Como surgiu o festival do açai

image

Qual é a origem da palavra Festival?

Festival foi primeiro registrado como um substantivo em 1589. Antes que tivesse sido usado como um adjetivo desde o século XIV, a significação era celebrar feriados da igreja. A etimologia da festa é muito semelhante àquela do festival. A palavra “feste” (uma carta diferente de “fest”) vem do inglês médio, do francês médio, da palavra latina festa.

Qual foi o primeiro Festival de música?

A ideia veio de um alemão: Richard Wagner, aquele da ópera “A Valquíria” (certamente você conhece a abertura do terceiro ato da óperagraças à trilha sonora de “Apocalypse Now”). Em 1876 ele criou o Bayreuth Festival, realizado na cidade alemã homônima, com a única finalidade de apresentar suas composições.

Qual é a diferença entre festa e Festival?

Antes que tivesse sido usado como um adjetivo desde o século XIV, a significação era celebrar feriados da igreja. A etimologia da festa é muito semelhante àquela do festival. A palavra “feste” (uma carta diferente de “fest”) vem do inglês médio, do francês médio, da palavra latina festa.

Qual é a história dos festivais de música?

Em dois anos, só nos Estados Unidos, uma meia dúzia de festivais gigantescos atraíram mais de um milhão de pessoas. O Festival de Monterey, na Califórnia, deu o pontapé inicial em 1967. Janis Joplin, Otis Redding, The Who e Jimi Hendrix se apresentaram para um público total estimado em 90 mil pessoas.

image


Filosofia, geometria, olimpíadas e festivais: a culpa é dos gregos!

Bem antes não. Beeeeeeeeem antes. Junto com a filosofia, a geometria e as Olimpíadas, a Grécia Antiga também deixou como legado para as civilizações posteriores um embrião dos festivais de música. Seis séculos antes do início da era cristã, os gregos começaram a realizar a cada quatro anos os Jogos Píticos, em honra a Apolo.


Dom Pedro II vai festivalar na Europa

Na Idade Média os festivais de música ganharam vida própria, sem estarem atrelados às competições esportivas como no tempo dos gregos, mas eles ainda manteriam o aspecto competitivo.


Jazz: artistas lendários, eventos pioneiros

Chega o século XX e a música popular começa a se tornar um fenômeno de massa (graças ao desenvolvimento das tecnologias de gravação e reprodução de áudio, de uma indústria de música e dos meios de comunicação de massa, a princípio o rádio).


Rock e lama, enfim

Nos anos 1960 o rock já era um caminho sem volta. Os Beatles levaram sete anos para pôr em curso toda uma revolução, seus compatriotas Stones, Who, Kinks cruzavam o Atlântico para um rolê na América no que ficou conhecido como invasão britânica, ao mesmo tempo em que as bandas dos Estados Unidos respondiam com rock à altura.


Resistência, retomada, apogeu e Festivalando! – a história dos festivais de música segue

Poucos festivais dessa época sobreviveriam para contar história. Os festivais de Glastonbury, Isle of Wight e o festival de Reading e Leeds, também da Inglaterra, e que nasceu em 1961 como festival de jazz e tomaria o rumo do rock a partir de 1967, chegariam vivos e ainda gigantes ao século XXI.


Origem das festas juninas

Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita.


A chegada da festa junina ao Brasil

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.


No Brasil

Festivais importantes no mundo todo já fazem parte do Brasil, acontecendo por vários períodos de tempo. Um exemplo é o Rock in Rio que começou no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, e hoje vários outros países têm festival de música. Este virou uma franquia.


Etimologia

A palavra fest deriva do inglês médio, do francês médio palavra festivus, da palavra latina festivus. Festival foi primeiro registrado como um substantivo em 1589. Antes que tivesse sido usado como um adjetivo desde o século XIV, a significação era celebrar feriados da igreja. A etimologia da festa é muito semelhante àquela do festival.


Festas

Certas instituições comemoram anualmente eventos especiais significativos para a sua história. Estas instituições são geralmente institutos educacionais, tais como colégios e secundária superior, secundário, ou escolas secundárias. Estas festas são usualmente chamadas de “fests”. Um exemplo deste tipo de fest é Saarang em IIT Madras, Chennai .


Festivais do Antigo Egito

A maior parte dos festivais do Antigo Egito foram religiosos, mas outros não foram como um festival criado por Ramessés III para comemorar a vitória sobre os líbios. Quando ocorriam festas, elas eram determinadas por ciclos lunares ou pelo calendário egípcio. Os festivais eram grandes celebrações com abundância de alimentos disponíveis.

image

Leave a Comment