O que fazer para acabar com a tosse com catarro

image

Common Causes

Algumas doenças que podem causar tosse com catarro são bronquite, bronquiolite, pneumonia e tuberculose e por isso se a tosse não melhorar em 5 dias deve-se ir ao médico pneumologista. Geralmente, a tosse com catarro transparente, não é preocupante e pode ser sinal de gripe ou resfriado.

Related Conditions

7. Inalação com vapor de eucalipto Um bom remédio caseiro para a tosse com catarro é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que aliviam de forma rápida a congestão nasal.

Quais doenças podem causar tosse com catarro?

Deve-se buscar ajuda médica quando a tosse apresenta-se com catarro verde, amarelo, com sangue ou marrom porque estas cores podem indicar a presença de microrganismos no pulmão que podem ter que ser tratados com antibióticos, por exemplo. Veja o que pode indicar cada cor de catarro.

Quais são os melhores remédios caseiros para a tosse?

Geralmente, nos casos mais graves, a tosse vem acompanhada de outros sintomas como febre, mal estar, dor no peito ou falta de apetite, embora não seja obrigatório.

Quais são as cores de catarro que indicam a tosse?

Quais são os sintomas da tosse?

image


1. Bronquite

A bronquite é uma alteração respiratória caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são estruturas responsáveis pelo transporte de oxigênio de e para os pulmões. Assim, devido à alteração em seu funcionamento, é possível haver tosse com catarro, chiado no peito, falta de ar e cansaço excessivo, por exemplo.


2. Bronquiolite

A bronquiolite é uma alteração mais comum em bebês com menos de 2 anos em que há inflamação dos bronquíolos, que são as vias aéreas mais estreitas do pulmão, havendo dificuldade para o ar passar, o que causa dificuldade para respirar, febre, tosse persistente e com catarro e chiado ao respirar.


3. Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que pode chegar ao pulmões, comprometer o seu funcionamento e levar ao aparecimento de alguns sintomas, como tosse com catarro e com sangue, dor ao respirar, suor frio e sensação de falta de ar. Saiba reconhecer os sintomas de tuberculose.


4. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasais causada por vírus ou bactérias, em que há acúmulo de secreções, o que causa dor de cabeça, dor no rosto, congestão nasal, febre e tosse com catarro. Confira outros sintomas de sinusite.


5. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também chamada de DPOC, acontece devido a uma inflamação crônica dos brônquios e bronquíolos, o que causa dificuldade para respirar, respiração rápida e ofegante, falta de ar e tosse constante com catarro de cor branco, amarelo ou esverdeado.


Beber água

Nos casos de tosse com catarro sem mais sintomas, recomendamos que beba muita água, pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. O aumento da ingestão de água é a principal medida que deve ser tomada, pois, a água fluidifica o catarro auxiliando na sua eliminação.


Inalação

Outra recomendação valiosa é a inalação, que pode ser feita com soro fisiológico ou inalação de vapor de água quente. A inalação age aliviando os sintomas da tosse, fluidificando as vias aéreas, favorecendo também a eliminação da secreção.


Xarope

Xaropes que inibem a tosse (antitussígenos) não são recomendados, pois, assim o catarro não será expelido. Vale lembrar que a tosse é um mecanismo de defesa do corpo para eliminar secreção (catarro), corpos estranhos e agentes infecciosos das vias aéreas.


Existe algum xarope ou remédio caseiro para tosse com catarro?

Sabe-se que o mel tem propriedades que dilatam os brônquios e diminuem a irritação da garganta, além da ação anti-inflamatória. Por isso, é considerado um bom remédio caseiro para tosse, seca ou com catarro.


O que é a tosse?

A tosse é basicamente uma forma ruidosa e repentina de expelir o ar pela boca, causada por um reflexo súbito no diafragma. Ela serve para impedir que microrganismos possam agredir o nosso corpo, ou seja, atua como um mecanismo de defesa da nossa saúde.


5 causas e como acabar com a tosse com catarro em cada uma delas

Antes de falar sobre o que é bom para tosse com catarro, é crucial entender as possíveis causas para tal sintoma. Gripes, resfriados e outras inflamações na garganta são mais propensas a causar tosse seca, então qual o motivo para a presença de secreção?


Quando ir a médico por conta de tosse com catarro?

Sabendo o que é bom para tosse com catarro, devemos entender que esse é um sintoma muitas vezes simples de lidar, associado a viroses facilmente combatidas pelo próprio organismo, exigindo apenas um tratamento sintomático.


1. Cebola e alho

O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.


2. Chá de malva e guaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com malva e guaco provoca um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar.


3. Chá de cana de macaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com cana-de-macaco possui propriedade s anti-inflamatórias e diuréticas que ajudam a reduzir o catarro, além de melhorar o bem-estar.


8. Xarope de mel com agrião

Um bom remédio caseiro para facilitar a expectoração e ajudar na eliminação de catarro, é o xarope caseiro de Mel, agrião e própolis, que devem ser preparado do seguinte modo:


9. Verbasco e anis

Este xarope além de facilitar a expetoração, ajuda também a reduzir a tosse e a inflamação da garganta, ajudando a lubrificar e a diminuir a irritação das vias respiratórias.

image

Leave a Comment