Onde se cultiva açai

image


Qual é o maior produtor de açaí do Brasil?

A região Norte do país concentra a maior parte da produção de açaí, com Pará e Amazonas respondendo por 87,5% do total. O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí, tendo dobrado sua produção nos últimos 10 (dez), anos e o maior exportador brasileiro, seguido do Amazonas.


Como e onde plantar pitaya?

Escolha do local. A fruta pode ser plantada diretamente na terra ou até mesmo em vasos. No segundo caso, é preciso optar por um recipiente com pelo menos 30 cm de profundidade e com furos para drenagem. Ou seja, o melhor local para plantar a fruta é um espaço com o tamanho adequado para que ela se desenvolva bem.


Qual é o nome da árvore do açaí?

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Quanto tempo leva para um pé de pitaya começar a produzir?

O plantio de pitaya por sementes é bem simples, porém o tempo até dar frutos é mais prolongado, pode demorar 2 anos ou mais.


Como cuidar do pé de pitaya?

Resistente ao calor, a pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável. A irrigação deve ser cautelosa: confira a umidade do solo sempre que possível, evitando que ele fique encharcado e leve ao apodrecimento das raízes.


Qual palmeira da açaí?

O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


Como é a palmeira do açaí?

Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.


Como é chamado o açaí no Maranhão?

No Maranhão, o famoso açaí é conhecido como juçara. Porém, não são exatamente a mesma fruta, conheça a diferença e conheça a festa tradicional da juçara em São Luís.


O que é fruto juçara?

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.


O que é fruta Jussara?

Espécie nativa da Mata Atlântica, a palmeira jussara (Euterpe edulis) — cujo nome também ocorre grafado com ç: juçara, — é mais conhecida pelo seu palmito do que pelos seus frutos.


O que é o modo de produção integrada?

É um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade, utilizando os recursos naturais e os mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente e de modo a assegurar uma agricultura viável a longo prazo.


O arroz é todo igual?

Não! Há vários tipos de arroz e, dentre de cada tipo, muitas variedades. E há ainda a variação do solo e do clima da região onde é semeado. Por isso, é que existe a designação de indicação geográfica Protegida – IGP.


Os benefícios da erva-cidreira

A erva-cidreira possui propriedades calmantes e ansiolíticas (controlo da ansiedade) que derivam maioritariamente do seu conteúdo em flavonoides antioxidantes. Tem efeito diurético e expectorante.


Plantar em vaso – Dicas importantes!

Gosta mais de estar plantada no solo ou em canteiro, mas pode plantar em vaso. Escolha neste caso um vaso grande, com o volume mínimo de 10 Litros (ideal seria de 15 ou mais) e 30 cm de profundidade com boa drenagem.


Colheita e utilização

Podemos colher as folhas frescas durante todo o ciclo da planta, mas se pretenderem colher para preservar, devem fazer a colheita assim que surgem os primeiros botões das flores. Para estimular o seu crescimento, podem cortar a planta toda antes de florescer no início do Verão.


Sugestões de utilização

Aqui em casa utilizo quase sempre na preparação de infusões herbais ou tisanas colhendo as folhas à medida que necessito. Uma das minhas preferidas e que é indicada para constipações e tosse, nomeadamente parte respiratória é a mistura de erva-cidreira, tomilho-limão e hortelã.

image


A Origem: Onde Surgiu A Cannabis

Image
Para entender onde surgiu a Cannabis, é preciso entender antes que ela sempre foi utilizada de diferentes maneiras e não somente para uso recreativo por diferentes povos e civilizações. Isso quer dizer que alguns fizeram uso dela como fibra e para cordas, através do cânhamo, e outros faziam uso até mesmo alimentício, além d…

See more on blog.buyaheadshop.com.br


A Origem Da Cannabis No Brasil

  • Agora que já deu para entender melhor onde surgiu a Cannabis no mundo, é hora de saber como a planta chegou no Brasil. Talvez você não faça ideia, mas a Cannabis foi cultivada por aqui para uso industrial através da Coroa Portuguesa. Mas quem plantava mesmo o cânhamo e quem trouxe o uso religioso e medicinal foram as pessoas escravizadas que faziam uso da erva tanto …

See more on blog.buyaheadshop.com.br


diferentes Tipos de Cannabis

  • Ao que tudo indica, a Cannabis surgiu na Ásia, mas será que todos os tipos? Afinal, nem toda Cannabis é igual. Existe a Sativa, a Indica e a Ruderalis, que é a com baixo teor de THC. Elas são a mesma planta, mas de especiés distintas, com características e efeitos também diferentes. Quem descobriu isso foi o naturalista francês, Jean-Baptiste Lamarck, que definiu a Cannabis S…

See more on blog.buyaheadshop.com.br

Leave a Comment