Como fazer acabamento em costura

image

Para definir como fazer um acabamento perfeito em costura, é importante observar as malhas e tecidos utilizados na produção. Materiais que desfiam com facilidade, por exemplo, pedem a utilização do ponto tipo zigue-zague. Em tecidos mais pesados, o melhor é utilizar a costura inglesa.

Full
Answer

Qual o melhor acabamento de costura para peças pesadas?

O acabamento de costura conhecido como Hong Kong é um dos ideais para peças pesadas e que precisam tanto de um reforço na costura, como também uma boa aparência. Além disso, para peças que não têm forro e você não quer fios aparentes, ele é ideal. Ou seja, alia qualidade e praticidade em uma técnica só.

Quais são as técnicas de costura rebatida?

A técnica de costura rebatida, também conhecida como técnica inglesa, é a mais utilizada nas camisas sociais. Mas ela também pode ser usada nos mais diversos tipos de tecidos e confecções, unindo diversos materiais, desde os mais leves até os mais encorpados. Além disso, a costura rebatida pode ser usada em passadores e barbatanas, por exemplo.

Como escolher a linha e agulha para costura?

Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito. Nada de cor de linha “parecida” para costurar.

Qual a melhor agulha para costurar roupa?

Escolha agulha número 9 para tecidos fluidos como seda, chiffon, georgete, voal, musseline. Já uma agulha 11 costura perfeitamente crepes, tricoline, viscose, linho, tecidos de alfaiataria. A agulha 14 é para tecidos mais encorpados e rústicos como brim, denin, sarja. Atenção! Nada de agulha 16 para costurar roupa, ela é para cortinas e estofados.

image


O que é acabamento na costura?

O que é o acabamento? No universo da costura, acabamento é a finalização da confecção da peça. É um último olhar sobre linhas que podem estar soltas, costuras com algum defeito, tecido com pequenas sobras ou fiapos. Mas faz parte do acabamento também a forma com que a costura aparece para quem adquire a peça.


Como se aperfeiçoar na costura?

6 passos para aperfeiçoar técnicas de costuraLembre-se de que sempre há o que aprender.Domine sua máquina de costura. Troca da agulha. Limpeza e lubrificação.Ajuste bem a tensão da linha.Manuseie o tecido com carinho.Explore o universo dos acabamentos.Faça cursos de aperfeiçoamento.


Como fazer o acabamento da costura para não desfiar o tecido?

1:325:36Suggested clip · 50 secondsTECIDO QUE DESFIA MUITO – ACABAMENTO INTERNO SYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quais são as técnicas de costura?

5 técnicas de acabamento na costura que você precisa conhecerCostura francesa. Entre as técnicas de acabamento na costura, essa sem dúvidas é uma das mais usadas. … Rebatida. A técnica de costura rebatida, também conhecida como técnica inglesa, é a mais utilizada nas camisas sociais. … Picotar. … Ziguezague. … Hong Kong.


Como dar um ponto?

0:445:21Suggested clip · 53 secondsPontos de Costura à Mão (fáceis para customizar) – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como dar nó no final da costura?

Caso esteja costurando à mão, apenas faça um laço no último ponto e passe a agulha por ele. Quando puxar, você fará um nó que prenderá o ponto. Arrematar um ponto na máquina de costura é ainda mais fácil: faça alguns pespontos e corte a linha!


Como selar tecido?

A aplicação é muito simples:Coloque o tecido virado com a estampa para baixo. Forre sua bancada com um plástico. … Aplique a termolina uniformemente em todo o tecido com o auxílio de um pincel. Aplicando a termolina caseira no tecido. … Coloque o tecido para secar no varal.


Como fazer para ajuda não desfiar?

0:122:49Suggested clip · 43 secondsComo fazer o tecido não desfiar – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que e o revel na costura?

Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente.


Como Iniciar na costura criativa?

0:5019:43Suggested clip · 61 secondsComo Iniciar na COSTURA CRIATIVA – Isso vai Fazer Você … – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é uma costura inglesa?

Costura inglesa Também conhecida como costura rebatida, é um dos pontos mais utilizados em calças jeans e camisas masculinas. Para fazer esse acabamento, é necessário virar uma das partes do tecido ao avesso e deixar a ponta virada para o lado de fora. Para unir os dois, passe a costura reta.


Quais são as categorias de costureiras?

A COSTUREIRACostureira de fábrica ou operadora de máquina. É uma profissional que monta partes de peças. … Costureira faccionista. É uma profissional autônoma que presta serviços à confeccionistas em oficinas de costura. … Costureira sob medida. … Costureira artesã … Costureira pilotista – ou piloteira. … Alfaiates.


É possível aprender a Costurar pela internet?

Desde como colocar um zíper até fazer um vestido mais elaborado, é possível sim, aprender a costurar pela internet!…Os materiais vão depender do que você pretende costurar, mas geralmente é necessário ter:tesouras;fita métrica;linhas;agulhas;alfinetes.


Como aprender a Costurar com linha e agulha?

2:214:44Suggested clip · 52 secondsCOMO COSTURAR À MÃO – 3 TÉCNICAS – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como aprender a Costurar em linha reta?

4:4020:00Suggested clip · 54 secondsDIY : Como costurar retas, curvas e barras para iniciante – Aula 38YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer arremate na máquina de costura?

2:026:18Suggested clip · 60 secondsComo fazer arremate na máquina de costura do jeito certo e evitar …YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


1. Forro

Talvez o acabamento mais conhecido seja o primeiro que todas as pessoas que começam a costurar aprendem. É essencial para que o interior da peça fique com uma boa aparência, assim como o exterior.


2. Pesponto

Esse é um dos pontos mais utilizados para acabamento de costura. Ele é simples e reforça a costura, bem como decorar peças em cós, colarinhos, bainhas e golas.


3. Entretela

Esse é um acabamento em costura que dá forma e reforça a peça, desde golas, cós, corpetes, punhos e colarinhos. A roupa fica melhor estruturada no corpo e geralmente é utilizada em tecidos finos e em roupas sociais, que necessitam de um caimento específico.


4. Costura francesa

A costura francesa é um dos acabamentos mais comuns e pode substituir até mesmo o overlock, caso você não tenha a máquina de costura especial para esse fim. A costura francesa é indicada para tecidos de gramatura fina à média e deixa o avesso tão perfeito como a frente e sem costura aparente!


5. Acabamento Inglês

Acabamento inglês, ou rebatida é mais conhecida por fazer parte de roupas sociais. Mas isso não significa que esse acabamento de costura não possa ser utilizado em outros lugares. E ao contrário da costura francesa, pode ser utilizado até mesmo em tecidos bem grossos.


6. Picotar

Feita com uma tesoura de picotar e que deve ser utilizada somente para tecido, essa técnica é ideal para os tecidos que podem desfiar fácil. Caso você não tenha a tesoura de picotar, utilize uma tesourinha de acabamento e faça um corte ziguezague. Pode demorar, mas o acabamento valerá a pena!


7. Ziguezague

Muito utilizado em acabamento em malhas ou demais tecidos que esticam pois promove certa elasticidade à costura pelo seu formato. A técnica do ziguezague pode ser utilizada no acabamento de tecidos que desfiam e para isso, ele deve passar rente à borda da costura e deve ser feito à máquina.


1. Costura francesa

Entre as técnicas de acabamento na costura, essa sem dúvidas é uma das mais usadas. Isso porque ela é capaz de substituir até mesmo o acabamento do overloque e pode ser feita na maioria das peças, tornando o avesso quase tão perfeito quanto o lado direito da peça.


2. Rebatida

A técnica de costura rebatida, também conhecida como técnica inglesa, é a mais utilizada nas camisas sociais. Mas ela também pode ser usada nos mais diversos tipos de tecidos e confecções, unindo diversos materiais, desde os mais leves até os mais encorpados. Além disso, a costura rebatida pode ser usada em passadores e barbatanas, por exemplo.


3. Picotar

Para os tecidos que contam com um alto risco de acabar desfiando, uma técnica de acabamento muito utilizada é a de picotar, que tem uma vantagem a mais no acabamento: o efeito de picote nas extremidades.


4. Ziguezague

Bastante usado para o acabamento nas confecções em malha ou demais tecidos que esticam, já que promove uma certa elasticidade à costura pelo seu formato, o ziguezague pode ser utilizado no acabamento de tecidos que desfiam. Nesse caso, ele deve passar rente à borda da costura.


5. Hong Kong

Nessa técnica, bastante empregada nas peças de alfaiataria para o verão — por ser confeccionada, na maioria das vezes, sem a colocação de forro nas peças —, é aplicado viés no acabamento, dando um toque perfeito ao acabamento na peça.


1 – A ESCOLHA DAS LINHAS E AGULHAS CONTAM MUITO PARA OS ACABAMENTOS

Uma peça bem feita não tem linhas aparentes ou nós desnecessários na frente ou no avesso. Tudo deve ser escondido, bem arrematado e assentado. Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito.


2 – TECIDO CARO NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE QUALIDADE

A qualidade do tecido é crucial! Um tecido não precisa ser exageradamente caro, mas precisa ter qualidade. Quando for comprar, certifique-se que não está levando “gato por lebre”. Há muitas misturas duvidosas de fios em tecidos.


3 – O QUANTO A OCASIÃO, O CLIMA E O HORÁRIO INFLUENCIAM NA ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

Para cada modelo há um acabamento mais adequado. Por exemplo, um vestido para o outono e inverno fica muito mais bonito se for feito todo forrado. Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina.


4 – QUANTO MAIS NOBRE O TECIDO, MAIS REFINADO DEVE SER OS BOTÕES E AS CASAS

A escolha do botão conta muito na finalização da peça. E há uma infinidade de modelos e materiais! Quanto mais nobre o tecido, mais refinado devem ser os botões e as casas. Um botão de plástico comum em um casaco de alfaiataria feito com tecido de qualidade, estraga a peça. Um blazer pede um botão mais trabalhado, de material mais nobre.


6 – PARA CADA TIPO DE ACABAMENTO UMA ENTRETELA

A entretela, por exemplo, é outro recurso para dar acabamento em decote, golas, viras, cós e corpetes, conferindo estrutura a peça. Um decote com o revel entretelado fica muito mais assentado e alinhado ao corpo e evita deformar. Mas precisa escolher adequadamente a entretela, pois há a gramatura certa para cada tipo de acabamento.


7 – Se preferir, use um molde

Sempre que for cortar usando um molde, precisa prestar atenção ao fio do tecido. Se posicionar um molde um pouco fora do fio, já vai comprometer o caimento. Quem já não viu uma calça com pernas torcidas ou um vestido com as costuras fora do lugar? Isto acontece porque a peça não foi cortada seguindo o fio do tecido.


Bônus

Lembre-se, o seu trabalho é a sua vitrine. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas fazer uma peça com capricho e bem acabada, é privilégio de poucos. O capricho é o diferencial. Se o seu cliente ficar satisfeito com o resultado, vai te indicar ao concorrente.


Dica para passar tecido de cetim

Geralmente, cetim tem caimento natural, mas se for preciso passá-lo, passe sempre pelo lado avesso da peça. Por ser muito delicado ele pode estragar com a temperatura muito alta do ferro.


Mais dicas abaixo

Corte
Tomar um cuidado extra ao cortar moldes de cetim pode beneficiar a costura. A melhor forma de fazê-lo é dobrando o tecido ponta com ponta e posicionando o lado direito de frente um para o outro. Assim como a pele falsa, o cetim tem uma felpa, portanto garanta que todas as peças fiquem na mesma direção.

image

Leave a Comment