Como fazer a certificação organica de açai

image

Quais são as certificadoras de produtos orgânicos?

Algumas das entidades certificadoras são: IBD, EcoSocial, Demeter, Abio, Ecocert e OIA, no caso de produtos orgânicos que sejam adquiridos ou vendidos localmente em supermercados ou para o exterior, visto que é um órgão internacional.

Como certificar produtos orgânicos para a agricultura familiar?

A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrado em órgão fiscalizador oficial. Com isso, os agricultores familiares passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

O que é e para que serve a certificação de Feira Orgânica?

Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído, que responderá pela emissão do SisOrg. Para saber as feiras orgânica de São Paulo e de todo Brasil, leia nosso artigo “Feira orgânica em São Paulo”. Este tipo de certificação vem para atender a agricultura familiar.

Quais são os produtos certificados em auditorias?

Produtos certificados em Auditorias normalmente são oferecidos por propriedades mais sofisticadas, maiores e que apresentam tecnologias mais avançadas no controle limpo de pragas e em todo o processo produtivo permitem que estes produtos orgânicos possam ser comercializados em qualquer lugar: feiras, quitandas, supermercados, entre outros.

image


Certificação Orgânica

Image
Certificação Orgânica é o procedimento pelo qual uma certificadora devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas

See more on sitiopema.com.br


Certificação por Auditoria

  • Produtos certificados em Auditorias normalmente são oferecidos por propriedades mais sofisticadas, maiores e que apresentam tecnologias mais avançadas no controle limpo de pragas e em todo o processo produtivo permitem que estes produtos orgânicos possam ser comercializados em qualquer lugar: feiras, quitandas, supermercados, entre outros. A Certificação por Auditoria a concessão do selo SisOrg é feita por uma certificad…

See more on sitiopema.com.br


Certificação Orgânica Participativa de Garantia

  • Produtos com certificados Participativos são mais baratos de se certificar e normalmente são oriundos de produções comunitárias e pequenos grupos de produtores autônomos. Por isso, dada a limitação de custos, logística e faturamento, seus produtos podem ser comercializados apenas em feiras. Sistema Participativo de Garantia caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema, que podem ser produtores, co…

See more on sitiopema.com.br


Controle Social Na Venda Direta

  • Este tipo de certificação vem para atender a agricultura familiar. A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrado em órgão fiscalizador oficial. Com isso, os agricultores familiares passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

See more on sitiopema.com.br


Lista de Produtores Orgânicos

  • Para saber a lista de todos os produtores orgânicos do Brasil a informação está disponível no site do MAPA e é atualizada frequentemente. http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos Algumas das entidades certificadoras são: IBD, EcoSocial, Demeter, Abio, Ecocert e OIA, no caso de produtos orgânicos que sejam adquiridos ou vendidos localmente em supermercados ou par…

See more on sitiopema.com.br


Conclusão

  • Para que um produto possa ser considerado orgânico, sua produção precisa seguir algumas premissas básicas de respeito à terra e aos ecossistemas: 1. respeito à toda a natureza, seus bens renováveis e não-renováveis; 2. diversificação de culturas para evitar que o solo seja esgotado em nutrientes; 3. manejo de solo como um organismo vivo, usando adubos não nocivos e naturais; 4. substituição de insumos agrícolas por bens naturais …

See more on sitiopema.com.br

Leave a Comment