Como escolher a comarca pra entrar com a açao

image


Onde deve ser ajuizada a ação?

Regra: A ação deve ser ajuizada no local do ato ou fato.


Em qual foro deve ajuizar a demanda?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.


Como saber qual a vara competente?

52. É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autor Estado ou o Distrito Federal.


Como saber se a competência é absoluta ou relativa?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.


Qual é o correto foro ou fórum?

A forma correta é Fórum!


Qual é a diferença entre foro e fórum?

O que é Foro: Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. A pronúncia da palavra foro pode alterar o seu significado. Se for pronunciada com a primeira vogal aberta (fóro), será sinônimo de fórum.


Quais são as varas do TJ?

Porém, há casos em que as varas são criadas com matérias específicas como sendo separadas pelas seguintes matérias:Varas de infância e juventude;Varas da Fazenda Pública;Varas cíveis;Varas de família;Varas criminais;Juizado Especial Criminal;Juizado Especial Cível.


O que significa 1 e 2 vara?

Se uma Comarca possui uma Vara Única, como mencionado acima, a Comarca é de primeira entrância. As Comarcas que possuem mais de uma Vara, as quais são consideradas intermediárias, são de segunda entrância.


O que quer dizer 1 vara?

Uma vara judiciária representa uma repartição a qual é responsável por coordenar as atividades do magistrado e sua lotação. É comum a existência de uma Vara Única nos municípios menores. Isso significa que apenas um magistrado atende a todos os assuntos judiciários do local.


Quando a competência é absoluta?

Conforme o quadro acima, a competência será absoluta quando fixada em razão da matéria (natureza da ação, como ação civil ou ação penal etc), da pessoa (das partes do processo) ou por critério funcional (função do órgão julgador ex: julgamento de recurso).


Quando a incompetência é relativa?

II) INCOMPETÊNCIA RELATIVA: Não pode ser declarada de ofício, conforme súmula 33 do STJ (EXCEÇÃO: Há uma exceção apenas – art. 63, § 3o Antes da citação, a cláusula de eleição de foro, se abusiva, pode ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz, que determinará a remessa dos autos ao juízo do foro de domicílio do réu).


O que é a competência relativa?

A competência relativa fixa regras de competência para atender o interesse particular. Quando fixada em razão do território e do valor da causa, via de regra, a competência é relativa, podendo ser modificada por vontade das partes.


A importância de escolher uma área para prestar Concurso Público

Hoje em dia os concursos estão cada vez mais concorridos, com isso um dos maiores erros que muitos concurseiros cometem é não manter o foco, pois muitos acabam querendo fazer todos os concursos que vão surgindo. Ao fazer isso, torna-se praticamente impossível estudar de maneira focada para algum concurso.


Atenção ao nível de escolaridade exigido

Um ponto extremamente importante a ser considerado ao escolher um concurso é a escolaridade exigida para ele. A área jurídica, por exemplo, exige graduação em direito, até em alguns casos registro na OAB.


Verifique as lotações disponíveis, além da remuneração e benefícios

Caso você decida focar em algum concurso federal, pode ser que seja necessário morar em outra cidade, ou até mesmo em outro Estado, então você deve analisar primeiro se está disposto a isso.


3. Área de concurso público: Área Administrativa

Essa acaba sendo a maior área, além da mais conhecida. Normalmente, a oferta de vagas da área administrativa é mais numerosa do que outras carreiras do funcionalismo público.


4. Área de concurso público: Área de Controle

A área de Controle não possui tantas vagas quanto as outras e, no geral, tem muitas matérias para estudar. As matérias englobam tanto conteúdos da área fiscal, quanto conteúdos de Administração.


5. Área de concurso público: Área Fiscal

A área fiscal é uma das áreas de concurso que atraem bastante, principalmente estudantes que buscam uma carreira fim e que possuem outras formações (já que muitos concursos de remunerações altas exigem direito).

image

Leave a Comment