O açai transmite doença de chagas

image

Symptoms

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. Ela recebe esse nome como homenagem ao pesquisador brasileiro que a descobriu, Carlos Chagas. A transmissão ocorre, principalmente, devido à picada de um inseto popularmente conhecido como barbeiro.

Causes

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Prevention

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

Complications

O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar.

Quais são as vias de transmissão da doença de Chagas?

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

Como tratar a doença de Chagas?

image


Quem tem doença de Chagas pode comer açaí?

O biólogo explica que não há motivos para descartar o consumo de açaí, já que não há relação direta entre a fruta e a doença. “A contaminação ocorre quando há falta de higiene”, resume.


Como saber se o açaí tem Chagas?

Na fase aguda, seja por picada ou ingestão de alimentos contaminados, o protozoário instiga sintomas como febre, lesões na pele, mal-estar e talvez falta de ar. “Às vezes, parece uma doença viral”, compara Silvestre.


Quais os perigos de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Como identificar a doença de Chagas?

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.


Pode tomar açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Bactérias do gênero Staphylococcus sp. são notadamente conhecidas como agentes de doenças transmitidas por alimentos, causando vários danos à saúde individual e pública. Serratia sp. é um agente de infecção nosocomial, de trato urinário e infecções intestinais e intoxicação alimentar.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

Benefícios do açaí: saiba por que é importante passar a consumir essa frutaAçaí evita o câncer, o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. … Alimento é rico em fibras. … Açaí faz bem para o coração. … Fruta ajuda a tratar distúrbios. … Açaí é um ótimo energético. … Seu consumo facilita o ciclo menstrual.


Qual o bicho que dá no açaí?

Comer açaí não significa que, automaticamente, a pessoa ficará doente. Mas o fruto costuma atrair uma espécie de inseto, mais conhecido por barbeiro, cujo intestino guarda os protozoários Trypanossoma cruzi – esses, sim, causadores da doença.


Qual é a causa da doença de Chagas?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é um problema grave e apresenta alta morbimortalidade, principalmente em países endêmicos, como é o caso do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas estão contaminadas, estando a maioria na América Latina .


Transmissão da doença de Chagas

Existem duas vias principais de transmissão da doença. A forma clássica ocorre através da picada de um inseto triatomíneo hematófago (alimenta-se de sangue) conhecido como barbeiro. Enquanto ele suga o sangue do hospedeiro, elimina fezes contendo a forma contaminante do protozoário.


Diagnóstico e tratamento da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é realizado por exames laboratoriais específicos, como a Imunofluorescência Indireta (IFI), e exames sorológicos. O diagnóstico deve feito o mais rápido possível, pois o tratamento deve acontecer ainda na fase inicial da doença, quando apresenta maior eficácia.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


Transmissão da doença de Chagas

Quando falamos em doença de Chagas, a transmissão vetorial se destaca como uma das mais conhecidas, mas essa não é a única forma de contrair a doença. No que diz respeito à via vetorial, a doença é transmitida por meio do contato com fezes e/ou urina do vetor infectado após a picada.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas é, na maioria dos casos, assintomática. Estima-se que cerca de 90% das pessoas infectadas não saibam que possuem a doença. Ela apresenta duas fases clínicas: aguda e crônica.


Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio da análise dos sintomas do indivíduo, bem como pela realização de exames laboratoriais parasitológicos e/ou sorológicos a depender da fase da doença.


Tratamento da doença de Chagas

A doença de chagas apresenta cura se o tratamento for iniciado logo após a infecção. Em pacientes crônicos, o tratamento visa, principalmente, a frear a progressão da doença. Medicamentos para tratá-la são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde mediante recomendação médica.


Prevenção da doença de Chagas

Como a doença de Chagas está relacionada com diferentes formas de transmissão, a prevenção pode ser conseguida de diferentes maneiras. Uma das formas de prevenção consiste em evitar a multiplicação de barbeiros nas residências.


Artigos Relacionados

Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.


Essa doença pode não apresentar sintomas por muitos anos, mas quando apresenta, são graves. Saiba mais

A doença de Chagas tem esse nome em homenagem ao cientista brasileiro Carlos Chagas, que descobriu a origem da doença, o parasita Trypanosoma cruzi. Esse parasita vive dentro do inseto chamado de barbeiro, que é o seu hospedeiro.


Sintomas da doença

Para determinar os sintomas, vai depender se o paciente está na fase aguda ou na crônica. No caso da fase aguda, a doença não costuma apresentar sintomas e é por isso que muitas pessoas vivem com a doença sem saber. Quando apresenta sintomas, são:


Modo de transmissão

A transmissão da doença de Chagas acontece quando uma pessoa é picada pelo inseto barbeiro. Na mesma hora em que ele pica, defeca, e quando a pessoa coça a picada faz com que as fezes contaminadas do inseto entrem no ferimento e vão para a corrente sanguínea.


Tem cura?

Sim, com o tratamento adequado, a doença de Chagas tem cura. Quanto antes for realizado o tratamento, melhor. Por isso, se mora em área de risco, onde costuma haver os insetos barbeiros, é importante realizar exames de sangue periódicos, principalmente porque o parasita pode ficar anos no organismo sem apresentar sintomas.


Como é feito o tratamento?

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio de raio-x do abdômen, endoscopia digestiva alta, eletrocardiograma e exame de sorologia. Com o diagnóstico positivo é feito o tratamento com medicação específica.


Métodos de prevenção

Já que a doença é transmitida pela picada do inseto barbeiro, as Vigilâncias Epidemiológicas de todo o país atuam de forma a evitar a formação de colônias do inseto. Por conta própria, os cuidados a serem tomados é conhecer o inseto para saber detectar sua presença.

image

Leave a Comment