Onde se planta açai

image


Como e onde plantar pitaya?

Escolha do local. A fruta pode ser plantada diretamente na terra ou até mesmo em vasos. No segundo caso, é preciso optar por um recipiente com pelo menos 30 cm de profundidade e com furos para drenagem. Ou seja, o melhor local para plantar a fruta é um espaço com o tamanho adequado para que ela se desenvolva bem.


Em que estação se planta?

A primavera é a melhor época para o plantio, você sabia? É hora de iniciar o projeto do jardim, de plantar e de replantar também. Nesta estação do ano, os jardins e as hortas se encontram no seu expoente máximo.


Como plantar e cuidar de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual o melhor solo para plantar açaí?

Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.


Qual a primeira estação?

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. Do latim: primo vere, no começo do verão. Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.


O que plantar em cada mês no Sul?

SulCultivoPlantioColheitaMilhoAgostoDezembro – JunhoSojaSetembroJaneiro – MaioTomateAgosto***TrigoMaioSetembro – Dezembro11 more rows•Apr 17, 2018


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Como fazer para germinar a semente do açaí?

Para isso, você deve colocar a variedade escolhida em um saquinho e cobrir com água morna. Deixe as sementes descansando por um período de dois ou três dias e vá observando a germinação acontecer. Se você prefere pular essa etapa é possível escolher uma alternativa, como plantar muda de açaí.


Como plantar açaí no vaso?

Deve-se cobrir o torrão até a altura de 2 cm acima do torrão inicial. Após o plantio da muda deve-se fazer a irrigação do vaso. É importante tomar cuidado para não lesionar o caule da planta, caso isso aconteça, pincele um pouco de canela em pó umidecida em água para que aconteça a assepcia do lugar machucado.


Qual é o melhor adubo para pé de açaí?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Quantos litros de água um pé de açaí precisa por dia?

O açaí precisa de muita água para produzir bem. Cada touceira com 4 açaizeiros consome 40 litros de água por dia nos três primeiros anos. O produtor explica que é preciso irrigar 2 vezes ao dia por aproximadamente 15 minutos cada uma delas. O cuidado com a terra também faz toda diferença.


Quantos pés de açaí é plantado por hectare?

400 pésCada hectare tem cerca de 400 pés de açaí e gera 5 toneladas de fruto. “Prezo muito a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica. Não dá para gastar R$ 18 mil por hectare em irrigação para plantar em terra firme.


Etimología

Aparentemente, el nombre le fue puesto para aparecer siempre en primer lugar en los listados alfabéticos. Otra (controvertida) explicación es que Heinrich Gustav Reichenbach nombró este género por Pieter van der Aa, el impresor de Paradisus Batavus del botánico neerlandés Paul Hermann .


Hábitat

Estas especies se encuentran en regiones montañosas, justo en el límite de altitud en el que la nieve permanece todo el año, creciendo en los Andes y en Costa Rica, así como junto a arroyuelos.


Descripción

Las alargadas inflorescencias nacen de la roseta basal de hojas, terminando en una pequeña flor blanca invertida con un labio orlado y en forma de capuchón en su extremo. La flor despide un fuerte olor que atrae a las moscas.

image


Información general


Especies de Aa

Existen más de 25 especies conocidas endémicas de los Andes. A menudo se las ha confundido con el género de orquídeas Altensteinia.
• Aa achalensis: (Argentina).
• Aa argyrolepis: (Colombia a Ecuador).
• Aa calceata: (Perú a Bolivia).


Etimología

Aparentemente, el nombre le fue puesto para aparecer siempre en primer lugar en los listados alfabéticos. Otra (controvertida) explicación es que Heinrich Gustav Reichenbach nombró este género por Pieter van der Aa, el impresor de Paradisus Batavus del botánico neerlandés Paul Hermann.


Hábitat

Estas especies se encuentran en regiones montañosas, justo en el límite de altitud en el que la nieve permanece todo el año, creciendo en los Andes y en Costa Rica, así como junto a arroyuelos.


Descripción

Las alargadas inflorescencias nacen de la roseta basal de hojas, terminando en una pequeña flor blanca invertida con un labio orlado y en forma de capuchón en su extremo. La flor despide un fuerte olor que atrae a las moscas.


Bibliografía

• Bechtel, Cribb and Launert (s/a). The Manual Of Cultivated Orchid Species. The MIT Press.
• Leroy-Terquem, Gerald & Parisot, Jean (1991). Orchids: Care and Cultivation. London: Cassel.
• Pridgeon, Alec (s/a). The Illustrated Encyclopedia of Orchids. Timber Press.


Enlaces externos

• Wikimedia Commons alberga una galería multimedia sobre Aa.
• Paradisus Batavus (en inglés)
• Foto de Aa paleacea
• Orchid species

Leave a Comment