Como foi marcada a açao dos jesuitas

image

A ação dos jesuítas garantiu a expansão do catolicismo ao longo do território brasileiro. Ao pisar no Brasil, a primeira ação tomada pelo navegador Pedro Álvares Cabral e seus tripulantes foi organizar uma missa que comemorava a chegada em novas terras.

Full
Answer

Quais foram as principais ações dos jesuítas no Brasil?

A ação dos jesuítas garantiu a expansão do catolicismo ao longo do território brasileiro. Ao pisar no Brasil, a primeira ação tomada pelo navegador Pedro Álvares Cabral e seus tripulantes foi organizar uma missa que comemorava a chegada em novas terras.

Qual é o objetivo dos jesuítas?

Os jesuítas são padres ligados à Companhia de Jesus, ordem da Igreja Católica fundada por Inácio de Loyola. A ordem foi instituída em 1534 com a missão de pregar o Evangelho por todo o mundo. Foi reconhecida, como ato oficial, pelo Papa Paulo III, em 1540.

Quais foram os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil?

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.

Como os jesuítas chegaram ao Brasil?

Os jesuítas chegaram ao Brasil em março de 1549, durante o governo do primeiro governador-geral, Tomé de Souza. Além de tentarem passar os valores religiosos do catolicismo, os religiosos também acabavam submetendo as populações indígenas à cultura, língua e costumes europeus, inibindo, de certa forma, as tradições dos povos nativos.

image


Qual foi a ação dos jesuítas?

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.


Como os jesuítas ensinavam?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.


Como os jesuítas Catequizaram os índios?

As Reduções Jesuíticas Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia.


O que foram as missões jesuítas?

As missões jesuíticas foram uma iniciativa da Igreja Católica no mundo, com o objetivo de conter o avanço do protestantismo e disseminar o catolicismo pelo mundo. Suas principais regiões de atuação foram China, Índia, África e Américas.


Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?

Os Objetivos da educação jesuíta As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. Além disso, os padres jesuítas exerceram forte influência na sociedade, principalmente burguesa.


Como era a educação na época dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.


O que os jesuítas fizeram para diminuir a resistência dos índios?

Os jesuítas defendiam a catequese como objetivo principal da colonização no Novo Mundo e como a única forma de civilizar os índios, esses, por sua vez, teriam a semente divina que se desenvolveria somente por meio da catequização.


Como foi o primeiro contato entre os jesuítas e os índios?

O contato inicial entre brancos e índios foi amistoso, como se pode ver, por exemplo, na carta de Pero Vaz de Caminha, onde o escrivão narra momentos de descontração e festa entre as duas raças. Na verdade, esse contato amigável se estendeu pelas três ou quatro primeiras décadas de colonização.


Quais as estratégias que os jesuítas utilizaram para difundir o catolicismo entre os indígenas?

Os jesuítas concluíram que a catequização seria mais eficaz se os missionários parassem de se deslocar de uma aldeia a outra e juntassem os indígenas num mesmo lugar e assim, para eles, isso protegia os indígenas dos colonos que queriam escravizá-los.


O que são as missões jesuíticas Brainly?

Podemos afirmar que as missões jesuíticas eram as administrações e acolhimento dos indígenas pelos padres jesuítas, que possuíam o objetivo tanto de organizar as aldeias quanto de atender aos indígenas e protegê-los dos portugueses, além é claro de educá-los e convertê-los ao cristianismo.


Qual era o objetivo dos Sete Povos das Missões?

Os sete povos das Missões foram estratégias criadas por padres espanhóis no Sul do Brasil com o objetivo de espalhar a fé católica catequizando os indígenas.


Como e por que as missões jesuítas foram destruídas?

Surgiu um conflito político-geográfico que virou uma guerra militar no século XVII, onde os ‘Povos das Missões’, com pouco armamento, foram derrotados na ‘Guerra Guaranítica1. Em muitos casos a população das Missões Jesuíticas no Brasil foi mesmo dizimada.


Quem eram os jesuítas?

Os jesuítas são padres ligados à Companhia de Jesus, ordem da Igreja Católica fundada por Inácio de Loyola. A ordem foi instituída em 1534 com a missão de pregar o Evangelho por todo o mundo. Foi reconhecida, como ato oficial, pelo Papa Paulo III, em 1540.


Qual era o objetivo dos jesuítas?

Para o professor e historiador Thomas Giulliano, a missão dos jesuítas personifica os seguintes versos de Camões: “A fé católica dilatais”. O envio dos jesuítas em missões serviu ao propósito de propagação da fé e da doutrina católica.


Quais são os Exercícios Espirituais de Santo Inácio?

Quem eram os jesuítas? Aqueles que faziam os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola e ingressaram na Companhia de Jesus. A finalidade dos exercícios é o esforço por ordenar a vida segundo o projeto de Deus.


O que os jesuítas fizeram no Brasil?

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.


Como funcionavam as missões jesuíticas?

As missões ou reduções jesuíticas funcionavam como aldeamentos onde os padres viviam em meio aos índios. Estimulando-lhes a uma vida de trabalho, de oração e de formação.


TÓPICOS DOS JESUÍTAS NO BRASIL

1. Quem são os Jesuítas?
2. Chegada dos Jesuítas ao Brasil (1549)
3. Catequese dos jesuítas
4. Disputas entre jesuítas e colonos
5. Escolas jesuítas
6. Expulsão dos jesuítas do Brasil
Referências


2. CHEGADA DOS JESUÍTAS AO BRASIL (1549)

A história da educação no Brasil tem seu início realizado pelos jesuítas a partir do ano de 1549, durante o Governo-Geral sob o comando do governador Tomé de Souza.


3. CATEQUESE DOS JESUÍTAS

A catequese era o modo pelo qual os jesuítas buscavam “reeducar” os indígenas, apagando sua cultura milenar por acreditar no atraso dessas sociedades, livrando seus pecados e salvando sua alma.


4. DISPUTAS ENTRE JESUÍTAS E COLONOS

Os jesuítas e os colonos frequentemente entravam em disputas devido à proteção que os membros da Igreja Católica forneciam aos indígenas, mesmo com a implementação do tráfico negreiro.


5. ESCOLAS JESUÍTAS

Os jesuítas fundaram diversas instituições de ensino no Brasil Colônia, que também estavam montadas para sustento próprio e comércio a partir da agricultura e pastoreio.


REFERÊNCIA (S)

BOTO, Carlota. Reforma Pombalina – 28 de junho de 1759. In.: BITTENCOURT, Circe (org.). Dicionário de datas da História do Brasil. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.


RESUMO

Em 1549, no contexto colonial e das reformas religiosas europeias, junto a Tomé de Souza, os jesuítas chegaram à América portuguesa para contribuir com o avanço da colonização lusitana.


INTRODUÇÃO

No século XVI ocorreram o nascimento e a expansão inicial da Companhia de Jesus. A ordem nasceu em um momento no qual grandes mudanças estavam ocorrendo na Europa, mudanças que abalavam a coesão da igreja Católica.


1. O CONTEXTO DA CHEGADA

Partindo da Europa, os jesuítas ganharam destaque pelo empenho e disciplina no empreendimento das missões, ocorridas em escala global a partir do século XVI. A ordem atuou de forma marcante, conforme Assunção (2001, p. 63), “mesclando conservadorismo e humanismo”.


2. A IMPRESSÃO INICIAL SOBRE A CONVERSÃO

Não há como relatar o início da atividade jesuítica na América sem mencionar Manoel da Nóbrega. Sua importância foi vital nesta empreitada, do momento em que chegou à Bahia, até sua morte no Rio de janeiro em 1570.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inseridos no contexto da Reforma e Contrarreforma, e em meio às ações que abarcavam as conquistas territoriais e comerciais portuguesas, junto a Tomé de Souza e sob a liderança do padre Manuel da Nóbrega, os jesuítas chegaram à América possuindo firmes objetivos relacionados à difusão do Cristianismo através da catequização dos nativos do “novo mundo”..


APÊNDICE – REFERÊNCIA DE NOTA DE RODAPÉ

3. Como Caminha e seus companheiros em 1500, os jesuítas, imersos em outro contexto e com muito mais tempo, a partir de 1549 passariam a se perceber diante de uma nova realidade produzida pelo contato com os nativos da América.

image

Leave a Comment