Como tratar a febre?
A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal. Prefira alimentos fáceis de digerir. Descanse e evite atividades intensas que possam aumentar a temperatura corporal, atrasando a recuperação.
O que fazer quando a pessoa tem febre?
Se ele tem entre três e seis meses, vá ao pronto-socorro se a temperatura passar de 39 °C ou a febre durar mais de um dia. Beba bastante água. Uma pessoa que tem febre fica desidratada em pouco tempo, uma vez que a temperatura do corpo sobe e ela começa a suar muito.
Como reduzir a febre?
[8] Tente reduzir a febre com medicamentos de venda livre. Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno, aspirina ou outros remédios de venda livre se passar de 39 °C de febre ou ficar muito desconfortável. [9] Converse com um médico antes de dar paracetamol a jovens com menos de 18 anos ou ibuprofeno em crianças com mais de seis meses de vida.
Como baixar a febre sem remédios?
Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, ela aumenta a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria escorrer por bastante tempo sobre o corpo, o que também contribui para seu relaxamento;
O que deve fazer para baixar a febre
Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal.
Medicamentos: soluções para baixar a febre
Os medicamentos utilizados para o tratamento da febre chamam-se antipiréticos (baixam a temperatura corporal) e aqueles que mais se utilizam são o paracetamol e o ibuprofeno. O ibuprofeno, além de ser antipirético, é também anti-inflamatório (atua na inflamação) e pode ser o tratamento indicado caso a febre se associe a inflamação.
Os antibióticos não servem para baixar a febre
Os antibióticos são medicamentos utilizados para tratar infeções causadas por bactérias e, na maior parte dos casos, a febre é causada por vírus ou situações de inflamação, que não respondem ao tratamento com antibióticos.
1. Comer alimentos quentes ou picantes
Diante do aumento de 1 grau na temperatura corpórea, o intercâmbio de substâncias no organismo fica acelerado, por isso comer é obrigatório. Um alimento “forte” (gorduroso, picante) não será boa ideia, pois cria um trabalho adicional para o sistema digestivo, impedindo o organismo de focar na luta contra a infecção.
2. Comer produtos ricos em açúcar
Especialistas descobriram que um aumento no nível de glicose no organismo reduz a quantidade de leucócitos, que são responsáveis pela destruição das células infectadas. Em poucas palavras, você não conseguirá se livrar da febre rapidamente.
3. Tomar chá ou café quentes
O calor desidrata o organismo, por isso precisamos consumir líquidos, mas do jeito certo. Um chá ou um copo de leite quente provocará um aumento de calor, elevando a temperatura corpórea. Além disso, o café também deve ser evitado, já que a bebida desidrata consideravelmente o organismo.
4. Tomar leite
Os laticínios são ricos na proteína caseína, que sofre uma compactação sob o efeito da febre. Com isso, o estômago fica cheio de “bolinhas” difíceis de serem digeridas.
5. Amamentar
Quando a temperatura corpórea está acima dos 38ºC, as proteínas presentes no leite materno ficam mais espessas. Devido a isso, o sabor do líquido muda, e o bebê pode rejeitar o leite materno. Além disso, a digestão do leite fica mais difícil, podendo provocar alterações nas fezes.
6. Tomar muita aspirina
A aspirina baixa a temperatura, mas em grandes quantidades é contraindicada por ter ligação com problemas respiratórios e cardíacos. Para menores de 16 anos, é melhor não administrar aspirinas, pois o medicamento pode provocar síndrome de Reye (inflamação pulmonar e cerebral).
7. Tomar bebida alcoólica depois do paracetamol
Por si só, o paracetamol é seguro e eficaz, porém tem um efeito hepatotóxico, ou seja, afeta o fígado. Se você tomar algumas pílulas, não haverá problema. Mas se a substância for combinada com álcool, o golpe no fígado será em dose dupla, sem falar nas possibilidades de sofrer com consequências desagradáveis em forma de náuseas e urticária.
Remédio para febre infantil
Os remédios mais indicados para baixar a febre em crianças ou bebês são o paracetamol (Tylenol bebê ou criança), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium infantil), que devem ser administrados através de formas farmacêuticas adaptadas para cada idade:
Remédio para baixar a febre na gravidez
O remédio mais indicado para baixar a febre na gravidez e que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê, é o paracetamol. No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.
Como preparar um remédio caseiro para a febre
Um ótimo remédio caseiro para a febre é tomar o chá de macela ou o chá de eucalipto, pois aumentam a transpiração ou possuem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a diminuir a febre. Veja como preparar esses remédios caseiros para febre.
Como saber se o cão está com febre?
É muito frequente ainda que um cão com febre se encontre mais apático e pode até perder o apetite. No entanto, a única forma de ter a certeza é através da medição da temperatura corporal.
Como medir a temperatura do cão?
Para medir a temperatura do seu cão necessita de um termómetro, preferencialmente com a ponta flexível, que deve sempre lubrificar com vaselina, por exemplo. Em seguida deve introduzir no ânus do animal e aguardar até a medição estar completa.
Tratamentos Naturais para Baixar A Febre
Opções de Remédios Caseiros
-
Uma boa forma de baixar a febre antes de recorrer a um remédio antipirético, é optar por tomar um chá morno para provocar a sudorese, diminuindo assim a febre. Deve ter-se em atenção que estes chás de plantas medicinais não podem ser tomados por bebês sem o conhecimento do pediatra. Alguns dos chás que ajudam a baixar a febre são:
O Que Não Fazer Quando Surge Febre Na Criança
-
A febre acontece com muita frequência na criança, provocando grande ansiedade na família, porém é importante evitar fazer algumas coisas que poderão piorar a situação: 1. Tentar aquecer a criança, vestindo-lhe mais roupa, ou colocando mais roupa na cama; 2. Utilizar remédios para baixar a febre em horas fixas; 3. Decidir tratar a febre com antibióticos; 4. Insistir com a criança …