A Soja BT é uma excelente ferramenta de controle de pragas. Geneticamente modificado, o grão BT possui o gene da bactéria Bacillus Thuringiensis, que age como inseticida natural contra as principais pestes que atacam as lavouras, tornando-se um grande aliado do agricultor.
Quais são as pragas da soja que atacam as folhas da planta?
Os corós são besouros cujas larvas causam danos nas lavouras de soja no Centro Oeste do Brasil, no norte do Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais. O seu ataque é caracterizado pela presença de manchas, plantas amareladas, murchas e sem raízes secundárias.
Como controlar a praga da soja?
Em geral, as lagartas são verdes com listras brancas, mas tornam-se pretas em condições de alta população e competição por alimento. De acordo com o manejo Integrado de Pragas da Soja, o controle deve ser realizado quando forem encontradas cerca de 20 lagartas grandes por metro de fileira de plantação.
Quais são os benefícios da plantação de soja BT?
Outra prática recomendada é o monitoramento que indica a situação das pragas. A prática permite avaliar os danos e prejuízos e ajuda a definir quando o defensivo deverá ser aplicado. A plantação de soja Bt traz benefícios ao agricultor e também ao meio ambiente. Os principais são:
Quais são as consequências da utilização inadequada de inseticidas na soja BT?
Além disso, a utilização inadequada de inseticidas na soja Bt tem contribuído para a seleção de indivíduos resistentes a eles, principalmente pela elevada pressão de seleção quando utilizados inseticidas abaixo do nível de ação pré-estabelecido para a cultura.
Quais as 9 Principais Pragas da Soja?
O conhecimento é essencial para que o produtor saiba fazer a identificação de pragas da soja de forma precoce e fazer adequadamente o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Lagarta da Soja (Anticarsia Gemmatallis)
Essa é uma das pragas da soja que atacam as folhas da planta. A lagarta da soja costuma atacar lavouras a partir de novembro no norte do paraná e de dezembro a janeiro no sul do país. Em alguns casos, o desfolhamento das plantas pode chegar a 100%.
Lagarta do Cartucho (Spodoptera Frugiperda)
A lagarta do cartucho é uma praga da soja que pode atacar as plantas tanto nos estágios iniciais do seu desenvolvimento como nas fases mais avançadas.
Lagarta Elasmo (Elasmopalpus Lignosellus)
A lagarta elasmo também é chamada de broca-do-colo, pois ela corta e bloqueia o colo da planta, ainda no início do desenvolvimento da soja. Isso causa redução no stand de plantas.
Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis Includens)
Essa espécie é uma das grandes inimigas da cultura da soja. Recentemente, no Brasil, foram registrados diversos surtos, que ocorrem tanto de forma isolada como associados à lagarta da soja.
Mosca-Branca (Bemisia SP.)
A mosca-branca é um inseto sugador e pode transmitir vírus para plantas como a soja . A sucção de seiva e injeção de toxinas podem provocar alterações no desenvolvimento da planta, deixando o seu amadurecimento irregular e até matando.
Percevejo-Castanho (Scaptocoris SPP.)
O percevejo-castanho é um inseto de hábitos subterrâneos, que suga a seiva nas raízes. É por isso que os sintomas dessa praga da soja são confundidos com deficiência nutricional da planta ou outras doenças.