito junto aos bancos e desenvolver ações que melhorem o relacionamento com os clientes. 4. Reclame no Procon de sua cidade Não teve seu problema resolvido? Vá atrás dos seus direitos no Procon da cidade onde mora.

Como abrir conta no banco?

É possível abrir conta no banco de duas formas: no balcão da entidade bancária ou através dos canais digitais da mesma (iniciando o procedimento no website e depois terminando no balcão ou então fazendo download da app do banco e tratando de tudo 100% online – note que nem todos os bancos disponibilizam esta última opção).

Como falar com o Banco do Brasil?

Por lei, todo banco precisa ter uma linha de telefone 0800, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita de telefone fixo e celular. Todas as ligações são gravadas.

Quais são os problemas com o Banco?

Problemas com o banco? Dica n° 1: não procure o gerente; veja onde reclamar Quem nunca teve problemas com o banco? Cobranças indevidas e falta de informações importantes sobre produtos são alguns dos exemplos mais comuns.

image


1. Tarifas abusivas ou indevidas

Cobrar tarifas é uma das principais receitas de um banco, motivo pelo qual não existe nenhum problema, pois se você está utilizando o serviço, é jus pagar por tal. Porém, algumas vezes o banco faz uma cobrança indevida dessas tarifas, que devem estar previstas em contrato e de forma clara.


2. Juros abusivos

A relação de banco – cliente é dada pelo Código de Defesa do Consumidor, que permite que o cliente possa revisar um contrato, mesmo que tenha assinado por sua própria vontade, se apresentar prestações desproporcionais.


3. Cobranças Indevidas

Há cobrança indevida quando o banco exige que você pague uma dívida que não existe, ou que já foi paga. Essa situação além de causar danos materiais para o consumidor também pode gerar danos morais.


4. Inscrição indevida no cadastro de maus pagadores

Esse erro pode acontecer por vários motivos, por alguma divergência de informações ou uma falha no sistema, porém, antes de qualquer inscrição ser realizada, deve-se comunicar a pessoa. Mesmo que a dívida exista.


1. Ligue para o SAC

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) deve ser o primeiro canal procurado na hora de reclamar. Por lei, todo banco precisa ter uma linha de telefone 0800, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita de telefone fixo e celular. Todas as ligações são gravadas.


2. Busque a ouvidoria

Regulamentada pelo Banco Central, a ouvidoria é a instância do banco que tem mais poder para resolver os problemas dos clientes. Seu papel é cuidar para que esse relacionamento seja o melhor possível. A ouvidoria, aliás, faz a gestão do SAC.


3. Registre queixa no Banco Central

Também vale a pena enviar a reclamação ao Banco Central, órgão responsável por regular e fiscalizar os bancos. Isso pode ser feito pelo site ou pelo telefone 145 (de segunda a sexta, das 8h às 20h; é cobrada tarifa de ligação local). Para reclamações, é preciso digitar a opção 8. Já a opção 6 vale para informações sobre cobranças indevidas.


4. Reclame no Procon de sua cidade

Não teve seu problema resolvido? Vá atrás dos seus direitos no Procon da cidade onde mora. No site do Ministério da Justiça, é possível encontrar o endereço e o contato dos Procons em todo o Brasil. Esse contato pode ser feito pelo telefone ou pessoalmente.


5. Recorra à Justiça

Se nada disso funcionar, o consumidor pode entrar com uma ação na Justiça. Para isso, deve separar toda a documentação que comprove o problema e os passos que deu até aqui.

image

Leave a Comment