Como era produzido o vinho do açai antigamente yahoo

Como o vinho era feito antigamente? Para produzir os tintos, as uvas prensadas eram fermentadas com casca, caule e sementes (esmagadas ou não), e depois filtradas com tiras de linho. Pouco antes de a mistura avinagrar, o vinho era então guardado em ânforas — vasos com duas alças, mais conhecidos em suas versões gregas — e selado com barro.

Full
Answer

Como surgiu o vinho?

A história do vinho tem grande importância histórica, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou-o um produto que acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações ocidentais e orientais. O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta diversos períodos da humanidade.

Quais os motivos que levaram a produção de vinhos no Velho Mundo?

Nesse período, o consumo do vinho já era muito difundido em todo o Velho Continente, e como a potabilidade da água era sempre um mistério nesses tempos remotos, o vinho era muitas vezes preferível para acompanhar os banquetes. Foi nessa época que a França começou a se desenvolver como a grande produtora de vinhos de qualidade que é hoje.

Quem criou o primeiro vinho do mundo?

Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo (“E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.” Gênesis, capítulo 9, versículo 20).

Quem descobriu o vinho?

No século XII, foi fundada na região da Borgonha a ordem dos monges cistercienses, adeptos ferrenhos da vinicultura e conhecidos por terem trazido as primeiras mudas de Chardonnay para Chablis, hoje principal região produtora do vinho branco feito com aquela uva.


1. Os primeiros vinhos do mundo

Ficou curioso para saber como a ideia de tomar suco de uva fermentado surgiu? Bem, não dá para determinar exatamente onde, como e quando a história do vinho teve início. Na verdade, o mais provável é que essa descoberta tenha se dado em momentos diferentes, em vários lugares do mundo. Mas existe uma velha fábula persa que tenta explicar a o caso.


2. O vinho no Antigo Egito

Não é difícil chegar ao raciocínio de que, por uma questão climática mesmo, o vinho tenha aparecido primeiro justamente ali onde até hoje ainda se concentra a maior parte de seu cultivo: a zona temperada do Velho Continente, isto é, o Mediterrâneo.


4. Os gregos e seu caso de amor com vinho

O próximo capítulo da história do vinho se passa na Grécia, onde acredita-se que a bebida foi introduzida por mercadores fenícios por volta de 3000 a.C. Acontece que os gregos não tardaram a se apaixonar pelo vinho, e foi graças às conquistas de Alexandre, o Grande, da Macedônia, que esse amor se espalhou por toda a Europa ocidental.


5. A jornada do vinho romano

Quando o vinho chegou da Grécia pela primeira vez, em mais ou menos 1000 a.C., os romanos não se interessaram muito pela bebida. O negócio deles, naquela época, era mesmo a cerveja, e o pouco vinho produzido era logo exportado para os bárbaros que viviam depois dos Alpes.


6. A Idade Média e a ascensão do vinho francês

Com a queda de Roma, teve início a Era Medieval. Nesse período, o consumo do vinho já era muito difundido em todo o Velho Continente, e como a potabilidade da água era sempre um mistério nesses tempos remotos, o vinho era muitas vezes preferível para acompanhar os banquetes.


7. O declínio da produção grega de vinho

Talvez você esteja se perguntando, nesse meio tempo, o que aconteceu com o vinho grego. Pois é interessante saber que, enquanto a produção de vinho estava bombando em outras regiões do Mediterrâneo, na Grécia, ela sofreu um golpe quase fatal!


8. A expansão do vinho para fora da Europa

Adivinhe qual foi o motivo por trás da vinda das primeiras mudas de uvas viníferas para o Novo Mundo. Se você disse que foi a Igreja, acertou. O vinho chegou no continente americano pela primeira vez no México, no século XVI, trazido pelos missionários para a eucaristia. Uma curiosidade: até hoje tem por lá uma uva com o nome de Misión!


Cultivo e distribuição do vinho na Idade Média

As primeiras vinícolas realmente produtivas e organizadas do período medieval passaram a ser cultivadas por monges cristãos entre os séculos VII e XIII. Aliás, foi entre os monges e a fundação das primeiras abadias que várias modalidades de agricultura desenvolveram-se de forma especializada na Idade Média.


Artigos Relacionados

Alquimia, palavra árabe al-khimia, química praticada na Idade Média, ciência precursora da química, efeito da metamorfose, quatro elementos básicos, Transmutação, Transcendência, Cabala e Magia, descoberta da pedra filosofal, elixir da longa vida.

Leave a Comment