Como era feito o armazenamento antigamente?
– XML-SPC História do armazenamento, como era feito antigamente? Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith. Era muito pesado levar uma caixa destes para casa, mais ou menos 5 quilos.
Quais são as formas de armazenar dados e informações?
O ser humano sempre procurou formas de armazenar dados e informações. A escrita em pedras e o papel são duas formas primitivas de transmitir as informações. Mas a evolução tecnológica exigiu que essas formas fossem superadas e evoluíssem, permitindo o armazenamento em maior escala e múltiplo processamento.
Qual foi o primeiro dispositivo de armazenamento?
Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith. Era muito pesado levar uma caixa destes para casa, mais ou menos 5 quilos.
Qual foi o primeiro dispositivo de armazenamento de dados vendido em massa?
A sua posição na história deve-se a ter sido o primeiro dispositivo de armazenamento de dados vendido em massa, para grande consumo. Depois veio o disco de alta capacidade, o IBM 3380 Direct Access Storage Device em 06/1980. Tinha uma capacidade de 2.52 GB.
Como eram armazenados os dados antigamente?
Antigamente as empresas armazenavam dados em fichas de papel que eram organizadas em arquivos físicos através de pastas. Extrair informações e manter esses arquivos organizado era uma tarefa muito custosa. Além disso o acesso à informação dependia da localização geográfica dos arquivos.
Quais eram os meios de armazenamento antigamente?
Em meados de 1971 surgiram os primeiros dispositivos, denominados Disquetes ou floppy-disks, traduzido para o português como Disco Flexível, com o formato de 3½-polegadas, 8 polegadas e na sequência de 5″1/4.
Quanto de armazenamento tinha um disquete?
1,44 MBO disquete mais comum era o de 3,5 polegadas (3 ½), que conseguia armazenar 1,44 MB. Hoje, uma simples foto tirada do celular ultrapassa esse tamanho, mas nos anos 80, 90 e início dos 2000 essa capacidade era suficiente para transportar diversos arquivos de um computador para o outro.
O que o disquete armazena?
Um pequeno objeto quadrado denominado Disquete, cujo termo em inglês é Floppy-disk, é um disco flexível de mídia magnética removível, com capacidade para armazenar dados.
Qual foi o primeiro meio de armazenamento?
Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith.
Como era feito o armazenamento de dados há 20 anos atrás?
O surgimento da fita cassete e do disquete. Ela era construída basicamente por dois lados, com fita magnética e todo o mecanismo, alojados numa caixa plástica, que ajudava no manuseio e utilização do dispositivo.
Por que os velhos disquetes de 3 ½ tinham a capacidade de 144 MB?
1,44 mb era muito espaço, suficiente na época para guardar muitos arquivos, e até um sistema operacional inteiro (UNIX, MAC, MS-DOS ou Windows 1.0)! Dentro deles, existia uma mídia magnética que era protegida por um tecido (retirava a poeira e sujeira).
Quantas músicas cabem em um disquete?
DisqueteTipo de mídia Disco de mídiaCapacidade1.44MB (Para o disquete de 3,5 polegadas)Mecanismo de leituraLeitor de Disquete (externo ou interno)Dimensões8 polegadas, 5¼ polegadas ou 3,5 polegadas.3 more rows
O que usava antes do disquete?
Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith.
Qual utilidade do disquete?
Chama-se disquete ao elemento que permite armazenar dados digitais. Igualmente conhecido como disco flexível ou floppy disk, consta de um disco magnético protegido por uma capa rectangular ou quadrada de plástico. Décadas atrás, as disquetes eram o suporte de armazenamento mais usado nos computadores.
Quais invenções substituíram o vinil é o disquete?
O CD-ROM foi o primeiro grande substituto do disquete, pois ele armazenava arquivos muito maiores, uma vez que os programas e documentos ficavam cada dia mais pesados. Esse dispositivo logo perdia espaço para outras invenções como o pendrive, cartões de memória e o armazenamento em nuvem.
O que é e como funciona um disquete?
Já o disquete tem formato circular e funcionamento semelhante ao de um HD, onde sua fita é dividida em trilhas e setores, proporcionando um armazenamento por acesso direto, onde a cabeça de leitura/gravação pode avançar para qualquer ponto do disco.
1. Cartão Perfurado
O Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company, uma empresa precursora da IBM, para sistemas de informação não têxteis. Estes cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores.
3. Tambor de memória
Conhecida como Drum Memory, foi inventado por Gustav Tauschek em 1932 na Áustria e foi amplamente usado na década de 1950 e na década de 1960 como a memória do computador. Algumas memórias de bateria também foram usadas como armazenamento secundário.
4. UNISERVO
A unidade de fita UNISERVO foi o principal dispositivo de I/O no computador UNIVAC I. O seu lugar ficou garantido na história pois este dispositivo foi a primeira unidade de fita para um computador vendido comercialmente.
5. IBM 350 RAMAC
O IBM 305 RAMAC foi um computador comercial desenvolvido pela IBM em 1956 e foi o primeiro a utilizar uma unidade de disco magnético com uma cabeça de leitura móvel. O RAMAC é uma sigla que significa Random Access Method of Accounting and Control ou método de acesso aleatório para contabilidade e controlo.
6. Cassete
A cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips, pelas mãos do engenheiro Lou Ottens. Posteriormente este tipo de armazenamento recebeu uma “alcunha” de K7.
12. MiniDisc MD Data
O MiniDisc (MD) é um disco baseado em armazenamento de dados. Este armazena informação e normalmente privilegia o áudio. A tecnologia foi anunciada pela Sony em 1991 e introduzida em 12 de Janeiro de 1992. Com o tempo, a Philips e a Matsushita, mais conhecida como Panasonic, também aderiram a tecnologia Digital Compact Cassette (DCC) system.
16. IBM DiskOnKey
Os primeiros dias de armazenamento flash certamente não foram baratos. DiskOnKey da IBM foi a primeira unidade de armazenamento flash do mercado de massa, e pode crer que era uma peça muito cara! Esta pen USB custava 49 dólares e oferecia 8 MB de armazenamento e na altura era a maravilha das maravilhas de bolso!
Os primeiros registros
A armazenagem ganhou espaço na sociedade inicialmente com os alimentos. Locais como celeiros eram utilizados para guardar a produção de grãos para consumo e comércio entre produtores. Também eram utilizados para reservar sementes para a plantação das colheitas seguintes.
A evolução da armazenagem
A região que liga o sul da Europa, o norte da África e o oeste da Ásia foi um grande centro de comércio e seu desenvolvimento foi fundamental para o armazenamento de produtos e estabelecimentos dos moldes do que se tornaria o mercado internacional nos dias de hoje.
A Revolução Industrial
No século XIX, as mudanças trazidas pela Revolução Industrial afetaram vários campos da vida moderna. O setor mais impactado foi a indústria de bens, que passou a contar com fábricas e deixou de lado o trabalho de artesãos.
A maior inovação
Os contêineres existem há pouco mais de 60 anos e representam um dos recursos mais importantes para o transporte internacional de mercadorias. A sua criação em 1955 revolucionou o modal marítimo e oferece várias vantagens.
O atual cenário
Atualmente, o mercado está se voltando para a integração entre fabricantes, clientes e transportadoras, para que todos possam constituir elos dentro da cadeia de suprimentos.
Os primeiros registros da armazenagem
Inicialmente a relação da sociedade com a armazenagem era baseada no armazenamento de alimentos. Locais como celeiros eram utilizados para guardar a produção de grãos para consumo e comércio entre outros produtores e reservar sementes para a plantação das colheitas seguintes.
A evolução da armazenagem para o comércio
A região que liga o sul da Europa, o norte da África e o oeste da Ásia foi um grande centro de comércio e seu desenvolvimento foi fundamental para o armazenamento de produtos e estabelecimento dos moldes do que se tornaria o mercado internacional nos dias atuais.
O papel da Revolução Industrial
O século XIX foi responsável por introduzir as mudanças que os historiadores chamam de Revolução Industrial. É impossível listar um campo da vida moderna que não tenha sido afetado durante aquela época.
A maior inovação dos últimos cem anos
Com pouco mais de 60 anos de existência, os containers representam um dos recursos mais importantes para o transporte internacional de mercadorias. A sua criação em 1955 revolucionou o modal marítimo e oferece vantagens como:
O cenário atual da armazenagem
Os últimos anos têm sido voltados para a integração entre fabricantes, clientes e transportadoras, pois todos passam a constituir elos dentro da cadeia de suprimentos (Supply Chain, em inglês).
BlogLogística
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
Cartão perfurado
Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith. Era muito pesado levar uma caixa destes para casa, mais ou menos 5 quilos.
Tubo de Williams
Em segundo, o Tubo de Williams é um tipo de memória para computadores criada por Sir Frederick Williams no ano de 1947 na Universidade inglesa de Manchester. Esse eu não conheci pessoalmente.
Primeira Fita UNISERVO
A unidade de fita UNISERVO foi o principal dispositivo de I/O no computador UNIVAC I. O seu lugar ficou garantido na história pois este dispositivo foi a primeira unidade de fita para um computador vendido comercialmente.
Disco Magnético
A real evolução de memória se inicia, com a Unidade de Disco Magnético. O IBM 305 RAMAC foi um computador comercial desenvolvido pela IBM em 1956 e foi o primeiro a utilizar uma unidade de disco magnético com uma cabeça de leitura móvel. A unidade poderia armazenar até por volta de 4.4 MB de dados.
Disquete
A Disquete é um disco de média magnética removível, para armazenamento de dados. O termo equivalente em inglês é floppy-disk, significando disco flexível. Pode ter o tamanho de 3.5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 kB até 5.76 MB ,ou 5.25 polegadas com armazenamento de 3000 kB até 300 MB (HD).
Zip Drive, Pen Drive, Disco Externo e Cartão SD
Ainda temos vindo de um passado recente, diversas formas portáteis de realizar o salvamento dos dados, como o ZIP DRIVE, o PenDrive, o disco externo, o cartão SD.
A importação do Backup seguro de Notas Fiscais
As notas fiscais da sua empresa devem ser armazenadas e mantidas pelo tempo legal determinado pela união, que seria de 5 anos. Para isso você pode usar alternativas, como pen drive, CD, DVD, HD Externo e até seu celular, mas sabemos que todos estas opções não estaremos deixando de forma segura.
Tear de Jacquard
Usava uma madeira perfurada que permitia repetir os padrões de tecido. Ela modernizou o trabalho manual do “tecelão”. Ele foi o primeiro tear mecânico inventado, e foi criado em 1801. Seu criador foi o francês Joseph Marie Jacquard.
Máquina tabuladora Holerith
Herman Holerith criou uma máquina leitora de cartões para otimizar o censo dos EUA de 1880. Ela lia os dados armazenados nos cartões e computava os resultados. Anos depois, em 1896, Hollerith fundou a empresa Tabulating Machine Company, com o fim de “explodir” comercialmente o seu invento.
Tambor magnético
Em 1932, Gustav Tauscheck, criou um tambor magnético de gravação de dados, precursor do HD moderno. Era um cilindro giratório que podia ser magnetizado e gravava bits (0 ou 1). No modelo de Tauscheck, a cabeça de leitura e gravação não girava, apenas o cilindro.
Williams-Kilburn Tube
Fred Williams e Tom Kilburn desenvolveram em 1942 a primeira memória de alta velocidade. Era um tubo de imagem, semelhante à das antigas TVs, com bits representados. Uma placa de metal detectava as mudanças de bits representados no tubo.
Fita magnética comercial
Junto com um dos primeiros computadores, em 1951, o UNIVAC I recebe o drive de fita magnética UNISERVO, o primeiro drive de armazenamento de fitas para um computador comercial. Além disso, ele usava meia polegada de largura (13mm), feita de uma liga níquel-bronze de fósforo e tinha 1200 metros de comprimento.
Primeiro sistema de armazenamento de alta velocidade com fitas magnéticas
Em 1952, o IBM 726 foi o primeiro sistema de fitas de alta velocidade. Ele utilizava um canal de vácuo para manter as fitas circulando entre dois pontos, permitindo um rápido processo de start/stop. Armazenava dois milhões de dígitos por fita, sendo alugado por 850 dólares/mês.
O primeiro HD
O primeiro computador com sistema de armazenamento em disco foi criado pela IBM, em 1956. Chamado de RAMAC 305, ele tinha uma capacidade para armazenar de cinco megabytes apenas, que na época, era incrível e sofisticado. O sistema era tão grande quanto dois refrigeradores e usa 50 pratos de 24 polegadas de diâmetro.
Cilindro fonográfico – 1877
O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora. A tecnologia era usada no fonógrafo, sendo ambos os dispositivos inventados por Thomas Edison em 1877.
Disco plano (Gramofone) – 1887
Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone – equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo. A principal diferença entre essas tecnologias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.
Disco de vinil – 1948
A indústria fonográfica viu outra revolução em suas tecnologias somente em 1948 com o surgimento dos discos de vinil, que ainda eram chamados de “Long Play”. No auge dos seus 64 anos de existência, muitas pessoas ainda preferem o som analógico dos LPs.
Cartucho 8-track – 1958
Popular nos EUA nas décadas de 60 e 70, essa mídia foi a pioneira em gravar conteúdos sonoros em fitas magnéticas – técnica que mais tarde originou outros mecanismos que servem para o armazenamento de dados, como os discos rígidos.
Fita cassete – 1963
As fitas cassete (ou K7 para os mais “chegados”) são a evolução dos cartuchos 8-track, com a vantagem de serem menores. No início, devido à baixa qualidade sonora, essa mídia era usada apenas para gravação de conversas, entrevistas e palestras.
Miniaturização
Os miniCDs são basicamente CDs menores e com sua capacidade de armazenamento reduzida. Embora tenha sido pensada para substituir o CD com foco na portabilidade, essa mídia não vingou e pouco foi usada para a reprodução de músicas.
MP3 Player – 1998
O MP3 player chegou para revolucionar a forma como as músicas eram armazenadas e ouvidas no ano de 1998 com créditos para a empresa coreana Saehan.