Como fazer um plano de ação pessoal Como já mencionado, o plano de ação é, como o próprio nome sugere, um planejamento com as ações que precisará tomar para chegar a algum objetivo. Existem várias formas de fazer isso, o que pode incluir a criação de um método seu ou a utilização de modelos já conhecidos, como é o caso do SMART e 5W2H.
Como fazer um plano de ação?
Como já mencionado, o plano de ação é, como o próprio nome sugere, um planejamento com as ações que precisará tomar para chegar a algum objetivo. Existem várias formas de fazer isso, o que pode incluir a criação de um método seu ou a utilização de modelos já conhecidos, como é o caso do SMART e 5W2H.
Qual a importância do plano de ação para a administração do tempo?
“O plano de ação precisa servir de base para a administração do tempo , que é o recurso mais escasso e mais valioso de um executivo. Numa organização seja ela órgão de poder público, empresa ou entidade sem fins lucrativos, a perda de tempo é inerente.
Como otimizar o processo de planejamento e execução dos planos de ações?
Por meio da análise dos desvios (seja para melhor ou para pior) é possível descobrir formas de otimizar o processo de planejamento e execução dos Planos de Ações. E como você já sabe, além dos artigos, publicamos também aqui no blog inúmeros materiais educativos para download, como e-books, white papers, webinars e modelos de planilhas.
Como elaborar um plano de trabalho?
Ou seja, no Plano de Trabalho devem estar consolidadas todas as informações sobre o objetivo a ser buscado, detalhando para isto todas as atividades necessárias para concretizá-lo, quanto aos recursos físicos, monetários e humanos necessários.
Como criar um plano de ação na vida pessoal?
Como montar o seu plano de ação pessoalDefinição de objetivo geral e metas.Lista de ações ou tarefas necessárias para a realização das metas.Prazos de execução.Despesas, caso existam.Atribuição de responsabilidades, caso o plano envolva mais de uma pessoa.Mapeamento de riscos.
Como elaborar um plano de ação passo a passo?
More videos on YouTubeSaiba aonde quer chegar. … Crie metas mensuráveis. … Liste as tarefas a serem executadas. … Divida as grandes tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. … Decida os prazos para as entregas cotidianas. … Crie uma representação visual para o seu plano de ação. … Acompanhe as ações com frequência.
O que deve conter um plano de ação?
Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;Lista de ações e atividades a serem executadas;Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;Orçamento alocado para cada ação ou atividade;Responsável pela execução de cada ação;More items…•
O que fazer para melhorar o departamento pessoal?
O que fazer para melhorar o Departamento Pessoal?Padronize e organize arquivos. … Atualize suas metodologias. … Adote ferramentas de gestão. … Faça vistorias regulares nos seus processos. … Planeje as ações do departamento pessoal. … Delegue tarefas com responsabilidade. … Capacite sua equipe.
Quais são as etapas de um plano de ação?
Confira a seguir:Como criar um plano de ação em 9 etapas. … Etapa 1: Saber o destino. … Etapa 2: Criar metas mensuráveis. … Etapa 3: Listar todas as tarefas a serem realizadas e atribuir responsáveis. … Etapa 4: Analisar e quebrar as tarefas maiores em modelos menores e de fácil gerenciamento. … Etapa 5: Definir prazos.More items…•
Quantas e quais são as etapas de um plano de ação?
Para aprender como fazer um plano de ação, é preciso se concentrar em cinco pilares fundamentais: a iniciação do projeto (traçando os principais objetivos e metas), o planejamento (estabelecendo as ações), a execução (tomando as medidas), o monitoramento (avaliando os resultados) e o encerramento (documentando o que …
Quais itens deve contemplar um bom plano de ação escolar?
As dimensões que devem ser contempladas no Plano de Ação da escola são: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola1.
Como se estrutura um plano de ação para atingir suas metas?
Escolha e defina claramente seu objetivo Leve em consideração não apenas a importância do seu objetivo, mas também o quanto ele está considerando o cronograma e os recursos com os quais você precisa trabalhar. Todos os envolvidos nas atividades definidas no plano devem ter bastante clareza de onde você quer chegar.
Qual é o objetivo de um plano de ação?
O plano de ação nada mais é do que uma sequência cronológica de ações necessárias para atingir um certo objetivo. Assim, é importante saber quebrar ambições maiores em tarefas menores e pontuais – elas serão a base do seu planejamento.
O que fazer para inovar o departamento pessoal?
6 DICAS PARA A OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NO DEPARTAMENTO PESSOAL5 min readConheça os atuais resultados do departamento. … Tenha objetivos desafiadores para o futuro. … Automatize as tarefas mais repetitivas. … Mantenha a equipe de RH bem treinada. … Busque melhorar continuamente. … Invista no controle de ponto.
Como se atualizar no departamento pessoal?
Seja imprescindível, já que nem todos são insubstituíveis: Seja pontual, sorridente, amigável com as pessoas e fique à disposição da empresa onde você trabalha. Desenvolva sua comunicação e estude sobre liderança. Invista em seu maior patrimônio, que é seu conhecimento: Não deixe de estudar! Não pare de se atualizar!
Qual é o objetivo do departamento pessoal?
O Departamento Pessoal é um setor da empresa responsável pela gestão de pessoas. Dessa forma, a área é especializada em administrar as questões relacionadas aos funcionários, como folha de pagamento, férias e licenças, entre outras.
SMART
Trata-se de um acrônimo para: S – specific (específico); M – measurable (mensurável); A – achievable (realizável); R – realistic (realista); T – timely (temporal). Consiste em responder cada um desses tópicos com informações sobre o objetivo que deseja alcançar. Assim, ao final, terá um planejamento completo com as ações necessárias para chegar lá.
1 – Planeje o seu dia
A última tarefa do seu dia de trabalho deve ser planejar as atividades do dia seguinte.
2 – Aprenda a quebrar as tarefas em etapas
Um dos principais motivos para que os profissionais não cumpram as suas principais tarefas do dia é que tentam fazer tudo de uma vez. Quando se tem uma atividade muito extensa para concluir, o ideal é quebrá-la em diferentes etapas. Até a motivação se torna maior ao adotar esse sistema de realização de tarefas aos poucos.
3 – Não tente ser multitarefa
Ter um sistema organizador de tarefas para otimizar a sua rotina de trabalho é fundamental, especialmente para combater a ansiedade que pode surgir por ter uma grande quantidade de atividades para fazer em um período curto de tempo.
4 – Mensure o tempo de cada tarefa
Quem estiver usando um software para organizar tarefas, terá a possibilidade de fazer uma mensuração de quanto tempo dedica para cada uma delas, descobrindo quais são as que levam um período maior para serem concluídas. Uma das barreiras para aumentar a produtividade pode estar justamente no fato de não medir o tempo gasto para cada atividade.
5 – Saiba quando dizer não
Uma das funções de ter um plano de ação e gerenciar as tarefas é identificar os momentos em que não consegue encaixar mais nada em seu dia.
6 – Deixe o celular em modo avião
Tem alguns momentos do dia a dia de trabalho em que se precisa de mais atenção as atividades que estão sendo realizadas. Pode ser interessante adicionar algumas indicações no seu organizador de tarefas para deixar o celular em modo avião, de maneira a não ficar com vontade de parar tudo o que está fazendo para responder mensagens.
O que é um plano de ação?
Um plano de ação é uma maneira de planejar quais as ações necessárias que devem ser tomadas para alcançarmos um objetivo. É um planejamento metodológico no qual são definidas as metas da empresa ou pessoa, as etapas necessárias, os responsáveis por cada detalhe e o monitoramento do projeto.
Como fazer um plano de ação
Você pode fazer um plano de ação em documento do Microsoft Excel, ou qualquer outra ferramenta similar. É possível também fazer o planejamento em um papel ou uma lousa, caso você prefira trabalhar em um ambiente não-virtual.
Plano de ação 5W2H
O método de plano de ação 5W2H é uma ferramenta para tornar o planejamento de uma ação simples e fácil. Ele não é tão complexo quanto o método que vimos acima, mas pode ser usado em diversas situações ao planejar uma ação, seja pessoal ou profissional.
Plano de ação pessoal: o que é?
Planejamento é a base para o sucesso, porque ele serve como guia e, até mesmo, como um fator motivacional. Ele é especialmente útil quando você não sabe exatamente quais tipos de desafios terá que superar para chegar ao seu destino – seja ele qual for.
Por que você precisa de um plano de ação pessoal?
Todo objetivo traz consigo, em maior ou menor grau, o desconhecido. Por isso, o plano de ação pessoal é tão útil, afinal, ele permite que você aja pensando no futuro, mas sem comprometer o presente.
4 erros a evitar no plano de ação pessoal
Todo plano é passível de falhas. No entanto, você pode se antecipar e evitá-las, certo? Veja, então, quais são os erros mais comuns ao elaborar um plano de ação pessoal e saiba como se prevenir.
Torne os processos mais inteligentes
Otimize os processos internos do departamento pessoal. Crie etapas para a execução das tarefas, faça checklists com pontos que precisam de mais atenção e revisão. Além disso, o uso de softwares e sistemas de gerenciamento são opções que ajudam a tornar os processos mais inteligentes.
Faça análises comportamentais
Cada vez mais as análises comportamentais estão começando a fazer parte dos processos seletivos e otimização de recursos humanos. A prática ajuda as empresas a contratarem pessoas mais alinhadas com o seu perfil, reduzindo a taxa de turnover .
Analise indicadores de desempenho
Outro fator que vem ganhando força no planejamento estratégico do departamento pessoal são os indicadores de desempenho. Eles ajudam a identificar quando há problemas na execução do trabalho e permitem uma ação mais assertiva.
Administre e impulsione mudanças
Como responsável pelo planejamento estratégico do departamento de pessoal, você é o principal agente de mudanças. Busque atualizações constantes e teste novos modelos para a gestão de pessoas.
Utilize um planner personalizado para o DP
Por fim, não deixe a organização de lado. Ela é fundamental para você ter uma gestão eficiente. Assim, você alcança bons indicadores de departamento pessoal e consegue atingir todas as metas da empresa relativas à área.
Obrigações mensais
Sistema integrado para a prestação das obrigações trabalhistas da empresa. Nele, você precisa atualizar admissões e demissões, recolher o FGTS, registrar informações sobre a folha de pagamento, entre outras exigências legais.
Obrigações de início de ano
Declaração de Imposto de Renda, feita sempre no início de cada ano fiscal. Nela, é preciso informar os tributos recolhidos no ano, além de informações adicionais como o plano de saúde coletivo.
O que é um Plano de Ação
Começando pelo começo, um Plano de Ação (também conhecido por Plano de Atividades ou ainda Plano de Trabalho) é uma das ferramentas mais simples e eficientes para o planejamento e acompanhamento de atividades.
A importância de definir um Plano de Trabalho
Se você não quer ficar correndo de um lado para outro, feito barata tonta, sem saber o que fazer e muito menos o que priorizar em meio a tantas tarefas e atividades, parabéns, você acaba de descobrir a importância de utilizar Planos de Ações, ou seja, ter um cronograma de ações em sua empresa.
Na prática: como criar um Plano de Ação em 5 passos
Como todo processo de planejamento e acompanhamento, o Plano de Ação também deve ser elaborado, desenvolvido e encerrado. Basicamente, podemos dividir o ciclo de vida dos Planos de Ações em 5 momentos:
Plano de Ação 5W2H: entendendo a metodologia 5W2H e a relação com Plano de Ação
Na Gestão Empresarial, para quase todo problema a ser resolvido, é provável que encontremos vários frameworks, metodologias e ferramentas. No caso do Plano de Ação 5W2H, não é diferente.
4 aplicações dos Planos de Ações no planejamento e gestão
Para tentar tira rum pouco da subjetividade e deixar o artigo ainda mais prático, elencamos abaixo quatro situações comuns de Planejamento e Gestão Empresarial onde você pode lançar mão do uso de Planos de Ações.
E para fechar, não se esqueça do PDCA
Caso você ainda não conheça, o PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo de Deming , ciclo de Shewhart ou ainda PDSA (plan-do-study-act).
1. Padronize e organize arquivos
O gerenciamento de documentação é uma das principais tarefas do DP de qualquer empresa. Caso ela não seja feita de forma correta, a possibilidade de arcar com um passivo trabalhista aumenta. Então, se puder fazer algo para melhorar sua organização, faça-o.
2. Atualize suas metodologias
Um bom profissional de departamento pessoal sabe que toda metodologia deve ser renovada de tempos em tempos. Mesmo aquelas que funcionam adequadamente no momento ainda podem ser melhoradas e atualizadas. Logo, se há uma oportunidade de aprimoramento, por que não adotá-la?
3. Adote ferramentas de gestão
Como o departamento pessoal lida, basicamente, com documentação, questões operacionais e a administração de alguns recursos, ter uma ferramenta de gestão é fundamental. Praticamente toda empresa utiliza esse tipo de recurso para reduzir processos operacionais desnecessários e acelerar a entrega de resultados.
4. Faça vistorias regulares nos seus processos
Todo departamento, como já mencionamos, deve se atualizar ativamente. Porém, em alguns momentos, essa mudança pode se tornar mais compulsória, especialmente se você notar que o setor teve um desempenho muito baixo ultimamente. Mas, como notar essas falhas?
5. Planeje as ações do departamento pessoal
O planejamento é uma das principais obrigações de qualquer profissional de gestão. Afinal, sem planos e metas bem estabelecidos, há uma grande chance de que a sua equipe comece a andar em círculos, reproduzindo tarefas que não têm valor real para a sua produtividade.
6. Delegue tarefas com responsabilidade
De fato, delegar funções é necessário em qualquer organização. Contudo, alguns gestores ruins o fazem apenas para evitar suas responsabilidades, o que pode ser a causa de grandes problemas quando as tarefas não são distribuídas corretamente.
7. Capacite sua equipe
Por fim, não é necessário oferecer aulas diárias, mas é sempre bom se preocupar com a capacitação da sua equipe para lidar com as demandas da empresa e do mercado. Se você pode lhe oferecer o conhecimento necessário, saiba que esse será um excelente investimento — e, quem sabe, você não descobrirá um talento?