Se você quer saber como escrever um artigo de revisão na prática, vamos apresentar a seguir quais são as etapas necessárias, que são basicamente 4: Definir os objetivos da revisão; Realizar a busca da bibliografia; Organização da informação; Redação do artigo. 1-Definir os objetivos da revisão
Como fazer um artigo de revisão?
Dicas para fazer um artigo de revisão. Para concluirmos a nossa conversa de hoje, quero apresentar algumas estratégias para que você possa escrever o seu artigo de revisão. A primeira delas é: estabeleça um “fio condutor”. Todo texto precisa de uma linha de raciocínio para ganhar forma e guiar aquele que lê o seu texto.
Por que o artigo de revisão é importante?
Os artigos de revisão auxiliam nessa união de conhecimentos produzidos ao longo dos anos. Para concluirmos a nossa conversa de hoje, quero apresentar algumas estratégias para que você possa escrever o seu artigo de revisão. A primeira delas é: estabeleça um “fio condutor”.
Quais são os objetivos de um artigo de revisão?
Na introdução do seu artigo de revisão são definidos os objetivos do artigo (revisar bibliografia, coletar informações sobre um tema, etc.).
Qual a importância da revisão bibliográfica?
Realizar uma revisão bibliográfica, na atualidade, é uma atividade muito comum, pois devido a sua popularização, passou a fazer parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores. É uma das tarefas que mais impulsionam o aprendizado e o amadurecimento em uma determinada área de estudo e aprimoramento.
Como fazer a revisão de um artigo?
Os artigos de revisão devem ser feitos por um especialista em algum tipo de perspectiva, mais a sua experiência própria e a resultante do estudo da bibliografia sobre o tema em estudo. O autor irá, portanto, avaliar de forma crítica e exaustiva os estudos que foram previamente publicados sobre o seu tema de interesse.
Qual a estrutura de um artigo de revisão?
Normalmente para os artigos de revisão exaustiva é utilizado um modelo de estrutura com introdução, métodos, resultados, discussão e ao final, a bibliografia. A estrutura pode parecer igual a um artigo original comum, mas ainda que os títulos dos apartados coincidam, o conteúdo é diferente.
Como fazer a revisão de literatura de um projeto de pesquisa?
Passos Para Fazer Revisão de LiteraturaDescrever cada estudo sobre o tema.Resumir o que será estudado através do protocolo de revisão.Comparar os estudos realizando um contraste entre as opiniões dos autores.Avaliação crítica analisando e organizando as informações de sua leitura.More items…•
Como escrever a discussão de um artigo de revisão?
Como fazer discussão de artigo de revisão? Entender se discussão é obrigatória na sua revisão….RecapitulandoImportante dizer quais aspectos não foi estudado para estudos futuros.Indícios Obtidos.Questões em Aberto.Perspectivas Futuras.Repassar os objetivos específicos.
Quais as características de um artigo de revisão?
Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.
Qual a estrutura de uma revisão bibliográfica?
Elementos textuais: • Introdução: • Definição do problema; • Justificativa; • Hipótese; • Objetivos (geral e específicos). Desenvolvimento: Revisão da literatura e/ou fundamentação teórica; Metodologia (métodos aplicados); • Apresentação dos resultados.
O que é revisão de literatura em um projeto de pesquisa?
A revisão da literatura é, de maneira geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema da pesquisa. Ou seja: é a contribuição das teorias das fontes de pesquisa.
Qual a função da revisão de literatura em um projeto de pesquisa?
A revisão sistemática da literatura é um dos tipos de revisão da literatura que tem como objetivo resumir toda a informação existente sobre um fenômeno de maneira imparcial e completa. Em contraste com o processo não sistemático, a revisão sistemática é feita de maneira formal e meticulosa.
O que é fazer uma revisão de literatura?
Revisão da literatura é o processo de busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica.
Como iniciar uma discussão de resultados?
Dicas para escrita da DiscussãoOrganize a discussão de acordo com os estudos sobre os quais você apresentou os resultados. … Se possível, você deve fazer comparações dos seus resultados com resultados de outros autores ou estudos que você já tenha feito. … Não mostre novos resultados na seção de discussão.
Como fazer a discussão de um trabalho acadêmico?
A discussão estabelece uma ligação entre o que foi descrito na introdução, baseado na literatura disponível sobre o assunto, e como o seu estudo se desenvolveu para responder os objetivos ou hipóteses que te incentivaram a conduzir sua pesquisa.
Como fazer a discussão de uma revisão sistemática?
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processoElabore a pergunta-chave da pesquisa. … Busque referências na literatura. … Selecione os melhores artigos. … Faça a extração dos dados. … Avalie a qualidade metodológica. … Faça a síntese dos dados. … Avalie a qualidade das evidências. … Redija e publique os resultados.
Dúvidas gerais: conhecendo o artigo de revisão
Olá, tudo bem? O tema da nossa conversa de hoje é um dos mais recorrentes no mundo acadêmico e, em conversas anteriores, nós já até o mencionamos.
A coleta de materiais de qualidade
Uma das primeiras etapas para dar início a toda e qualquer pesquisa é a coleta de materiais.
A importância de revisar vários materiais
Nesse processo de construção do conhecimento você será capaz de revisar vários materiais ao mesmo tempo.
Considerações iniciais sobre a revisão sistemática
O maior benefício que você pode ofertar às pessoas que procuram por artigos de revisão é a possibilidade de ela conhecer, a partir de um período delimitado por você, que deverá ser demarcado a partir de critérios de inclusão e exclusão, é fazer com que essa pessoa não tenha que perder meses ou anos a procura de materiais sobre um tema que a intriga.
Contribuições da revisão sistemática
É preciso que essa revisão forneça dados sobre pesquisas atuais, assim como sobre as antigas que fizerem com que se chegasse a esses resultados. Por exemplo, se eu desejo saber sobre o processo de apropriação da área do Marketing dos conceitos voltados à Neurociência, preciso executar alguns passos.
Função social da revisão sistemática
Recuperar a trajetória de estudos anteriores e atuais em relação ao nosso tema é fundamental, pois é uma forma de mostrar a todos os tipos de leitores interessados na temática, sejam eles acadêmicos ou não, como a comunidade acadêmica tem reagido, se posicionado e encarado aos mais diversos temas de investigação de áreas distintas do conhecimento, sejam elas de Humanas, Exatas ou Biológicas..
Conhecendo a revisão integrativa
Quando se discute sobre tipos de artigos de revisão não se pode deixar de mencionar a revisão integrativa. Esse tipo de revisão também se propõe a realizar um estudo evolutivo sobre um determinado tema.
Estrutura de um artigo científico
Novos autores estão, sem dúvida, familiarizados com a estrutura de um trabalho de pesquisa científica — há um padrão na publicação acadêmica. No entanto, escrever dentro dessa estrutura requer uma compreensão mais profunda do papel de cada seção. Os itens a seguir foram discutidos em um guia on-line do Bates College:
Dicas de escrita
O objetivo de qualquer texto é comunicar a mensagem do autor. Para os autores de artigos científicos, a publicação acadêmica exige que eles sigam uma certa estrutura, mas o objetivo é o mesmo — comunicar a mensagem ou as descobertas do autor.
Como atingir a meta de clareza
A clareza na escrita é conseguida através de uma estruturação de frases adequada e do uso correto da linguagem e da gramática. Parágrafos e frases mais curtos permitem ao leitor entender os conceitos mais facilmente. Ninguém gosta de ter que voltar e reler uma frase ou parágrafo várias vezes, apenas para entender o que o autor está tentando dizer.
Gerenciamento de tempo
Escrever artigos é uma tarefa que consome muito tempo. Autores que estiverem fazendo a sua primeira tentativa de escrever um artigo de pesquisa terão que dividir o seu tempo diariamente para trabalhar em seções específicas do artigo — em outras palavras, terão que fazer um cronograma e cumpri-lo.
Edição
Os processos de pesquisa científica e de redação do artigo não escapam de serem trabalhosos e detalhados. Cada seção do artigo exigirá releitura e edição. É provável que os autores fiquem cansados do seu artigo antes que ele esteja pronto para ser entregue a um professor ou submetido a uma revista.
Um esforço global
Seja escrevendo para uma palestra na universidade ou para submissão a revista, o mundo acadêmico não é mais segmentado em culturas e nacionalidades isoladas. Mesmo que uma sala de aula de uma universidade esteja repleta de alunos com o mesmo histórico cultural e nacional, eles estão sendo treinados para ingressar na comunidade global de cientistas.
Como funciona o artigo científico de revisão bibliográfica?
Atualmente, o artigo científico de revisão bibliográfica funciona como uma base que sustenta toda e qualquer pesquisa científica, pois parte-se da ideia de que para que o pesquisador possa propiciar o avanço em um determinado campo do conhecimento ele precisa, primeiro, conhecer o que já foi realizado por outros pesquisadores. Assim, a revisão bibliográfica deve ser entendida como uma ferramenta indispensável para delimitar o problema de pesquisa de todo e qualquer trabalho. Funciona como uma investigação precisa sobre o estado atual dos conhecimentos sobre um determinado tema, assim é papel dos pesquisadores trabalhar a partir das lacunas deixadas por outros nessas reflexões. Dessa forma, é necessário realizar uma leitura prévia desses trabalhos para identificar quais são as lacunas que me permitem desenvolver um outro estudo.
A revisão bibliográfica serve como uma ferramenta?
Além de ser uma ferramenta que auxilia no processo de definição de objetivos da pesquisa científica, o artigo científico de revisão bibliográfica pode contribuir, expressivamente, na construção de sua fundamentação/marco/embasamento teórico a partir da comparação de resultados e por meio da busca por lacunas para trabalhar. Realizar uma revisão bibliográfica, na atualidade, é uma atividade muito comum, pois devido a sua popularização, passou a fazer parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores. É uma das tarefas que mais impulsionam o aprendizado e o amadurecimento em uma determinada área de estudo e aprimoramento. Assim, o papel das bases de dados é fundamental, pois são elas as responsáveis por reunir todo o material que será coletado e analisado pelos mais diversos pesquisadores de áreas distintas.
O segundo recorte deve se concentrar no que?
O segundo recorte, por sua vez, deve se concentrar em resgatar os aspectos que chamam mais atenção para que você possa decidir, posteriormente, o que fazer com que essas informações que elencou como importantes. Por exemplo, se eu desejo investigar o engajamento e atuação política de determinado jornalista, neste caso, eu preciso falar sobre as reverberações políticas que aparecem no contexto dessa obra que me instigou a pesquisar e aprofundar o meu conhecimento sobre a temática. Se eu desejo, ainda, analisar as análises feitas a partir de determinado material produzido por esse autor que me interessa, preciso, também, fazer essas leituras antes de partir para a escrita.
As teorias e conceitos precisam se adaptar aos novos contexto?
Como o processo de mudança é um movimento inerente ao ser humano, é natural que as teorias e conceitos precisem se adaptar a novos contextos, visto que as mentalidades e o entendimento de mundo passam a ser outro conforme os sujeitos evoluem. Assim, o processo de construção do conhecimento caminha ao encontro da evolução do ser humano, visto que não são movimentos isolados, mas sim interligados. Com essa evolução do pensamento na esfera da vida humana, as obras construídas são, diretamente, afetadas, pois são esses sujeitos que constroem, constantemente, o conhecimento, que possuem o devido poder para atualizar essas obras. Quando você se propõe a estudar e analisar os escritos de um determinado autor, você deve ter em mente que, com o tempo, o tema pensado por este, provavelmente, foi amadurecendo e tomando outras proporções pensados na atualidade, visto que o contexto é outro. Porém você pode, sim, apoiar-se nesses autores para pensar a sociedade moderna, pois os seus conceitos e teorias podem prever soluções até mesmo para problemas com os quais não tiveram contato.
Qual a importância do contexto no recorte?
É muito importante se apoiar em estudos dos mais diversos momentos e períodos históricos, porém, na mesma proporção, torna-se imprescindível fazer as devidas adaptações devido a este processo de mudança constante de mentalidade. Então, quando você trabalha com autores clássicos e canônicos como Foucault e Kant, por exemplo (existem muitos outros que são expressivos nas mais diversas áreas) é necessário adaptar ao seu contexto, assim como é importante não trazê-los de forma muito redutiva, pois existem estudos que apresentam conceitos e teorias deixando a entender que determinados autores são os únicos a pensar em determinados assuntos quando, na verdade, existem muitos outros contemporâneos que se debruçam, da mesma forma, nesses conceitos explorados, primeiramente, por esses autores basilares.
É importante ter em mente que os conceitos e teorias são em épocas diferentes?
Assim, é muito importante que você mantenha em mente que os mais diversos conceitos e teorias são elaborado s pelos estudiosos com o intuito de pensar a sociedade naquela época, visto que viviam em um período no qual as condições eram outras, dessa forma, a adaptação dos pesquisadores que se apoiam nessa teorias e conceitos deve ser feita para o contexto atual, visto que essa é uma das exigências para se produzir e executar as pesquisas. Isso os motiva a mudar de ponto de vista a partir da leitura de uma obra de um determinado autor. Assim, o primeiro cuidado que você deve ter ao analisar esses autores é a delimitação do objeto com que você deseja trabalhar. Para isso nós indicamos que você faça um recorte. Feito isso é importante que você trace alguns passos para a investigação, por exemplo, você deverá delimitar se irá trabalhar com o tema principal ou secundário de uma determinada obra. É permitido que você possa trabalhar tanto com a forma dessa obra, com o seu conteúdo temático ou, ainda, com ambas as perspectivas.
Como se apoiar em diversos autores para pensar em um conceito?
Existem infinitas coisas que você pode analisar a partir de um determinado autor, assim, depois que fizer a leitura desses múltiplos materiais é necessário que você escolha um dos eixos deixado por eles para trabalhar e elaborar o seu próprio estudo. Ao começar essa escrita, para pensar nos conceitos e teorias acionados por um determinado autor basilar, você pode chamar para a discussão uma série de outros pesquisadores que já se debruçaram no assunto, pois é uma forma de enriquecer os conceitos que já são bem difundidos acionando autores que pensam como essa teoria pode ser ativada para pensar a sociedade contemporânea. Por exemplo, se eu desejo investigar a influência da produção de determinado autor em um dado contexto, eu necessariamente terei que levar em conta como este dado autor se posicionava nesse período e nesse contexto, claro que sendo necessário descrever este contexto, trazendo, a todo o momento, exemplos de como essa tensão fez o autor ter determinado posicionamento.
Seção de Resultados
Os principais resultados da sua pesquisa são descritos aqui, incluindo as análises estatísticas e se os achados são significativos ou não. Os resultados são descritos no passado, pois, você estará descrevendo o que já foi feito.
Seção de Discussão
A discussão é a parte mais importante do seu trabalho. É aqui que você irá interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos. Nesta seção você responde as suas perguntas de pesquisa e justifica a sua abordagem.