A recuperação tributária é realizada em algumas etapas. Primeiro, é preciso fazer um estudo tributário do seu negócio, uma vez que você precisa entender se as operações da empresa te oferecem algum tipo de benefício fiscal. Além disso, nesse primeiro passo é verificado se há produtos sendo tributados duplicados ou de forma incorreta.
Como fazer uma recuperação tributária?
A recuperação tributária é realizada em algumas etapas. Primeiro, é preciso fazer um estudo tributário do seu negócio, uma vez que você precisa entender se as operações da empresa te oferecem algum tipo de benefício fiscal. Além disso, nesse primeiro passo é verificado se há produtos sendo tributados duplicados ou de forma incorreta.
Por que se envolver na área de recuperação de créditos tributários?
O contador pode exercer um papel mais consultivo – gerando mais valor para o empresário – e a recuperação de créditos tributários é um ótimo exemplo de serviço que aumenta a satisfação do cliente. Por que se envolver nessa área? O que não faltam são ótimos motivos para se envolver na área de recuperação de créditos tributários.
Como recuperar o meu histórico de pagamentos?
Para isso, é preciso ceder alguns acessos à empresa, como login e senha de acesso ao painel do regime tributário em que você se encontra. Assim, é possível ter acesso ao seu histórico de pagamentos, que deve ser minuciosamente construído, mês a mês. Quando a recuperação pode ser solicitada?
Por que contratar um serviço de recuperação de créditos tributários?
O serviço de recuperação de créditos tributários pode ser a sua porta de entrada para uma contabilidade consultiva. Ou seja, você pode começar a ter um envolvimento maior com os seus clientes e gerar mais valor no serviço prestado.
Como fazer a recuperação de crédito tributário?
A recuperação de crédito tributário via administrativa é feita por meio do documento PER/DCOMP para os casos de empresas tributadas no Lucro Real ou Presumido, o qual trata-se do Pedido Eletrônico de Ressarcimento e Declaração de Compensação.
O que é recuperação de tributos?
A recuperação tributária é uma forma legal das empresas reaverem valores de impostos, taxas e contribuições que foram pagas indevidamente, sejam elas públicas ou privadas, independentemente do seu porte.
Como fazer recuperação de créditos?
O processo de recuperação de crédito é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas. Elas podem ser contratadas, por exemplo, por instituições financeiras para fazer a cobrança da pendência. As recuperadoras de crédito também costumam compram dívidas de bancos ou financeiras.
Quais os impostos que podem ser recuperados?
Quais impostos podem ser recuperados?PIS (Programa de Integração Social) — receita bruta e repique;COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);More items…•
O que é recuperação na contabilidade?
A recuperação tributária é um processo administrativo ou judicial que visa restituir ou compensar o valor pago a mais em tributos, taxas e contribuições pela empresa de forma indevida ao Fisco.
Qual o período que pode ser recuperado dos tributos indevidamente pagos?
Conforme o artigo 168 do CTN (Código Tributário Nacional), a prescrição acontece ao final de 5 anos. A contagem tem início a partir da data em que o crédito tributário foi lançado, ou seja, a partir de sua constituição definitiva.
Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?
A finalidade dela é bem simples: receber o pagamento por aquilo que foi vendido ou por um serviço. Já a recuperação de crédito tem um objetivo um pouco diferente, já que não busca atingir uma só pessoa e muito menos receber alguma quantia.
O que faz um advogado de recuperação de crédito?
Quais as vantagens na contratação de um advogado? Recuperar crédito significa cobrar os devedores inadimplentes restituindo-se o valor para a Instituição Financeira ou para o empresário que vendeu e forneceu os produtos ou prestou serviços e não recebeu do cliente.
O que é um recuperador de crédito?
São empresas especializadas em recuperar a credibilidade e acesso ao crédito dos consumidores. Para fazer isso, as recuperadoras de crédito facilitam o caminho para quitação de dívidas que foram contraídas em outras empresas. Após comprar as dívidas, as recuperadoras são responsáveis por elas.
Quais são as três principais formas de tributação que podem ser recuperados?
Tributos que podem ser recuperados: PIS (Programa de Integração Social)– receita bruta e repique; COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
Quais são os impostos que devem ser recuperados para diminuir o valor dos custos?
PIS e COFINS As contribuições federais relativas ao PIS e a COFINS são tributos que podem ser recuperados por empresas tributadas no regime de lucro real, onde incide a modalidade não cumulativa de contribuição.
O que está incluso no das?
No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.
Tudo sobre a recuperação de tributos pagos indevidamente
Estima-se que a cada dia surjam cerca de 46 novas leis tributárias na nossa legislação. Muita coisa, não? Assim, acaba sendo natural não conhecer de fato quais são os impostos que devem e que não devem ser pagos.
Por que os tributos são pagos indevidamente?
Já falamos que a grande complexidade da legislação tributária acarreta em erros no pagamento de impostos. Porém, não é apenas este o motivo para tantos tributos pagos indevidamente.
Como fazer a recuperação de tributos pagos indevidamente?
A recuperação tributária não é um processo difícil de entender. Claro, ela é muito mais fácil de realizar se sua empresa já possui um planejamento e controle fiscal. Mas, na falta dessa organização, é possível conseguir fazer também.
Os benefícios da recuperação tributária
Um dos medos de todo contador é o da autuação dos fiscais da receita, visto que as multas aplicadas geram um enorme prejuízo. Portanto, um dos principais benefícios da recuperação de tributos pagos indevidamente é a regularização da situação fiscal.
3 dicas para evitar o pagamento de tributos indevidos
Vimos que o pagamento de tributos indevidos é muito mais comum do que parece, e gera problemas críticos para a administração de uma empresa. A começar, ele provoca um descontrole da parte fiscal, culminando em um prejuízo financeiro grande de calcular.
Como a Recuperação Tributária Funciona
Todas as empresas, sejam elas públicas, privadas, grandes ou médias têm o direito à recuperação tributária. Essa atividade inclui o resgate de impostos, taxas e demais contribuições pagas indevidamente pelo negócio.
Quais são os tributos que podem ser recuperados?
A compensação dos impostos só pode acontecer com tributos que estão encaixados na mesma categoria. Por exemplo, o imposto de renda só pode ser compensado com outros tributos federais.
O que é a recuperação de crédito tributário
A recuperação de crédito tributário é uma atividade que envolve o levantamento e o resgate dos créditos tributários que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos, ou seja, é preciso um planejamento tributário minucioso.
Como realizar a recuperação de crédito tributário
Os créditos tributários podem ter sido pagos indevidamente ou a maior. É preciso ficar atento ao ICMS Substituição Tributária, regime em que um contribuinte é substituído por outro no pagamento de determinados impostos.
A revisão tributária e o pedido de recuperação de crédito tributário
Antes de formalizar a solicitação de recuperação de crédito tributário, é preciso fazer uma abrangente revisão tributária, realizando o cruzamento de diferentes dados e consultando a jurisprudência.
A prescrição dos créditos tributários
Com a prescrição, o contribuinte perde o direito à recuperação de crédito tributário. Conforme o artigo 168 do CTN (Código Tributário Nacional), a prescrição acontece ao final de 5 anos.
O que é um crédito tributário?
O crédito tributário é um valor que aqueles sujeitos ativos em sua obrigação de recolhê-lo podem exigir que lhes seja restituído pelo agente passivo do recebimento.
O que é a recuperação de créditos tributários?
A Recuperação de Crédito Tributário é um direito assegurado ao contribuinte que, uma vez que identifique que pagou impostos de forma excedente, pode requerê-la a qualquer uma das três esferas: Municipal, Estadual ou Federal.
Quais empresas podem fazer a recuperação de créditos tributários?
A princípio, todas as empresas podem, com exceção daquelas que estão sob o regime do ME I, podem ter seus créditos tributários recuperados quando são pagos tributos de forma indevida e assim devidamente comprovado o é.
Como é a recuperação de créditos tributários?
O primeiro dos passos que deve ser dado para que se dê a recuperação do crédito tributário, é escolher quais serão os profissionais que farão o processo para a sua empresa e é fundamental que você seja criterioso nesse momento.
Como e quando a empresa recebe a recuperação de créditos tributários?
A empresa que tiver reconhecido o seu direito em relação à recuperação de créditos pode receber o saldo novamente em suas contas ou, ainda, ter saldo de impostos a descontar.
Como a MF Consultoria pode te ajudar?
A MF Consultoria Contábil conta com profissionais em constante processo de atualização e de estudo dedicado sobre as questões tributárias no Brasil e de modos eficientes de planejamento tributário.
O que é recuperação tributária?
A recuperação tributária é um processo administrativo ou judicial que visa restituir ou compensar o valor pago a mais em tributos, taxas e contribuições pela empresa de forma indevida ao Fisco.
Por que ocorre o pagamento indevido de impostos?
O pagamento indevido de impostos pode ocorrer quando uma empresa deixa de aproveitar algum benefício fiscal por desconhecer o direito. Dessa forma, o montante a recolher em tributo fica maior e a empresa acaba pagando mais do que deveria ao governo.
Como realizar a recuperação tributária?
A recuperação tributária é realizada em algumas etapas. Primeiro, é preciso fazer um estudo tributário do seu negócio, uma vez que você precisa entender se as operações da empresa te oferecem algum tipo de benefício fiscal.
Qual a diferença entre restituição e compensação de crédito?
O pedido de restituição diz respeito à devolução do dinheiro pago a mais em impostos para a conta da empresa. Já na compensação de crédito, você pode utilizar o montante para abater os impostos que precisam ser pagos em determinado mês.
Empresas tributadas pelo Simples Nacional
Empresas optantes pelo Simples Nacional estão mais sujeitas a pagarem impostos indevidos. Isso porque, geralmente, as empresas do Simples Nacional têm menos processos, o que torna mais difícil o controle referente à tributação .
Quanto tempo leva?
O procedimento para sua empresa conseguir a restituição do crédito tributário pode durar até 60 dias, desde a solicitação até a devolução do valor para a conta da empresa. Vale lembrar também que os tributos que podem ser ressarcidos têm um prazo de prescrição de cinco anos.
A Receita Federal pune quem faz a recuperação tributária?
Realizar o processo para compensação ou restituição de créditos tributários não trará consequências para o seu negócio. Muitos empresários pensam que entrar com o pedido de restituição fará com que os órgãos fiscalizadores fiquem em cima da empresa, porém essa prática não é comum.
O serviço de recuperação de créditos tributários
Existem vários tributos que geram o direito de crédito tributário para as empresas – o que pode ser usado para reduzir as despesas tributárias. Porém, a recuperação requer esforços.
Por dentro da mudança do papel do contador
Apesar de ser um serviço de grande valor para o empresário, são poucos os contadores que oferecem a recuperação de créditos tributários. E isso acontece principalmente pela visão limitada que os profissionais contábeis têm sobre a sua própria profissão.
Mercado promissor
O sistema tributário brasileiro é marcado pela sua complexidade. Como consequência disso, são poucos os empresários que possuem entendimento sobre as possibilidades de recuperação de créditos tributários. E isso abre uma grande oportunidade para os contadores.
Valor do honorário
Ao oferecer um serviço de maior complexidade, você pode cobrar um valor maior de honorários de seus clientes. E ainda é possível estudar a possibilidade de cobrar uma porcentagem sobre a quantia economizada após a recuperação de créditos tributários – principalmente em serviços pontuais de consultoria.
Entrada para a contabilidade consultiva
O serviço de recuperação de créditos tributários pode ser a sua porta de entrada para uma contabilidade consultiva. Ou seja, você pode começar a ter um envolvimento maior com os seus clientes e gerar mais valor no serviço prestado.
Crescimento do cliente
Quando você ajuda o seu cliente a reduzir suas despesas e elevar a lucratividade, está contribuindo com o sucesso dessa empresa. E estimular o crescimento dos seus clientes é ótimo para manter boas parcerias em longo prazo.
Captar e fidelizar clientes
Como vimos, você precisa gerar mais valor para o seu cliente. Por isso, ajudar o empresário a recuperar os créditos tributários pode se transformar facilmente em um diferencial para captar e fidelizar mais clientes.
Recuperação de Tributos – Como Funciona?
Passo A Passo para Recuperação de Tributos
Passo 1 – Suporte Contábil
Passo 2 – Identificação Da existência de Créditos
Passo 3 – Comprovação
Passo 4 – Solicitação Junto à Receita Federal
Passo 5 – Recuperação por Restituição Ou Compensação
-
A solicitação sendo aprovada, a sua recuperação de tributos poderá ser por restituição ou compensação. No caso de restituição, o valor é corrigido pela taxa Selic e você poderá reaver para o caixa da sua empresa, já na compensação, torna-se possível utilizar o valor de créditos para abater futuros impostos da mesma natureza.
See more on porsaniconsultoria.com.br