Quais são os sintomas da micose de unha?
Estes remédios naturais podem até ser usados quando surgem os primeiros sintomas de micose de unha, como a presença de uma mancha amarelada e espessamento da unha, para tentar controlar a infecção, até à consulta com o médico. Saiba identificar os sintomas da micose de unha.
Qual o melhor óleo para micose de unha?
O óleo essencial de orégano é outra boa opção natura para o tratamento de micose de unha, pois possui substâncias, como o carvacrol, cariofileno e espatulenol, com forte ação antifúngica que ajudam a eliminar os fungos causadores da micose de unha como Candida albicans, Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e Fusarium oxysporum.
Como tratar a micose na unha com vinagre de maçã?
Como Acabar com a Micose na Unha com Vinagre de Maçã: O vinagre de maçã tem fortes propriedades antifúngicas, por isso pode ajudar a tratar Micose na Unha quando aplicado topicamente na área afetada. Para usá-lo, molhe uma bola de algodão em vinagre de maçã não diluído e escove a bola de algodão sobre a pele. Faça isso três vezes por dia. 3.
Como usar o alho na unha?
1 dente de alho. Cortar o alho em fatias e aplicar diretamente sobre a unha afetada por 30 minutos, todos os dias. Idealmente, o pé deve ser lavado antes e depois da aplicação do alho, para garantir melhor efeito. Este processo deve ser repetido até 4 semanas depois de que a unha voltou ao seu estado normal, o que pode demorar entre 4 a 6 meses.
1. Tratamento com remédios de farmácia
Geralmente, os remédios usados para tratar a micose de unha são os vernizes e soluções adequadas para a aplicação nesta região, como Andriodermol, Loceryl, Onicoryl ou Lakesia, por exemplo.
2. Tratamento com laser
O tratamento para micose de unha com laser, chamado de terapia fotodinâmica, utiliza o corante azul de metileno, que depois de aquecido pelo laser terapêutico vermelho é capaz de eliminar o fungo da micose e promover o crescimento da unha.
3. Tratamento caseiro
Um ótimo tratamento caseiro para micose de unha é o óleo de copaíba, porque esta planta medicinal possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes.
Quais os sinais de melhora
Os sinais de melhora da micose de unha dependem do tipo de tratamento escolhido, por isso, uma visita regular ao dermatologista é fundamental para verificar os sinais de melhora que incluem o desaparecimento da cor amarelada ou branca da unha e o crescimento saudável da unha.
Quais os sinais de piora
Os sinais de piora da micose de unha surgem quando o tratamento não é feito, não é adequado ou é realizado de forma incorreta e incluem a deformidade da unha e a transmissão da infecção para outras unhas.
1. Óleo essencial de alho
O óleo essencial do alho é um dos óleos melhor estudados para o combate de fungos e outros micro-organismos, tendo um forte efeito e sendo, assim, indicado por muitos médicos e profissionais que recorrem a opções naturais para o tratamento de infecções por fungos. Esse efeito acontece principalmente devido à presença da substância alicina.
2. Óleo essencial de tea tree
O óleo de tea tree, que também pode ser conhecido como óleo de melaleuca, contém um composto, conhecido como terpinen-4-ol, que, segundo alguns estudos científicos, demonstrou ter efeito antifúngico, especialmente para os principais organismos causadores da micose de unha.
3. Óleo essencial de alecrim
Assim como o óleo de tea tree, o óleo de alecrim, conhecido cientificamente como Rosmarinus officinalis, também tem apresentado efeitos muito positivos no combate a fungos responsáveis pela micose de unha, em estudos feitos no laboratório. Assim, pode ser uma excelente opção natural para tentar controlar o problema.
4. Óleo essencial de cravo da índia
O óleo essencial de cravo da índia é uma excelente opção natural para micose de unha, pois é rico em eugenol que possui ação antifúngica potente comprovada, que ajuda a combater os fungos causadores da micose na unha, como Candida albicans, Trichophyton rubrum e Trichophyton mentagrophytes.
5. Óleo essencial de tomilho
O timol e o carvacrol, presentes na composição do óleo essencial de tomilho, possuem forte ação antifúngica que ajuda a eliminar fungos causadores da micose na unha, como Candida albicans, sendo uma boa opção de natural para combater esse tipo de micose.
6. Óleo essencial de orégano
O óleo essencial de orégano é outra boa opção natura para o tratamento de micose de unha, pois possui substâncias, como o carvacrol, cariofileno e espatulenol, com forte ação antifúngica que ajudam a eliminar os fungos causadores da micose de unha como Candida albicans, Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e Fusarium oxysporum.
Como eu sei que estou com micose na unha?
Como citado anteriormente, a micose pode ser facilmente notada porque causa transformações na aparência da unha, tornando-a mais frágil e quebradiça, amarelada ou até mesmo esbranquiçada em decorrência do deslocamento da borda livre.
Como acabar com a micose de unha rápido?
Normalmente, quando vemos uma condição que associamos a questão estética, procuramos solucionar o mais rápido possível. Entretanto, nem sempre a preferência pela rapidez representa a melhor solução.
1. Como Acabar com a Micose na Unha com Sabonete e Água
Quando você tem Micose na Unha, você precisa manter a área tão limpa quanto possível. Isso ajuda a evitar a disseminação da erupção e ajuda a manter a área afetada sob controle. Lave a área afetada com água e sabão antibacteriano diariamente antes de aplicar outros remédios caseiros em cima dela.
2. Como Acabar com a Micose na Unha com Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã tem fortes propriedades antifúngicas, por isso pode ajudar a tratar Micose na Unha quando aplicado topicamente na área afetada. Para usá-lo, molhe uma bola de algodão em vinagre de maçã não diluído e escove a bola de algodão sobre a pele. Faça isso três vezes por dia.
3. Como Acabar com a Micose na Unha com Óleo da Árvore do Chá
Os australianos nativos usavam convencionalmente o óleo da árvore do chá como antifúngico e antibacteriano, e é usado hoje para os mesmos fins. Pode ser extremamente eficaz no tratamento de infecções fúngicas da pele.
4. Como Acabar com a Micose na Unha com Óleo de Coco
O óleo de coco tem propriedades microbianas e antifúngicas que podem ajudar a tratar infecções por Micose na Unha. É um remédio caseiro extremamente eficaz para micose e infecções por outros fungos, como cândida.
3. Fazer a higienização correta dos equipamentos
Além disso, a manicure deve realizar a higienização de outros materiais de uso recorrente. As toalhas de algodão, se houverem, devem ser usadas uma vez por cliente. Devem ser higienizadas com água e sabão após o uso.
5. Manter um cuidado especial com clientes infectadas
Se a cliente tem micose da unha, ela deve levar seu próprio esmalte, pois o fungo pode se alojar no produto e passar para outras clientes que o utilizem também.
O que causa fungos na unha?
Os fungos que ocorrem nas unhas das mãos e dos pés sobrevivem nesses locais porque passam a devorar a queratina das unhas, principal composição delas.
Como identificar
Os sinais de micose na unha são muito claros de se identificar. Primeiramente, é possível notar pequenas alterações, como manchas brancas ou amareladas na unha – dependendo do tipo de fungo, as manchas podem ser marrons ou enegrecidas – passando até por um descolamento.
Como evitar e tratar fungos na unha
Existem diversos tratamentos para quem tem fungos na unha. Em suma, os remédios são em forma de cremes, pomadas, esmaltes e medicamentos orais. No entanto, o tratamento não é rápido, podendo durar de 6 a 12 meses, pois os fungos criam uma capa protetora natural.
Aprenda a curar a micose de unha, além de conhecer sua causa e como evitar a contaminação
A onicomicose – ou micose de unha – é uma infecção que tem origem em fungos que se alojam nas unhas, sendo bastante comum em locais quentes e úmidos, como no Brasil. Eles podem ser de diferentes tipos, se alimentando da queratina da unha, o que dá aquele aspecto poroso.
Quais são as causas de micose de unha?
Algumas pessoas acreditam que a micose surge apenas se houver a contaminação em banheiros partilhados com outras pessoas que também possuem o problema, como em chuveiros de clube. Mas não é sempre assim. Conheça as causas mais comuns:
Como curar micose de unha
O tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sintomas aparecerem, pois quanto mais tarde, mais difícil e demorado será o processo. Se estiver bem no início, vá ao seu médico e veja se ele autoriza o uso de receitas caseiras.