Como saber se a bateria do meu veículo está carregando?
Certifique-se de que o problema é mesmo a bateria Olhe para o painel do seu veículo. Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando.
Como escapar da enrascada da bateria do carro?
Tudo pronto para sair com o carro, você vira a chave e… nada? Sua bateria pode ter acabado, e a Mobiauto conta como escapar dessa enrascada Você se prepara para ir ao trabalho ou dar um passeio, entra no carro, dá partida e… nada de ele pegar. Muitas vezes o problema é mais simples do que parece: basta trocar a bateria e a vida volta ao normal.
Como saber se a bateria está descarregando?
O cabo preto vai no terminal negativo. Ligue o carregador na tomada somente depois que os cabos estiverem conectados na bateria. O processo leva algumas horas e é preciso checar os níveis dela durante o carregamento.
Por que um carro elétrico pode apagar?
Vamos ser francos: um carro elétrico pode “apagar” não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um modelo movido por motor a combustão – além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, algo que também acontece com telefones celulares e notebooks.
1. Veja se o seu seguro cobre o auxílio
Antes de tudo, caso você tenha seguro automotivo, o ideal é que verifique se o seu contrato prevê o auxílio para resolver essa situação. A assistência a emergências depende do tipo de seguro que você contratou. Então, recomenda-se a checagem do contrato ou mesmo ligar para a seguradora, explicando a situação.
2. Certifique-se de que o problema é mesmo a bateria
Olhe para o painel do seu veículo. Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando. A bateria pode até funcionar, mas há falhas no carregamento.
3. Resolva o problema por conta própria
Basicamente, existem três formas de carregar bateria do carro por conta própria. Depende de onde você está e dos recursos que dispõe. Veja quais são elas!
4. Use aplicativos para se lembrar da manutenção preventiva
Antes de se deparar com a necessidade de carregar a bateria do seu carro, você pode contar com a tecnologia para ajudar a se lembrar de fazer manutenção preventiva do veículo. Existem alguns aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone e são muito úteis para evitar esse tipo de situação.
O que dizem os especialistas
Mesmo que o procedimento seja relativamente simples (e também passível de multa se flagrado por um agente da CET, bem como quando acontece com carros com motor a combustão), o processo de remoção de um carro elétrico até a tomada de recarregamento pode ser mais demorado justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento.
Pane elétrica: procedimento é o mesmo?
Vamos ser francos: um carro elétrico pode “apagar” não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um carro movido por motor a combustão – além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, algo que também acontece com telefones celulares e notebooks.
Quando a bateria pode te deixar na mão
Os carros evoluíram e estão cobertos por tecnologias embarcadas, desde sistemas que facilitam a vida do motorista até outros que entretêm os passageiros. No entanto, de nada adianta ter tanto avanço se não há uma bateria saudável para alimentar a ignição e, consequentemente, todos esses circuitos.
Cuidados com a bateria
1) Eita! Tá cheio de zinabre: o zinabre é uma oxidação que ocorre nos pólos da bateria, caracterizada pela sua cor azulada. Ele se forma a partir da reação química do ácido sulfúrico da bateria com o oxigênio e os metais do pólo.