Onde fica a oca do açaí

Qual a origem das ocas?

Oca é uma habitação típica dos povos indígenas. A palavra tem sua origem na família linguística tupi-guarani. As ocas são construídas coletivamente, ou seja, com a participação de vários integrantes da tribo. São grandes, podendo chegar até 40 metros de comprimento.

Como são construídas as ocas?

As estruturas das ocas são bastante resistentes, pois elas são construídas com a utilização de taquaras e troncos de árvores. A cobertura é feita de folhas de palmeiras ou palha. Uma oca pode durar mais de 20 anos. As ocas não possuem janelas, porém, a ventilação ocorre através portas e dos frisos entre as taquaras da parede.

Onde fica o edifício da OCA?

O edifício da Oca é um espaço expositivo com mais de 10mil m2 dentro do Parque Ibirapuera. No passado chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore.

Quanto tempo dura uma oca?

Uma oca pode durar mais de 20 anos. As ocas não possuem janelas, porém, a ventilação ocorre através portas e dos frisos entre as taquaras da parede. Costumam apresentar de uma a três portas apenas.


Informações

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Cidade de São Paulo
Contato: 11 3105-6118
Email: museudacidade@prefeitura.sp. gov.br


Locação

Se você estiver interessado em locar o espaço para uma atividade cultural de interesse público, precisará enviar sua proposta de ocupação do espaço para museudacidade@prefeitura.sp. gov.br com um resumo que conste o período de exibição desejado.

Leave a Comment