Como funciona a entresafra do açai

image


Quando é a época do açaí?

A safra do açaí varia de acordo com a região. No Pará, principal produtor, o período de safra do açaí vai de agosto a novembro. No estuário amazônico o pico da safra ocorre no período de julho/agosto.


Como é feita a coleta do açaí?

A colheita é uma operação onerosa e difícil e deve ser feita sempre no início da manhã, com o auxílio de facas bem afiadas para a realização de cortes no cacho próximos à inserção do estipe. Em plantas altas e com estipes finos, a colheita constitui-se uma operação onerosa e difícil de ser realizada.


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Qual a altura máxima de um pé de açaí?

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Como saber se o açaí é bom?

Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro. A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º.


Como higienizar o açaí?

Você pega o fruto do açaí que já foi lavado, peneirado e mergulha ele em uma água quente, a uma temperatura de 80 a 90ºC, durante 10 segundos. Após esse tempo, você tira o fruto e coloca em uma água na temperatura ambiente.


Quanto tempo dá fruto?

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.


Qual a adubação para o açaí?

As adubações de plantio, formação e produção devem ser realizadas de acordo com as orientações a seguir: – Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Qual a distância de um pé de açaí para o outro?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


O que a pesquisa já fez

Antes desse trabalho, a Embrapa já havia lançado o Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos para Produção de Frutos e a cultivar de açaí de terra firme BRS Pará (variedade cultivada), importantes passos da pesquisa para melhorar a cadeia produtiva dessa palmeira.


Produção variável na entressafra

Mas a pesquisa ainda enfrenta desafios, segundo revela o pesquisador Farias Neto. Um deles é a instabilidade de produção na entressafra. “Quando falamos em produção na entressafra não significa dizer que ela se dá ao longo dos seis meses de maneira linear.


Produção saltou de cinco para 180 toneladas

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará ( Sedap ), o estado produz aproximadamente 1,2 milhão de toneladas do fruto anualmente, e tem uma área de produção de cerca de 219 mil hectares, entre açaí manejado de várzea e plantado em terra firme.


Relação custo-benefício atraente

O custo de implantação de um hectare de açaí irrigado gira em torno de R$ 8 mil a R$ 10 mil. “Ainda é alto, mas o salto de produção é impressionante”, diz o o pesquisador Farias Neto. Ao definir os parâmetros de irrigação e adubação, a pesquisa mostra com exatidão a relação entre custo e benefício da atividade.


Entressafra é gargalo da cadeia produtiva

O açaí é um produto genuinamente paraense. Segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística ( IBGE ), o Pará é o maior produtor de açaí do Brasil, respondendo por 98,3% da produção nacional.

image

Leave a Comment