Como servir açaí com cupuaçu

image


O que harmoniza com cupuaçu?

A nossa dica na hora de montar o seu Cupuaçu é apostar na combinação com Calda de Maracujá ou Calda de Morango. O sabor dessas duas frutas na forma de calda contrasta com o sabor marcante do Cupuaçu e mistura-las é experimentar algo inusitado e delicioso.


Como consumir polpa de cupuaçu?

A nutricionista Paula explica que não existe contraindicação para o consumo do cupuaçu. “Podemos consumir a polpa da fruta na forma de sucos, cremes, sorvetes etc.”, diz.


Como consumir o fruto do cupuaçu?

Da fruta, que é prima do cacau, se usa a polpa para fazer geleias, sucos e licores. Das sementes, depois de despolpadas são lavadas, secas e trituradas para formação do cupulate que é o pó da semente de cupuaçu, semelhante ao chocolate, mas ganha destaque pela sua matéria prima diferenciada.


Faz mal açaí com suco de cupuaçu?

São alimentos ricos em diversos nutrientes, antioxidantes, ferro, vitaminas, etc. A combinação entre açaí com cupuaçu é perfeita pois, juntos, eles oferecem uma boa dose de energia e saciedade tanto para o dia a dia como para realizar atividades físicas.


Pode comer cupuaçu puro?

Com a polpa da fruta, prepara-se ainda o doce de cupuaçu, em compota, como disse acima, que combina muito com o sabor do chocolate e do cupulate, mas é uma delícia consumido puro, como sobremesa.


Como se prepara o cupuaçu?

Coloque no liquidificador a polpa de cupuaçu e a água e bata por 5 minutos ou até virar uma bebida o mais lisinha possível. Dica: Se você estiver usando polpa de cupuaçu congelada deixe descongelar um pouco, assim será mais fácil bater. Adoce com mel, xarope de bordo, estévia ou algum outro adoçante da sua preferência.


Quando é que o fruto do cupuaçu está maduro?

Ponto de colheita A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta. Os frutos atingem o ponto ótimo de colheita entre quatro meses e meio e cinco meses e meio.


Quais são os benefícios da casca do cupuaçu?

Há estudos que avaliam o uso das cascas de cupuaçu como insumo para geração de energia, produção de polímeros e embalagens sustentáveis. Na indústria cosmética, o cupuaçu é um ingrediente muito presente em xampus, condicionadores, máscaras de hidratação e cremes hidratantes corporais.


Quem tem colesterol alto pode comer cupuaçu?

Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.


O que não pode misturar com açaí?

O açaí, por si só, já é muito calórico. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde. O ideal é consumi-lo puro ou com frutas.


O que faz mal com açaí?

No entanto, evite consumir o açaí for acompanhado por aditivos ultracalóricos, como xarope de guaraná, leite condensado e granola, não há problema em ingeri-lo diariamente.


Qual o efeito colateral do cupuaçu?

“É um alimento 100% natural, que pode ser consumido por todos, porém, por ser rico em hidratos de carbono de cadeia curta, quando consumido exageradamente e por pacientes que apresentam síndrome de intestino irritável, pode provocar sintomas desagradáveis como cólicas, distensão abdominal e gases”, adverte Osse.

Leave a Comment