Onde foi açai de sorvete

image

Full
Answer

Como surgiu o sorvete?

Porém, em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes nos Estados Unidos, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York. A partir deste momento, o sorvete se popularizou ainda mais por todo o mundo.

Qual a diferença entre sorvete e sorbet?

Em Portugal, sorvete designa um tipo específico de gelado alimentar confeccionado a partir de puré de frutas e xarope de açúcar, ao qual não são acrescentadas quaisquer gorduras lácteas. No Brasil, o mesmo tipo de produto é designado por sorbet.

Qual foi a primeira sorveteria da história?

As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes – a primeira sorveteria da história.

Quais são os grandes apreciadores de sorvete no Brasil?

Pecado ou não, a verdade é que dentre os grandes apreciadores de sorvete no Brasil Imperial, nada mais nada menos, que o Imperador D. Pedro II e sua esposa, assíduos frequentadores da sorveteria de Antônio Francione, no Rio de Janeiro, sendo o sorvete de pitanga e preferido do monarca.

image


Origem

A origem do sorvete causa polêmica, mas ele é unanimidade na hora em que a temperatura sobe,a primavera está apenas no começo e os termômetros já dizem que é tempo de vestir o menor número de roupas possível e de se refrescar quantas vezes por dia você puder.


O sorvete no Brasil

A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo.


Onde apreciar o Sorvete

Quem diria que aquela pasta misturada com frutas e leite se transformaria num dos produtos mais consumidos no mundo todo? A variedade de sabores, cores e formatos é proporcional à reação das pessoas que a comem.


Curiosidades sobre o Sorvete

A taça de sorvete “sundae” surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos (“Sunday”, em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.


CONCLUSÃO

Teremos 3 tipos de sorvete com teores diferentes, não se obtendo portanto o “Padrão” ao qual tanto queremos, ou seja nunca poderemos ser padrão, e não é difícil de se conseguir, haja vista que o “Mc Donald´s” consegue ter padrão ao redor do mundo, ou seja em mais de 97 países.


Mistura

O início do preparo da calda consiste em um processo de mistura em tanques providos de agitadores cuja velocidade varia de acordo com o equipamento. Alguns têm agitadores que são chamados de “emulsores”, deixando-se claro porém que uma emulsão verdadeira só se obtém com o uso de homogeneizadores.


Antes de iniciar

Pesar ou medir o volume dos ingredientes a serem utilizados na formulação. No caso de se utilizar medidas volumétricas, cuidado com a conversão de peso para volume e com a temperatura! (levar em conta a densidade do produto e lembrar que esta varia com a temperatura)


Fabricação e composição

Durante a fase final de produção, a mistura de ingredientes é mantida arrefecida, para evitar a formação de cristais de gelo. Além disto, a mistura é agitada e ar é injetado nela, o que confere maior volume final e aspecto cremoso à mistura. Este processo é conhecido como aeração e é por isto que o gelado comestível é também um coloide.


Composição nutricional e calórica

O valor nutricional e calórico de um gelado comestível à base de água é diferente do daquele produzido com leite.


História

As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre sua invenção entre os persas , imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.


Dia Nacional do Sorvete

No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.


Sorvete sustentável

Produção do sorvete com menor emissão de gás carbônico: Uma das maiores produtoras de sorvete do mundo – Unilever – está pesquisando uma forma de desenvolver um sorvete que não precisa ser refrigerado até chegar ao consumidor, visando reduzir as emissões de gás carbônico durante a fabricação e o transporte do sorvete.

image


Descrição geral

Sorvete ou gelado é uma sobremesa gelada à base de lacticínios como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durant…


Fabricação e composição

Durante a fase final de produção, a mistura de ingredientes é mantida arrefecida, para evitar a formação de cristais de gelo. Além disto, a mistura é agitada e ar é injetado nela, o que confere maior volume final e aspecto cremoso à mistura. Este processo é conhecido como aeração e é por isto que o gelado comestível é também um coloide.


Composição nutricional e calórica

O valor nutricional e calórico de um gelado comestível à base de água é diferente do daquele produzido com leite. E, como este gênero de doce é também um alimento (produto alimentício), em ambos os casos o gelado comestível possui composição nutricional e calórica relevantes para a alimentação humana diária, como se pode constatar na tabela calórica-nutricional publicada no website da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), e também no m…


História

As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre sua invenção entre os persas, imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio. A invenção do sorvete todavia se deve aos persas.
De acordo com a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, a produção do picolé no …


Dia Nacional do Sorvete

No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.


Sorvete sustentável

Produção do sorvete com menor emissão de gás carbônico: Uma das maiores produtoras de sorvete do mundo – Unilever – está pesquisando uma forma de desenvolver um sorvete que não precisa ser refrigerado até chegar ao consumidor, visando reduzir as emissões de gás carbônico durante a fabricação e o transporte do sorvete. A empresa tem como meta: Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa durante o ciclo de vida do seus produtos até 2020.


Sobremesas típicas

O gelado comestível pode ser utilizado como sobremesa, ou ainda participar como ingrediente em receitas de guloseimas tais como:
• Banana split
• Milk shake
• Petit gateau


Galeria de imagens

• Um gelado/sorvete em taça
• Um gelado/sorvete no cone ou “casquinha”
• Um picolé (também denominado “gelado/sorvete no palito”)
• Fabrico de um sorvete/gelado

Leave a Comment