Como fazer uma ata de uma açao

image

As atas de uma reunião não precisam ser complexas e você não precisa de nenhum programa especial para criá-las. Basta usar ferramentas simples disponíveis no computador. Uma das alternativas mais acessíveis é o editor de texto Word. Exemplo para o Word #1 Este modelo fornece as informações necessárias que as atas de uma reunião devem ter.

Full
Answer

Qual é o objetivo de uma ata?

Como já dito antes, o principal objetivo de uma ata é registrar todas as decisões tomadas durante uma reunião organizacional, mas não se restringe apenas a isso. Assim, para quem trabalha com o secretariado remoto, a ata se torna uma aliada bem importante, já que vai servir para registrar o que ficou combinado entre você e seu cliente.

Qual a importância de uma boa ata?

Uma boa ata irá conter esses tópicos. Dificilmente uma ata conterá mais informações além destas. É importante lembrar que a ata deve ser um documento sucinto, de fácil leitura e identificação (em especial) das decisões tomadas.

Quais são os requisitos para a ata de uma associação?

A ata de uma associação é um documento no qual serão registrados todos acontecimentos e decisões tomadas durante a realização da assembleia, sendo necessário seguir alguns requisitos específicos, que explicaremos nesse artigo: – Redigida por uma pessoa que não participa ativamente da reunião;

Quais são as principais características da ata formal?

É extremamente formal e deve ser assinada por todos os integrantes e registrada em cartório como um documento oficial. Possui cinco partes: 1) Abertura: consta data, local, horário e nome da instituição. 2) Legalidade: autenticação de legalidade da reunião, de acordo com os devidos estatutos.

image


Como iniciar uma ata exemplo?

Geralmente são os seguintes:Data, hora e local da reunião;Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;Decisões tomadas sobre cada item da agenda.More items…•


Como deve ser o texto de uma ata?

Principais Características da ATA Redação técnica; Linguagem formal; Polifonia textual; Texto de Valor jurídico.


Como se escreve em uma ata?

Como se faz uma ata de reunião?Título. Geralmente, escreve-se apenas “Ata” para identificar o texto.Data, hora e local da reunião.Relação dos objetivos da reunião (pauta).Relação dos integrantes da reunião.No corpo do texto, ausência de parágrafos. … Assinatura no final do documento.


O que é uma ata exemplo?

A ata de reunião é um documento para registro do que foi discutido em reunião e possui o intuito de registrar todos os acontecimentos, conversas e, principalmente, tomadas de decisão.


Como fazer uma ata segundo a ABNT?

São elas:Um texto totalmente contínuo, sem lista de itens ou parágrafos, ou seja, reduzido a um texto inteiro, como se fosse um único e longo parágrafo. … Valores, datas, números e outras expressões devem sempre ser representadas por extenso;Sem uso de siglas e outras abreviaturas;More items…•


Como devem ser escritos os números nas atas?

Nas atas, os números devem ser escritos por extenso e, para facilitar a leitura, devem ser repetidos em algarismos, entre parêntesis. Ex: ata nº cinquenta e dois barra dois mil e quinze (52/2015). Devem-se evitar, também, as abreviações.


Como se escreve ata de reunião?

A ata é um relato resumido do que foi discutido durante uma reunião, sessão, convenção ou assembleia normalmente redigido por uma secretária efetiva. A ata pode ser manuscrita em livro próprio ou digitada. Nesse caso, será impressa e todos os presentes devem rubricar todas as páginas e assiná-la ao final.


Como fazer uma ata de uma reunião?

Ata de reunião informal Abertura: assim como na ata formal, essa parte é reservada para informações como a data, o local, o horário e o nome da instituição. Participantes e seus cargos: registro da situação de cada participante na reunião. Discussão: exposição dos principais assuntos abordados na reunião.More items…


Quando usar ata?

Uma ATA serve como prova documental do que foi discutido durante o encontro e serve como arquivo de conferência pós-evento para quem precisou ausentar-se no dia. Por esse motivo, precisa ser detalhada e deve incluir nomes das pessoas participantes, os tópicos abordados e as resoluções.


O que é ata?

A ata é um instrumento utilizado para que empresas, instituições, congressos, ONG, entre outros, possam fazer um registro expositivo de fatos e decisões tomadas em uma reunião, assembleia ou sessão.


Como fazer uma ata de reunião?

A ata possui uma forma fixa, isto é, ela não admite abertura de parágrafo. Essa medida é utilizada para evitar que a ata possa ser alterada ou falsificada. Ela também precisa conter dados sobre a data e o local da reunião.


Exemplos de ata

Às 10h15, do dia 24 de maio de 2004, na Sala de Reunião do Cedi, a Sra. Maria da Silva, Diretora da Coordenação, deu início aos trabalhos com a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada, sem alterações.


Características de uma ata

A ata é um texto expositivo e, por isso, ela tem como principal objetivo transmitir da maneira mais clara possível a sua mensagem. Para que se possa atingir esse fim, a ata precisa ser clara e objetiva, sem rodeios. Além disso, é preciso estarmos atentos aos elementos de coesão e coerência, que influenciam na melhor compreensão do texto.


Como corrigir uma ata?

A ata não pode ser rasurada, mas, como todo texto, ela pode estar suscetível a falhas humanas. Quando algum erro ocorrer, deve-se utilizar o termo “digo” seguido da informação correta durante o processo de redação.


Artigos Relacionados

Descubra o que é o memorando, aqui! Saiba os tipos, as características e a estrutura desse gênero. Aprenda como fazer um memorando e a diferença entre ele e ofício.


O que deve incluir uma ata da reunião?

Atas de reunião podem ser feitas de várias maneiras, de acordo com a preferência de um determinado grupo ou do tipo de informação que será registrada. Algumas pessoas aderem a um formato específico, incluindo as seguintes informações na ata da reunião:


Modelo de atas de reunião para Word

As atas de uma reunião não precisam ser complexas e você não precisa de nenhum programa especial para criá-las. Basta usar ferramentas simples disponíveis no computador. Uma das alternativas mais acessíveis é o editor de texto Word.


Modelo de atas de reunião para Excel

Você também pode criar atas de reunião com a ajuda de tabelas, usando Excel. Isso permite que você acompanhe facilmente os detalhes da reunião, especialmente se envolver muitas informações e categorias diferentes. Outra vantagem é que os usuários podem usar sistema de cores para destacar as informações umas das outras.


Modelo de atas de reunião para Google Docs

O Google Docs é outra ferramenta que você pode usar para criar atas de reunião abrangentes. Ele funciona como o MS Word e oferece basicamente as mesmas funcionalidades. Com ele, você pode personalizar a fonte, cor, alinhamento de texto e muito mais. Você pode se referir ao modelo de ata de reunião para Google Docs abaixo.


Modelo de atas de reunião para PDF

Para quem procura por atas de reunião em PDF editável, podemos usar os exemplos abaixo. A principal vantagem do formato PDF é que você pode proteger o arquivo ou documento com um código, especialmente se contiver informações confidenciais ou se você quiser mantê-lo privado.


Modelo de ata de reunião online (GitMind)

Para uma ata mais interativa e criativa, podemos usar a abordagem de mapas mentais. E o GitMind é de longe um dos melhores programas encontrados online. Ele ajuda a despertar a criatividade, integrando uma variedade de layouts de mapas mentais, facilitando a compreensão dos leitores.

image


Resumo sobre Ata

  1. Tem como principal objetivo fazer o registro de reuniões.
  2. Pode ser classificada em ata de reunião formal e ata de reunião informal.
  3. É um texto expositivo em que prevalece a linguagem clara e objetiva.
  4. Para corrigir uma ata, deve-se utilizar os termos “digo” (no decorrer do texto) e “em tempo” (ao final dele).

See more on mundoeducacao.uol.com.br


O Que É ATA?

  • A ata é um instrumento utilizado para que empresas, instituições, congressos, ONG, entre outros, possam fazer um registro expositivo de fatos e decisões tomadas em uma reunião, assembleia ou sessão. Ela é um documento de grande importância porque é responsável por registrar todas as informações e decisões tomadas, servindo para consulta sempre que necessário. O docume…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Como Fazer Uma Ata de reunião?

  • A ata possui uma forma fixa, isto é, ela não admite abertura de parágrafo. Essa medida é utilizada para evitar que a ata possa ser alterada ou falsificada. Ela também precisa conter dados sobre a data e o local da reunião. Na ata, evita-se a utilização de algarismos arábicos ou romanos devido à facilidade em alterá-los. Dessa forma, os números são expressos por extenso. Assim, ela pod…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Características de Uma Ata

  • A ata é um texto expositivo e, por isso, ela tem como principal objetivo transmitir da maneira mais clara possível a sua mensagem. Para que se possa atingir esse fim, a ata precisa ser clara e objetiva, sem rodeios. Além disso, é preciso estarmos atentos aos elementos de coesão e coerência, que influenciam na melhor compreensão do texto. Assim, a ata deve apresentar uma …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Como Corrigir Uma ATA?

  • A ata não pode ser rasurada, mas, como todo texto, ela pode estar suscetível a falhas humanas. Quando algum erro ocorrer, deve-se utilizar o termo “digo” seguido da informação correta durante o processo de redação. Caso o texto já tenha sido concluído e os erros sejam identificados posteriormente, usa-se a expressão “em tempo”, ao fim da ata, seguida do registro da informaçã…

See more on mundoeducacao.uol.com.br

Leave a Comment