Como funciona o self service?
O termo self service é um sistema de atendimento, onde o cliente tem a possibilidade de servir sozinho, isto é, você escolhe qual o sabor e a quantidade desejada. Essa prática é muito comum e popular em diversos países do mundo inteiro, inclusive no Brasil, por exemplo, sendo adotada em restaurantes, soverterias e açaiterias.
Como escolher um restaurante self-service?
Caso seja um restaurante self-service a quilo, é preciso ainda uma balança de precisão. Em móveis, recomenda-se ter uma mesa na cozinha para o preparo dos alimentos com cadeira, um balcão para atendimento e pagamento, podendo ser em madeira ou tijolos mesmo, ao menos 10 mesas de início com 40 cadeiras.
Qual é o horário ideal para um restaurante self-service?
Tudo vai depender do porte do seu restaurante e do tipo de alimentação que ele vai servir. Em sua maioria, os restaurantes self-service são voltados a servir almoço e os horários entre onze da manhã e duas da tarde são os mais lotados.
Estrutura e Equipamentos Para Loja de Açaí
A sua loja de açaí deve dispôr de um salão para os clientes consumirem o produto, banheiro e um espaço para preparação e armazenagem do estoque de insumos.
Onde Montar uma Loja de Açaí?
Como o público predominante será de jovens, procure um local de grande movimentação de pedestres, preferencialmente em centros comerciais e, se possível, com estacionamento.
Por que franquia de açaí self-service atrai consumidor?
O açaí possui muitas formas de ser consumido. Por exemplo, nos estados do Norte do país, ele é consumido em formato líquido, misturado com farinha e acompanhando de peixe.
9 franquias de açaí self-service para abrir
Conforme falamos no tópico anterior, o modelo de franquia de açaí self-service é atrativo pois oferece uma variedade para os clientes e um bom retorno para o empreendedor.
Número das franquias de açaí no Brasil
O segmento de franquias de alimentação é o setor de maior faturamento no franchising brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ele faturou mais de R$ 40 bilhões em 2020.
Vantagens de abrir uma franquia
O modelo de franquia é um formato que tem atraído muitos empreendedores brasileiros. Segundo a ABF, o segmento de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020.
Monte o seu plano de negócios
Até para comprar equipamentos é preciso antes ter feito um planejamento. Sem o plano de negócios do seu projeto é impossível conseguir acertar nas decisões e em tudo o mais que você precisa concretizar.
Lista com os equipamentos para loja de açaí
Abaixo eu vou te apresentar uma lista com equipamentos para loja de açaí que você deve comprar para que o seu negócio funcione. A quantidade dos equipamentos e se você vai mesmo precisar de todos, só é possível saber depois de finalizar o seu planejamento.
Equipamentos para loja de açaí: Os complementares
Além dos equipamentos para fazer açaí, sua loja vai precisar de outros itens que vão auxiliar e ajudar para o seu bom funcionamento. Você também precisa se preocupar em comprar eles na quantidade correta para o tamanho do seu empreendimento.
Equipamentos novos X usados
Na hora de comprar equipamentos para loja de açaí é bem provável que uma dúvida surja na sua mente: vale a pena comprar novos ou dá para comprar usados? Algumas pessoas tentam economizar nesse sentido e preferem a aquisição de equipamentos que já foram utilizados.
Trabalhe com marcas boas
Principalmente nos equipamentos que são utilizados para fabricação e armazenamento do açaí você precisa se preocupar com a marca. Existem algumas marcas que são sinônimo de qualidade e que mesmo que custem um pouco mais elas vão te dar muito mais vantagem.
Investimento para comprar os equipamentos
Além de saber quais são os equipamentos para loja de açaí você precisa ter uma noção de quanto vai precisar investir para conseguir comprar todos eles. Até porque uma coisa não adianta sem a outra.
1. Triturador
Para produzir o açaí, será preciso triturar a polpa da fruta do açaizeiro. Esse processo em microempreendimentos — que produzem pouquíssimos litros — é feito em liquidificadores industriais, mas uma loja de açaí que envasa volumes mais altos precisa de um triturador – açaí mixer.
3. Envasadora
Sua loja também pode lucrar bastante preparando açaí para revenda ou consumo fora do local. Embalando o produto em seus próprios envases, é possível popularizar a sua marca e torná-la conhecida por mais pessoas e, consequentemente, mais utilizada.
4. Pasteurizadora
O processo de pasteurizar um alimento nada mais é do que elevar a temperatura dele e depois diminuí-la drasticamente, para garantir a eliminação de micro-organismos que causam riscos à saúde.
5. Vitrine de Exposição
Com todos esses equipamentos, já sabe como vai exibir o seu açaí para os clientes? As vitrines, como a Elegance e a Vista, são boas opções. Elas são uma ótima maneira de mostrar o produto para os clientes e podem também ser utilizadas para armazenar outros produtos de açaí, como os picolés e os sorvetes.
Concorrência de um restaurante self-serviço
Sempre que se for abrir um novo empreendimento é preciso observar a concorrência, o que não é baixa no setor de alimentação. Hoje em dia encontramos um pequeno restaurante em cada esquina de ambientes comerciais, bem como os shoppings com suas praças de alimentação.
Localização
Tudo vai depender do porte do seu restaurante e do tipo de alimentação que ele vai servir. Em sua maioria, os restaurantes self-service são voltados a servir almoço e os horários entre onze da manhã e duas da tarde são os mais lotados.
Montando a estrutura de um restaurante self-service
Assim como em todo restaurante, o investimento aqui é bem alto.
Serviços e administração de um restaurante self-service
O modelo de restaurante self-service com peso foi um sucesso quando inventado nos anos 90, mas hoje em dia pode não ser uma forma tão vantajosa para o cliente, que anda apreciador de um self-service sem balança.